P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.2 - Fevereiro 2010
Voltar
Bauma 2010

Vitrine mundial da indústria da construção e mineração

Feira terá 3.200 expositores de 60 países, em área total de 5.382.131 m²

Pelo menos uma vez a cada três anos, o mundo para conhecer as novidades em equipamentos, veículos especiais e tecnologia para construção pesada e mineração. Isso vai acontecer outra vez, de 19 a 25 de abril, durante a Bauma 2010, a ser realizada em Munique, na Alemanha. Trata-se da 29ª edição da maior feira internacional do setor, que este ano reserva para os visitantes mais de meio milhão de metros quadrados (5.382.131 m²) de espaço para exposições, tornando-se, de longe, a maior e mais impressionante vitrine de produtos e serviços para os setores. Para este ano são esperados cerca de 3.200 expositores de quase 60 países.

Os produtos expostos serão direcionados a quatro categorias principais: canteiros de obras, produção de materiais de construção, fornecedores de componentes e de serviços e, por fim, mineração, obtenção e processamento de matérias-primas.

O evento é uma iniciativa da MMI (Messe München International) em parceria com a VDMA (Conselho da Associação dos Fabricantes de Máquinas, Equipamentos e Materiais de Construção da Alemanha) e CECE (Comitê Euro


Pelo menos uma vez a cada três anos, o mundo para conhecer as novidades em equipamentos, veículos especiais e tecnologia para construção pesada e mineração. Isso vai acontecer outra vez, de 19 a 25 de abril, durante a Bauma 2010, a ser realizada em Munique, na Alemanha. Trata-se da 29ª edição da maior feira internacional do setor, que este ano reserva para os visitantes mais de meio milhão de metros quadrados (5.382.131 m²) de espaço para exposições, tornando-se, de longe, a maior e mais impressionante vitrine de produtos e serviços para os setores. Para este ano são esperados cerca de 3.200 expositores de quase 60 países.

Os produtos expostos serão direcionados a quatro categorias principais: canteiros de obras, produção de materiais de construção, fornecedores de componentes e de serviços e, por fim, mineração, obtenção e processamento de matérias-primas.

O evento é uma iniciativa da MMI (Messe München International) em parceria com a VDMA (Conselho da Associação dos Fabricantes de Máquinas, Equipamentos e Materiais de Construção da Alemanha) e CECE (Comitê Europeu de Equipamento de Construção). No Brasil, a Bauma é promovida pela Sobratema, que organiza uma missão técnica, integrada por empresários e técnicos do setor. A entidade espera a participação de 14 expositores brasileiros. Na última edição, em 2007, participaram da feira 12 empresas brasileiras.

Este ano, uma novidade: os organizadores da Bauma vão premiar as inovações tecnológicas apresentadas na exposição com o “Prêmio Bauma de Inovação”. Um júri internacional decidirá a respeito dos finalistas e dos vencedores. Os prêmios serão entregues numa cerimônia na Residência Real de Munique, na véspera da abertura da Bauma.

Veja a seguir o que 12 dos maiores players do mercado internacional de máquinas e equipamentos para a construção pesada reservam para apresentar aos visitantes da feira deste ano.

Atlas Copco evidencia produtividade sustentável
Em uma área de exposição ao ar livre, com cerca de 1.400 m2, a Atlas Copco irá apresentar aos visitantes da Bauma 2010 uma grande gama de produtos e serviços tendo como tema comum o conceito de produtividade sustentável.  “Na Atlas Copco, temos sempre o objetivo de desenvolver produtos que melhorem a produtividade de nossos clientes. No entanto, a sustentabilidade está mais do que nunca em evidência e é isso que pretendemos demonstrar aos nossos visitantes na Bauma”, afirma Henk Brouwer, presidente da Atlas Copco Construction Tools Division.

Um dos destaques da marca será o novo martelo hidráulico, equipado com PowerAdapt, um sistema que desliga automaticamente a máquina quando a pressão do óleo se torna demasiado elevada. Isso é particularmente útil quando o martelo está sendo usado em equipamentos de transporte diferente, porque martelos hidráulicos podem tornar-se sobrecarregados hidraulicamente, se a pressão do óleo no equipamento transportador não for definido corretamente.

Como esses martelos estão sujeitos a condições de grande dificuldade, o sistema traz maior estabilidade e resistência.

Bobcat lança novas miniescavadeiras
A Bobcat acrescentou três novos modelos de miniescavadeiras à sua Série M – E42, E45 e E50 – e fará o lançamento oficial durante a Bauma 2010. A E42 tem peso operacional de 4 t e é alimentada por um motor de 41,8 cv. A E45 funciona com o mesmo motor, mas tem peso operacional de 4,6 t. E a E50, com peso de 4,9 t, dispõe de balanço da cauda mínimo e usa um motor de 48,8 cv. As duas últimas oferecem profundidades de escavação de 3,3 e 3,5, respectivamente.

Os novos modelos apresentam novos padrões de desempenho e produção e foram desenvolvidos de forma a oferecer maior resistência em máquinas mais leves. De acordo com o fabricante, o avançado sistema hidráulico fornece mais energia utilizável, conforto na operação, funcionamento consistente, suave e silencioso.

A gigante de 70 t da Case
Os visitantes do estande da Case Construction Equipment na feira Bauma podem esperar, este ano, uma das mostras mais dinâmicas da história recente. A empresa preparou uma exposição com grande variedade de equipamentos que darão uma ideia da sua extensa gama de máquinas e serviços.

A estrela da feira deste ano será uma CX700B ME de 70 t, com equipamento de escavação massiva, fabricada pela CSX – Case Special Excavators, divisão Belga da Case.

Um novo braço, de 2,9 m de comprimento, dimensionado para aplicações intensivas, como em pedreiras e escavações, oferece um alcance máximo de 11, 6 m e uma profundidade de escavação máxima de 7 m. Um balancin mais curto e uma força de escavação 19% maior (281 kN em condições normais de funcionamento e 307 kN no modo Power Boost), fazem da CX700B ME a máquina ideal para trabalhos pesados.

Além da CX700B ME, a Case apresentará 22 equipamentos em cinco linhas diferentes. São eles:

Empilhadeiras – Lançadas no ano passado, os modelos 586G e 588G têm peso operacional de 6.000 kg a 7.500 kg e alcançam altura de 4,57 ou 6,71 m. As novas máquinas são indicadas para todo tipo de terreno, em especial os irregulares e Pátios em que se necessita maior velocidade de deslocamento.

Motoniveladoras – A linha de motoniveladoras é composta pelos modelos 845, 865 e 885. As motoniveladoras Case série 800 vêm equipadas com motor turboalimentado de alto desempenho. O modelo 845 possui motor emissionado de 140 HP líquidos, com certificação TIER I. Os modelos 865 e 885, com motores de 155 HP líquidos, possuem motor opcional de 170 HP  e 200 HP, respectivamente,  e, ainda, a opção de motor emissionado com certificação TIER II.

Escavadeiras – Com seis modelos, que vão de 12 t a 35 t, a linha de escavadeiras da Case está completa e pronta para atender a variadas aplicações, de pequenas obras de tubulação à mineração pesada. Os modelos disponíveis são: CX130B, CX160B, CX210B, CX220B, CX240B e CX350B. As máquinas importadas de 12 t a 24 t possuem 4 cilindros; e a de 35 t, 6 cilindros. A CX220B é fabricada no Brasil.

Pás carregadeiras – A Case oferece seis modelos de pás carregadeiras, para atender clientes de variados segmentos. A mais nova é a 921E, lançada no final do ano passado, importada dos Estados Unidos. O modelo veio completar a série E, composta dos modelos 721E e 821E, fabricados no Brasil.

Na série D, a Case tem os modelos 521D e 621D, com potência de 110 HP e 132 HP e peso operacional de 9.800 kg e 11.785 kg, respectivamente. No mercado há 25 anos, a pá carregadeira mais vendida pela Case é a W20E, equipada com motor de 142 HP e peso operacional de 10.089 kg.

Retroescavadeira – A Case é líder de mercado nesse segmento, com média de 40% de market share nos últimos dez anos. A marca lançou, em 2009, a retroescavadeira 580M com o exclusivo sistema Pro Control, que traz mais precisão, controle e velocidade nas operações.

Skid Case – Vindos dos Estados Unidos, os modelos 410, 420, 430 e 465 têm potência que varia de 57 HP a 83 HP, e a maior capacidade nominal de carga, de 681 kg a 1.362 kg. Dependendo da aplicação, a Skid substitui o trabalho manual de até 15 pessoas.

Ciber investe em relacionamento
A Ciber, subsidiária na América Latina do Grupo Wirtgen, e líder latino-americana na produção e comercialização de toda a linha de produtos da marca, utilizados em pavimentação, construção, reciclagem e manutenção de rodovias, vai aproveitar a Bauma 2010 para intensificar o relacionamento com os clientes e organizará um grupo de empresários brasileiros para conhecer a feira e verificar de perto as novidades do setor.

A Ciber fornece linha completa de usinas, vibroacabadoras, rolos compactadores e fresadoras de asfalto, com tecnologia agregada resultante da política de investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que leva em conta também o design, que torna seus equipamentos cada vez mais compactos, funcionais e sustentáveis.

Formado pela Wirtgen, Vögele, Hamm e Kleemann, além da Ciber, o Grupo Wirtgen vai apresentar na feira as novidades em pavimentação, compactação e mineração, em um estande de 9.080 m2.

Pneus especiais da Continental
A Continental está oferecendo seus pneus para máquinas pesadas de movimentação de terras, sob a marca de Simex. A ampla base de pneus Simex SE65 é especialmente adequada para utilização com pás carregadeiras e tratores que são usados nas mais duras condições em pedreiras ou na mineração. Esses pneus têm um rastro muito profundo. O perfil quase plano garante a boa distribuição da carga. A mistura de borracha utilizada é amplamente resistente a cortes e abrasão.

Novidades Hamm em rolos compactadores
A Hamm AG, empresa do Grupo Wirtgen, que desenvolve mais de 90 modelos para compactação, levará para o estande 18 novos rolos compactadores. Destaque para o novo compactador sobre pneus GRW 280, cujo peso pode variar entre 10 t e 28 t, e se destaca por oferecer mais visibilidade, manobrabilidade e conforto ao operador. Essas são as principais características da nova cabine de controle.

Mesmo antes do lançamento, a série de rolos compactadores já conquistou o prêmio iF 2010 em design de produto. As outras inovações são os rolos compactadores da série HD+, que conquistaram o mesmo prêmio. Os destaques desta linha são os compactadores tandem articulados HD+90 (peso de operação em aproximadamente 9 t) e HD+110 (peso de operação em aproximadamente 11 t), que também seguem a tendência por rolos mais compactos.

Esses modelos também possuem uma nova cabine que proporciona visibilidade integral. De qualquer posição o operador visualiza os tambores e o espargidor de água. A direção é articulada e gera distribuição do peso mais efetiva, comparada a outros rolos tandem, resultando em maior estabilidade e mais qualidade na operação, especialmente em curvas. Possui um novo tanque de água que permite operar sem paradas.

Na série CompactLine formada por rolos compactadores tandem compactos de pesos entre 1,4 t a 4,2 t que podem ser utilizados em diversos tipos de aplicação, a Hamm garante condições excelentes de visibilidade devido à parte dianteira da carroceria embutida e a altura reduzida do veículo.

Os motores dessa linha são silenciosos e o sistema de iluminação integrado do painel de controle e da máquina permite uma operação mais segura e facilita trabalhos noturnos.

Liebherr: soluções para construção de túneis e demolição
O Grupo Liebherr estará exibindo mais de 60 produtos para a área de construção, em um dos maiores estandes da feira, com cerca de 13.500 m2. A lista de exposições inclui 11 guindastes móveis, seis gruas e escavadeiras hidráulicas, três grandes unidades de perfuração rotativa, nove guindastes de torre, sete escavadeiras sobre esteiras e o mesmo número de pás carregadeiras, além de tratores, carregadores, manipuladores telescópicos, uma betoneira, duas plantas de mistura de concreto e um caminhão de mineração de grande porte.

A empresa estará apresentando também máquinas especiais para demolição, de manutenção para túneis e construção de gasodutos. Um dos destaques é a nova R 924 Compact, para a construção de túneis, que alcança até 2,5 m. Sua força de escavação máxima é de 135 kN e tem uma força de desagregação máxima de 85 kN. Projetada para uso em operações de extração, a escavadeira sobre esteiras R 954 C SHD – outro destaque da Liebherr – atinge uma força de escavação de até 435 kN/44,3 t e força de arranque de até 355 kN/36,2 t. Sua pá é resistente ao desgaste e tem uma capacidade de 3,5 m³. Seu formato assegura boa penetração no material e um elevado nível de enchimento.

New Holland lança a Série WE
A New Holland fará o lançamento de três modelos da sua nova gama de escavadoras sobre rodas WE150, WE170 e WE190. Os novos modelos cobrem os segmentos que, quando somados, representam 75% do mercado europeu, com peso operacional de 15 t a 20,4 t. Os modelos mais compactos são adequados para a infraestrutura residencial e indústrias em canteiros urbanos, em atividades que muitas vezes exigem a capacidade de trabalhar em espaços apertados.

Segundo o fabricante, tanto a WE150 quanto a WE170 possuem uma nova articulação tripla, com o cilindro posicionado na frente das máquinas, e o menor raio de giro na sua categoria. O WE190 é projetado para ser um grande trunfo em canteiros urbanos e rodoviários, tornando-se um adequado complemento para as escavadeiras sobre esteiras, principalmente em situações que exigem uma maior mobilidade.

Equipamentos para abertura de túneis e galerias Sandvik
Sandvik Mining and Construction apresentará seu novo triturador de impacto QI 240, desenvolvido com foco no esmagamento de reciclagem na construção. Devido a seu design compacto, o modelo também é adequado para uso em pequenas minas e pedreiras, onde há pouco espaço para manobrar, mas onde a qualidade dos produtos de primeira classe e de alto rendimento são obrigatórios. O QI 240 é o primeiro de uma nova série de britadeiras móveis que a Sandvik estará lançando nos próximos meses.

Outra novidade a ser apresentada é o MT520, para abertura de túneis, projetado para condições de trabalho mais severas. O fabricante garante aumento da produtividade e segurança, devido à facilidade dos módulos intercambiáveis, que seriam ainda a base para uma boa relação custo-benefício da máquina. Um sistema de extração de poeira integrado cuida do ambiente de trabalho saudável.

A Sandvik fará ainda o lançamento oficial da nova linha compacta de martelos rompedores, que se caracteriza, segundo o fabricante, por uma grande potência em relação ao seu tamanho. A linha tem aplicação preferencial nas atividades de demolições e reciclagem. Os novos modelos podem ser facilmente instalados em uma grande variedade de miniescavadeiras, minicarregadeiras e outras máquinas compactas.

SH apresenta sistema Lumiform
Líder em fornecimento de formas, andaimes e escoramentos metálicos no Brasil, a SH levará para seu estande os produtos direcionados a quatro categorias principais: canteiros de obras, produção de materiais de construção, fornecedores de componentes e de serviços e, por fim, mineração, obtenção e processamento de matérias-primas.

Entre os produtos apresentados estará o sistema Lumiform SH, de formas para concreto. Ele é composto por painéis fabricados com perfis especiais de alumínio e forrados com placas de alumínio. Além de duráveis e leves, os painéis não possuem rebites, emendas ou marcas na face que faz contato com o concreto, o que garante um acabamento perfeito.

Os painéis apresentam furações apenas nas laterais, onde é encaixado o espaçador que, além de espaçar as formas, suporta as cargas atuantes do empuxo. Pode ser aplicado nos mais variados tipos de projetos, como construção de casas, sobrados e edifícios, com qualidade e ganhos de até 85% na produtividade. Entre as principais vantagens do sistema estão: montagem manual sem necessidade de mão de obra especializada; vãos para janelas e portas já definidos nas formas; painéis com menos de 18kg/m2; lajes e paredes concretadas numa única etapa; formas leves e de fácil manuseio.

Linha de pavimentação, terraplanagem e guindastes Terex
A Terex planeja exibir mais de 50 máquinas na feira de Munique, buscando consolidar suas linhas de pavimentação, terraplanagem e guindastes. Os visitantes do estande da empresa assistirão ao lançamento de novos produtos, melhorias significativas nos equipamentos de linha e demonstrações ao vivo dessas novidades. “A Bauma 2010 representa o primeiro grande show para a nossa indústria, nesta nova década. Estamos muito animados com as perspectivas de investimentos em infraestrutura em várias regiões, nos próximos 10 anos, e esperamos que os produtos Terex tenham uma participação importante nesse futuro”, disse Ron DeFeo, presidente e CEO da Terex.

Entre os equipamentos novos ou com up grade, a Terex estará exibindo as plataformas aéreas Genie GTH-4018 SR rotativas telescópicas; a nova pá carregadeira TL310; o caminhão articulado TA400; o basculante TA3.5SH; a escavadeiras TW110; e os novos guindastes AC 100/4 L e AC 1000.

Vögele mostra a vibroacabadora Super 700
A Vögele, uma das líderes mundiais no mercado de vibroacabadoras de asfalto, vai mostrar a compacta Super 700 para pavimentação asfáltica, que permite aplicação em obras de médio e pequeno portes, como estradas, ciclovias e até projetos de paisagismo. A Super 700 atende até 3,2 m de largura de pavimentação e seu motor tem 45 kW de potência. A mesa pavimentadora extensível AB 200V (projetada especialmente para uso com a super 700) possui largura básica de 1,1 m, e sistema hidráulico para extensão de até 2 m de largura; com ajuda das extensões mecânicas ela pode alcançar a largura de 3,2 m.

Além disso, a AB 200V possui um sistema especial de estreitamento, podendo reduzir de forma gradual a largura, de 1,1 m a 0,5 m, sem modificações. A AB 200V agrega o know how Vögele do sistema de aquecimento elétrico da mesa, que garante distribuição homogênea do calor sobre a chapa alisadora da mesa, assim como para as extensões, promovendo condições ideais para pavimentação de uma camada com textura uniforme.

Volvo: máquinas e soluções completas
A Volvo Construction Equipment vai levar para a feira uma série de novas máquinas, produtos e serviços desenvolvidos dentro do conceito Total Solutions. Os principais focos desse conceito são efisciência de combustível, com a tecnologia OptiShift, e fornecimento de soluções totais para os clientes.

Além de uma gama abrangente de serviços, concebidos para assegurar a cada máquina uma vida longa e produtiva, o novo conceito estará representado por mais de 60 máquinas a serem expostas no estande. Os destaques serão as carregadeiras de rodas L150F e L180F; a pá carregadeira L220F, robusta, dimensionada para as tarefas mais pesadas, nas mais difíceis condições, mas, apesar do seu tamanho e peso, de operação fácil e suave; as novas escavadeiras compactas da Linha C, na faixa entre 1,5 t e 2 t; duas pás carregadeiras compactas – L20F e L25F; e dois novos compactadores de solo monocilíndricos.

Entre as novidades apresentadas estará o sistema de telemática Caretrack, que permite aos proprietários de máquinas mobilizar toda a gama de benefícios disponíveis com monitoramento remoto.

A empresa ocupará uma área de exposição coberta de 2.454 m2 e uma zona de demonstração de 7.410 m², ao ar livre. Grande parte da área coberta será destinada ao crescente portfólio da companhia de ofertas de serviço, entre eles contratos de suporte, serviços de análise, acessórios, engates rápidos etc.

“A presença da Volvo na Bauma demonstra o nosso compromisso com a inovação na oferta de máquinas e pósvenda, a nossa capacidade de oferecer soluções para os clientes durante todo o ciclo de propriedade e nossa determinação em manter a líder em tecnologia eficiente de combustível”, diz Olof Persson, diretor-executivo de Equipamento da Volvo CE.

CAT leva 60 produtos de todas as linhas
A Caterpillar anunciou que vai exibir cerca de 60 produtos na Bauma 2010, abrangendo desde o miniescavadeira hidráulica 301.6C até a nova pá carregadeira sobre rodas Cat 993K. Na lista das novidades estão o manipulador L M325D, a pavimentadora de asfalto AP555E, as retroescavadeiras 434E e 432E e a pá carregadeira 988H.

Os visitantes do estande da CAT também poderão ver de perto o telescópico TH417, projetado para aplicações difíceis, com capacidade de carga 4 mil kg e 17 m de altura de elevação, além de pulverizadores hidráulicos de concreto da série P200. Um dos destaques será o caminhão fora de estrada 770, desenvolvido especificamente para aplicações em construção, mineração e pedreiras. O 770 otimiza as demandas por custos mais baixos por tonelada, assegurando, segundo o fabricante, operação confiável e durável. Sua estrutura robusta e os procedimentos de manutenção fáceis garantem longevidade com baixos custos de operação.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Mais matérias sobre esse tema

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade