Isto é Dinheiro / AFP
01/02/2023 11h01 | Atualizada em 01/02/2023 17h45
A atividade industrial da China registrou crescimento em janeiro, após quatro meses de contração, com a recuperação da economia após a suspensão das severas restrições pela pandemia de covid-19, de acordo com os dados oficiais divulgados nesta terça-feira.
O índice oficial de gerentes de compras (PMI) de manufatura, um indicador crucial da produção industrial na China, subiu a 50,1 pontos este mês, contra 47 em dezembro, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).
As medidas de prevenção pandêmicas entraram em uma nova fase, que permite um retorno gradual à vida norma
...A atividade industrial da China registrou crescimento em janeiro, após quatro meses de contração, com a recuperação da economia após a suspensão das severas restrições pela pandemia de covid-19, de acordo com os dados oficiais divulgados nesta terça-feira.
O índice oficial de gerentes de compras (PMI) de manufatura, um indicador crucial da produção industrial na China, subiu a 50,1 pontos este mês, contra 47 em dezembro, de acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE).
As medidas de prevenção pandêmicas entraram em uma nova fase, que permite um retorno gradual à vida normal, destacou em um comunicado Zhao Qinghe, estatístico do ONE.
Os dados marcam o fim da tendência de queda iniciada em setembro e levam o índice para o nível de crescimento, acima dos 50 pontos.
O PMI não manufatureiro, que inclui os setores de serviços e construção, subiu para 54,4 em janeiro, contra 41,6 em dezembro.
Pequim suspendeu em dezembro a rígida política de ‘covid zero’, estratégia que incluía confinamentos severos, medidas que afetaram a economia e provocaram protestos.
A economia chinesa cresceu apenas 3% no ano passado, o menor nível em quatro décadas – sem incluir o ano de 2020, quando o país foi afetado pela pandemia –, devido ao impacto das restrições sanitárias e à crise do mercado imobiliário.
“O índice PMI aumenta a evidência de uma rápida recuperação da atividade econômica neste mês, à medida que as interrupções da reabertura acabaram”, afirmou Sheana Yue, economista da Capital Economics para a China.
Ela acrescentou que “ao deixar para trás a covid zero, a recuperação deve ser robusta a curto prazo”.
O economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Pierre-Olivier Gourinchas, declarou à imprensa em Singapura que a demanda reprimida acumulada durante três anos de controles da pandemia na China deve alimentar uma rápida recuperação da atividade econômica.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade