P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Capacitação
Voltar

Capacitação

Arquiteta Mariana Novaes vence prêmio 40under40 Lighting

A fundadora do estúdio mineiro Atiaîa Design recebe a premiação internacional no dia 3 de maio, em Londres.

Assessoria de Imprensa

03/05/2018 08h26 | Atualizada em 03/05/2018 14h59


A arquiteta, urbanista e lighting designer Mariana Novaes, fundadora da Atiaîa Design, foi a única profissional atuante na América Latina a vencer o prêmio 40under40 Lighting Class of 2018, que acaba de destacar os quarenta jovens mais talentosos e promissores da atualidade, de até 40 anos de idade, na área de design de iluminação em todo o mundo.

Aos 37 anos, Mariana (foto em anexo) foi selecionada entre mais de 350 indicados, juntamente com outros 22 homens e 17 mulheres de 12 países diferentes. Os designers receberão seus troféus antes da palestra de James Carpenter, arquiteto e designer reconhecido mundialmente, na prestigiosa cerimônia de entrega do Lighting Design Awards, no dia 3 de maio, no London Hilton Park Lane. Os premiados foram destacados pelo conjunto da obra, pela construção de suas trajetórias até o momento, e não por um projeto específico. A nomeação ao prêmio é necessariamente feita por indicação e a seleção se completa com um júri, nesta edição formado pela atual Lighting Designer do Ano Suzanne Tillotson, pelo premiado e renomado designer escandinavo Kai Piipo, pelo líder d

...

A arquiteta, urbanista e lighting designer Mariana Novaes, fundadora da Atiaîa Design, foi a única profissional atuante na América Latina a vencer o prêmio 40under40 Lighting Class of 2018, que acaba de destacar os quarenta jovens mais talentosos e promissores da atualidade, de até 40 anos de idade, na área de design de iluminação em todo o mundo.

Aos 37 anos, Mariana (foto em anexo) foi selecionada entre mais de 350 indicados, juntamente com outros 22 homens e 17 mulheres de 12 países diferentes. Os designers receberão seus troféus antes da palestra de James Carpenter, arquiteto e designer reconhecido mundialmente, na prestigiosa cerimônia de entrega do Lighting Design Awards, no dia 3 de maio, no London Hilton Park Lane. Os premiados foram destacados pelo conjunto da obra, pela construção de suas trajetórias até o momento, e não por um projeto específico. A nomeação ao prêmio é necessariamente feita por indicação e a seleção se completa com um júri, nesta edição formado pela atual Lighting Designer do Ano Suzanne Tillotson, pelo premiado e renomado designer escandinavo Kai Piipo, pelo líder de soluções de iluminação da Osram UK Jason Vaughan, além da editora e diretor da Revista Lighting Magazine, respectivamente Jill Entwistle e Ray Malony.

O 40under40 Lighting - em associação com a marca global de iluminação Osram - foi criado em 2016 para comemorar os 40 anos do Lighting Design Awards, como uma oportunidade de reconhecimento e celebração de talentos emergentes pela indústria de iluminação. No site oficial, o presidente do júri 40under40, Ray Malony, disse que as conquistas desses jovens selecionados - sejam elas criativas, acadêmicas ou humanitárias – são fenomenais e, por isso, a equipe ficou incrivelmente impressionada. "A seleção deste ano é verdadeiramente notável e está pronta para dar uma contribuição enorme. O mercado está em boas mãos para o futuro”, afirmou.

Mais informações sobre o prêmio aqui: http://lighting-magazine.com/40under40/class-of-2018/.

“Luz é vida. O projeto iluminação traz vida para as pessoas que circulam ou permanecem em qualquer espaço. Estimula nossos sentidos, valoriza e cuida das experiências visual e espacial. Deve ser feito para o nosso bem-estar, além de auxiliar na realização de nossas atividades. É definido como arte e ciência - arte porque cuida de aspectos estéticos, qualitativos e subjetivos; ciência porque é também funcional e prático, investiga o espaço, as necessidades das pessoas, diferentes tecnologias e técnicas para serem empregadas de forma multi e interdisciplinar”, acredita Mariana.

O principal diferencial da Atiaîa, segundo ela, é “o cuidado no olhar para cada detalhe e um envolvimento comprometido com o arquiteto, o cliente, a construtora, os instaladores, os fornecedores. Iluminação agrega valor não só à arquitetura, mas ao empreendimento e a todos os projetos complementares. Só assim podemos desenvolver conceitos e buscar soluções acertadas”, diz. “A minha preocupação não é o design pelo design, mas sim o design para e pelas pessoas.  Sempre me coloco no lugar de quem usa o espaço, e busco entender qual mensagem deve ser passada”, completa.

Mais um prêmio - Representando a Atiaîa Design, Mariana receberá o 16º Prêmio IMEC Fornecedores Destaques da Construção Civil, na categoria “Prestadores de Serviço – Lighting Designer”, edição 2018. Promovido pelo Instituto Mineiro de Engenharia Civil, homenageia pequenas, médias e grandes empresas mineiras por suas atuações e pela qualidade e experiência em prestação de serviços. A cerimônia de premiação será realizada em 17 de maio, em Belo Horizonte.

Sobre a 16ª edição do Prêmio IMEC, leia mais aqui: https://www.premioimec.com/sobre

Outra conquista deste ano - Vale destacar ainda que a Atiaîa Design desenvolveu o projeto de iluminação do Ateliê Wäls, criação do escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados. A GPA&A acaba de ser agraciada por um dos mais importantes prêmios mundiais de arquitetura comercial, o Prix Versailles 2018. Realizado pela União Internacional dos Arquitetos em parceria com a Unesco e a Diversum Association, o prêmio destacou o projeto da cervejaria mineira como o melhor trabalho na categoria restaurantes da região América do Sul, Central e Caribe.

Sobre Mariana Novaes - Entusiasta de vivências espaciais, busca dar voz à iluminação e ao lighting design(er) em seu trabalho, apresentando a importância da sua interdisciplinaridade na sociedade e no mundo. Arquiteta, urbanista e architectural lighting designer MSc, viveu em Estocolmo, Singapura, Rio de Janeiro e voltou para Belo Horizonte. É sócia-diretora da Atiaîa Design, membro profissional e diretora de relações sociais da Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (AsBAI), membro do Encuentro Iberoamericano de Lighting Design (EILD), escritora da Revista L+D e responsável pela Comunicação e Parcerias do LEDforum.

Dedica-se exclusivamente à prática independente de iluminação. Fundou o estúdio de projetos de iluminação Atiaîa Design em 2014 e integrou escritórios renomados no Brasil (LD Studio, Maneco Quinderé e Associados) e em Singapura (Arup Lighting). Em sua trajetória, contribuiu no desenvolvimento de projetos locais e internacionais de diferentes escalas, liderados por empresas como Diller Scofidio + Renfro, Ingenhoven Architects, Aedas, Designcorp, Indio da Costa AUDT, BCMF Arquitetos, MACh Arquitetos, GPA&A, Vazio S/A, entre outros.

É autora dos projetos de iluminação da sede da Google em BH, de exposições temporárias e itinerantes de Inhotim, do ateliê da cervejaria Wäls, da sede da Sense Bike, da iluminação da fachada da antiga Sede Ferroviária Federal S/A para a Casa Cor Minas, entre outros. Colaborou em projetos variados como o complexo de uso misto Marina One e a expansão da linha do metrô Thomson Line, em Singapura, e o Museu da Imagem e do Som, no Rio de Janeiro.

Veja em anexo as imagens e as descrições de uma seleção de projetos. Outras imagens podem ser solicitadas.

Sobre a Atiaîa Design – Fundada em Belo Horizonte em 2014, o estúdio de projetos e consultoria de iluminação Atiaîa - raio de luz, que reflete luminosidade, em tupi-guarani – busca contribuir para o sucesso do ambiente construído e para o bem-estar de seus usuários ao entender que a luz é parte integral de qualquer espaço.

Trabalha em estreita colaboração com o cliente, as equipes de design, arquitetura e complementares desde o conceito até a implantação do espaço e desenvolve soluções integradas às intenções do projeto. Atua nas escalas da cidade, da arquitetura e das instalações efêmeras, contribuindo para o planejamento de experiências espaciais de qualidade para pessoas – de residências a escolas, escritórios, hospitais, galerias, condomínios, paisagismo, iluminação pública, entre outras áreas.

O que é Lighting Design para a Atiaîa – Centrado no ser humano, investiga experiências visuais e espaciais, luz artificial e natural, necessidades e contextos - de escalas residenciais a urbanas. “A luz afeta o ser humano em aspectos visuais, biológicos e psicológicos – no mínimo. O design de iluminação transcende a luminotecnia (aplicação técnica da iluminação artificial), contribuindo para a criação de espaços interiores e exteriores que inspiram e influenciam o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Não é luxo, não é excludente - muito pelo contrário. Nem é apenas decorativo ou técnico”, afirma Mariana Novaes. “A base da experiência espacial está na percepção da relação entre luz e materiais, no entendimento dos elementos que compõem um espaço. A iluminação pode contribuir com soluções específicas, integradas e inovadoras, comunicando atmosferas, criando significado e impressões nas pessoas”, completa.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade