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ANTT e Ecovias do Araguaia assinam contrato de concessão da BR-153/GO/TO e 080/414/GO

Concessionária do grupo EcoRodovias com participação da GLP irá aplicar R$ 14 bilhões em obras e na operação de mais de 800 KM de rodovias federais entre GO E TO

Assessoria de Imprensa

07/10/2021 11h00 | Atualizada em 07/10/2021 11h37


A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e a concessionária Ecovias do Araguaia, nova unidade da EcoRodovias em consórcio com a GLP, assinaram na semana passada (dia 1o) o contrato de concessão de 850,7 km de trechos que incluem as rodovias BR-153/TO/GO, uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país, e BR-080/414/GO.

Com isso, a Ecovias do Araguaia assume o compromisso de investir R$ 7,8 bilhões em obras, além de outros R$ 6,2 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.

“A Ecovias do Araguaia inaugura nossa contribuição com o desenvolvimento sustent&aac

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A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e a concessionária Ecovias do Araguaia, nova unidade da EcoRodovias em consórcio com a GLP, assinaram na semana passada (dia 1o) o contrato de concessão de 850,7 km de trechos que incluem as rodovias BR-153/TO/GO, uma das principais ligações entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país, e BR-080/414/GO.

Com isso, a Ecovias do Araguaia assume o compromisso de investir R$ 7,8 bilhões em obras, além de outros R$ 6,2 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do Governo Federal.

“A Ecovias do Araguaia inaugura nossa contribuição com o desenvolvimento sustentável do Estado de Tocantins e amplia a participação da EcoRodovias em Goiás onde já estamos realizando importantes obras nas BRs 364/365 e 050”, comenta Alberto Lodi, diretor de concessões rodoviárias federais da EcoRodovias.

Segundo previsão do Governo Federal, 14 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados com a concessão.

A concessionária passa a administrar o trecho e irá executar serviços iniciais, com melhorias no pavimento, operação “tapa buracos”, adequações na sinalização e nos elementos drenagem e de proteção e segurança, além de reparos emergenciais em pontes, viadutos e passarelas.

Segundo o Diretor Superintendente da Ecovias do Araguaia, Carlos Eduardo Auchewski Xisto, "nos dois primeiros anos as rodovias ganharão em padrão de excelência com obras de recuperação do pavimento e sinalização e, no terceiro ano, com as primeiras duplicações”.

Ao todo, serão 622 km de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o décimo ano de contrato. Entre as obras de ampliação, a concessionária irá implantar 144 novos retornos, 42 dispositivos de interconexão, 27 quilômetros de faixas adicionais e 16 novos acessos.

Nos trechos urbanos, serão implantadas 19 passarelas para pedestres e 110 pontos de ônibus, além da iluminação de travessias urbanas e a implantação de 90 km de vias marginais.

Serão construídos, ainda, dois pontos de paradas e descanso para maior segurança dos caminhoneiros.

“A ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária tem o potencial de estimular o desenvolvimento regional, atraindo mais empresas, aumentando a geração de impostos para as prefeituras e tornando mais eficiente o escoamento da produção agrícola”, comenta Xisto.

A estimativa do Governo Federal é que a receita da concessão gere mais de R$ 1,5 bilhão em ISS (Imposto Sobre Serviço) para as Prefeituras dos 38 municípios atendidos pela malha rodoviária da Ecovias do Araguaia.

O início dos atendimentos operacionais da Ecovias do Araguaia está previsto para abril de 2022.

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