Energia
Agência IN
06/05/2010 16h49
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, disse hoje que o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), reator de pesquisa que será construído pelo Governo Federal, é fundamental para que o país tenha programa nuclear soberano. O ministro visitou hoje a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para acompanhar o início dos testes de produção de tubos de zircônio, usados para armazenar urânio durante o processo de geração de energia nuclear.
O RMB faz parte do projeto que pretende tornar o país autossuficiente na produção de radiofármacos utilizados na medicina. "O reator vai dar ao Brasil uma capacitação tecnológica para dominarmos completamente o ciclo do combustível nuclear. Ele é fundamental para que a gente tenha um
...O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, disse hoje que o Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), reator de pesquisa que será construído pelo Governo Federal, é fundamental para que o país tenha programa nuclear soberano. O ministro visitou hoje a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para acompanhar o início dos testes de produção de tubos de zircônio, usados para armazenar urânio durante o processo de geração de energia nuclear.
O RMB faz parte do projeto que pretende tornar o país autossuficiente na produção de radiofármacos utilizados na medicina. "O reator vai dar ao Brasil uma capacitação tecnológica para dominarmos completamente o ciclo do combustível nuclear. Ele é fundamental para que a gente tenha um programa nuclear autônomo e soberano", disse Rezende.
Segundo o ministro, o reator ainda está em fase de projetado e o objetivo é que o equipamento comece a funcionar em quatro anos, no laboratório nuclear do Centro Tecnológico da Marinha, em Iperó (SP). O Brasil possui atualmente quatro reatores de pesquisa em funcionamento. As informações são da Agência Brasil.
23 de julho 2020
25 de junho 2020
28 de maio 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade