Assessoria de Imprensa
03/12/2024 17h25 | Atualizada em 04/12/2024 16h14
A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou os vencedores do 13º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto.
Nesta edição, a Praça Lindenberg, situada em São Paulo (SP), recebeu o Destaque do Júri, que é concedido pelo Comitê do Júri para obras excepcionais pela magnitude ou complexidade, que se destaquem independentemente da categoria.
Os edifícios do empreendimento foram concebidos como "ícones atemporais", celebrando os 70 anos da Lindenberg.
Os edifícios com 31 pavimentos e uma praça com aproximadamente 1.000 m² est&at
...A Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) anunciou os vencedores do 13º Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto.
Nesta edição, a Praça Lindenberg, situada em São Paulo (SP), recebeu o Destaque do Júri, que é concedido pelo Comitê do Júri para obras excepcionais pela magnitude ou complexidade, que se destaquem independentemente da categoria.
Os edifícios do empreendimento foram concebidos como "ícones atemporais", celebrando os 70 anos da Lindenberg.
Os edifícios com 31 pavimentos e uma praça com aproximadamente 1.000 m² estão localizados no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo.
A PSA arquitetura – Pablo Slemenson – assina as fachadas de tijolos à vista e repletas de volumes e detalhes em diferentes planos.
A Stamp Pré-Fabricados Arquitetônicos foi responsável pelo desenvolvimento do projeto, produção e montagem dos elementos das fachadas e forneceu subsídios para a integração com o projeto de estrutura e disciplinas complementares.
O projeto estrutural das fachadas é do engenheiro Fabricio da Cruz Tomo.
Na categoria Edificações, a vencedora foi a obra Arquipeo, que também recebeu o prêmio na categoria Votação Popular.
Vencedor da categoria, o projeto Arquipeo também
recebeu o prêmio na Votação Popular em Edificações
Projetado pelo arquiteto Gustavo Utrabo, do Estúdio Gustavo Utrabo, o edifício ecoa as crescentes demandas do trabalho híbrido, promovendo "um ambiente propício à criatividade e colaboração".
A estrutura foi projetada com modulação de 11,25 por 11,25 m, permitindo economia de espaço e material, além de atender às especificações técnicas de forma eficiente.
As estruturas foram fornecidas pela Cassol Pré-Fabricados, enquanto o projeto estrutural é do engenheiro Carlos Eduardo Emrich Melo, da Carlos Melo & Associados.
Na categoria Infraestrutura, o Prêmio Obra do Ano foi para Duplicação da PR-092 (Rodovia dos Minérios, na imagem de abertura acima), uma via crucial que conecta as cidades de Curitiba, Almirante Tamandaré e Rio Branco do Sul, no estado do Paraná.
Para a implementação deste projeto de grande envergadura, foram necessários a fabricação e fornecimento de longarinas, pré-lajes e pingadeiras, componentes fundamentais para a construção de cinco pontes e quatro viadutos.
A complexidade da obra exigiu o desenvolvimento de um projeto de pós-tensão, acompanhado por um estudo detalhado de viabilidade para o transporte das peças, considerando que 83% das longarinas possuíam um comprimento mínimo de 38,7 m.
O projeto estrutural é do engenheiro Jacídio Albino Salgado, da Engenharia e Geologia. A Cassol Pré-Fabricados forneceu as estruturas pré-fabricadas de concreto.
Já na categoria Pequenas Obras, a vencedora foi a Casa E-CO ArcelorMittal, apresentada durante a Feicon, em São Paulo.
A Casa E-CO ArcelorMittal foi a vencedora em
Pequenas Obras do 13º Prêmio Obra do Ano
A casa de 92 m² construída no estande da empresa ressaltou que a solução construtiva é “sustentável, eficiente e tecnológica”.
A casa E-CO foi concebida pela arquitetura para ser edificada com oito módulos, formados pela união de painéis pré-fabricados de concreto unidos entre si e formando em síntese elementos 3D com formato em C.
Parte das instalações elétricas e hidráulicas foram inseridas nos painéis na fabricação. A Leonardi foi a indústria responsável pelo pré-fabricado de concreto.
Matheus Marques Ferreira de Melo, da For Haus, fez o projeto arquitetônico, e Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, da Pedreira Freitas, junto a José Carlos do Amaral, da ZMC, o projeto estrutural.
A edição 2024 concedeu menção honrosa por categoria. A Scala Data Center –TB08 venceu em Edificações, com projeto arquitetônico de Franciele Nogueira Ferreira Rosa (Scala Data Center), projeto estrutural de Cassiano da Silva Zago (CT Engenharia e Consultoria) e Marcelo Cuadrado Marin (Leonardi) e estruturas fornecidas pela Leonardi.
Em Infraestrutura, o destaque foi o viaduto de acesso a Vila dos Pescadores – km 008+300 – Cubatão/SP, com projeto estrutural de Catão Francisco Ribeiro (Enescil) e estruturas fornecidas pela Tranenge.
Já a Vem Participações sobressaiu-se com a menção honrosa na categoria Pequenas Obras, com projeto arquitetônico de João Ricardo Denk (JRD), projeto estrutural de Mariele de Fátima Wolf (WRW) e estruturas fornecidas pela Antares Estruturas Pré-Fabricadas.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade