Assessoria de Imprensa
13/10/2022 08h21 | Atualizada em 13/10/2022 09h12
A Horizonte Minerals informa que as obras de construção do Projeto Araguaia Níquel seguem em ritmo acelerado.
Iniciada este ano, a construção do maior investimento greenfield em níquel no Brasil segue avançando dentro do cronograma, com 16% das obras concluídas.
Com isso, a empresa segue com a previsão de produção do primeiro níquel no 1º trimestre de 2024.
"Tivemos um avanço substancial em quatro meses desde que nos mobilizamos para a operação em maio deste ano, com as fundações do forno e forno rotativo em estágios avançados, terraplenagem praticamente concluí
...A Horizonte Minerals informa que as obras de construção do Projeto Araguaia Níquel seguem em ritmo acelerado.
Iniciada este ano, a construção do maior investimento greenfield em níquel no Brasil segue avançando dentro do cronograma, com 16% das obras concluídas.
Com isso, a empresa segue com a previsão de produção do primeiro níquel no 1º trimestre de 2024.
"Tivemos um avanço substancial em quatro meses desde que nos mobilizamos para a operação em maio deste ano, com as fundações do forno e forno rotativo em estágios avançados, terraplenagem praticamente concluída e iniciando as fundações de concreto e as instalações mecânicas”, afirma Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals.
A Companhia Paranaense de Construção segue trabalhando na Terraplenagem e Engenharia Civil, atualmente com cerca de 41% e 4% já concluídas, respectivamente, com obras focadas nas fundações do forno e do forno rotativo.
Os componentes da placa de base do forno fornecidos pela Hatch foram entregues e a montagem está prevista para começar nas próximas duas semanas. A FLSmidth também está avançada com a fabricação do forno rotativo.
A drenagem está bem avançada, enquanto as estradas de acesso e as pontes estão recebendo melhorias para atingir o padrão exigido para operação durante todo o ano.
Além disso, a energização da rede elétrica para o local está perto de ser concluída.
“Estamos avançando com as análises dos trabalhos de engenharia e estimativas de custos de uma segunda linha de produção no Araguaia, como opção de adicionar um conversor de parte da produção de ferro-níquel em níquel fosco, produto com alto potencial comercial para o mercado de baterias de carros elétricos, contribuindo para que o Projeto Níquel Araguaia se torne um produtor de 29 mil toneladas de níquel por ano”, diz o CEO.
A pressão inflacionária global combinada com melhorias de engenharia para reduzir o risco da operação resultou em um aumento de custos da ordem de 12% e, com isso, o aumento das despesas de capital previsto foi atualizado.
O CAPEX total previsto para o projeto é de US$ 537 milhões, informa a empresa.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade