P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.35 - Março 2013
Voltar
Sobratema 25 anos

Sobratema comemora 25 anos com nova identidade e logomarcas

Entidade amplia sua atuação no mercado, lança novos produtos e se consolida como principal referência na cadeia da construção e mineração no Brasil

Ao completar 25 anos de atividades, a Sobratema efetuou uma importante mudança em sua estratégia global. A entidade passou a chamar-se Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, abandonando a antiga denominação de Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção. Segundo o presidente Afonso Mamede, as mudanças marcam um importante movimento da entidade, que se consolida nestes macrossetores industriais por meio de uma atuação voltada para o aperfeiçoamento técnico, desenvolvimento tecnológico e mercadológico.

"A entidade continua mantendo seu foco em tecnologia e estímulo ao desenvolvimento do ambiente de negócios, com maior ênfase nos setores globais da Construção e Mineração,  englobando a criação de novos programas de negócios, como a Construction Expo, uma feira que reunirá toda a  cadeia da construção, e que acontece neste ano", destacou.

Segundo Afonso Mamede, as reformulações vão ao encontro ao novo papel da entidade. "A Sobratema reforça assim sua vocação técnica, abrangendo os setores de Construção e Mineração, com diversos prog


Ao completar 25 anos de atividades, a Sobratema efetuou uma importante mudança em sua estratégia global. A entidade passou a chamar-se Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, abandonando a antiga denominação de Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção. Segundo o presidente Afonso Mamede, as mudanças marcam um importante movimento da entidade, que se consolida nestes macrossetores industriais por meio de uma atuação voltada para o aperfeiçoamento técnico, desenvolvimento tecnológico e mercadológico.

"A entidade continua mantendo seu foco em tecnologia e estímulo ao desenvolvimento do ambiente de negócios, com maior ênfase nos setores globais da Construção e Mineração,  englobando a criação de novos programas de negócios, como a Construction Expo, uma feira que reunirá toda a  cadeia da construção, e que acontece neste ano", destacou.

Segundo Afonso Mamede, as reformulações vão ao encontro ao novo papel da entidade. "A Sobratema reforça assim sua vocação técnica, abrangendo os setores de Construção e Mineração, com diversos programas que incentivam a melhoria tecnológica e o desenvolvimento de negócios, seja por meio das feiras, das publicações ou dos diversos eventos promovidos".

Entre as ações que consolidaram a performance da Sobratema nos segmentos de Construção e Mineração, destacam-se o lançamento de novos produtos e programas com informações macrossetoriais.  Um deles foi a publicação Principais Investimentos de Infraestrutura no Brasil até 2017, pesquisa que reúne e analisa informações sobre grandes projetos relacionados a oito setores da economia nacional. Outros projetos seguem nessa mesma linha e dão voz ao novo perfil de atuação, como foi o caso da Revista Grandes Construções, voltada para a área de construção e infraestrutura; o Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura, que reúne especialistas diversos para o debate de temas atuais; o Canal de webtv Construção Hoje Notícias (CHN), que faz a introdução às novas mídias digitais; e a feira Construction Expo 2013 Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, cuja segunda edição será realizada no período de 05 a 08 de junho deste ano, e envolverá a ampla cadeia produtiva de fornecedores de construção.

A nova identidade visual, por sua vez, representa esta atuação global da entidade seguindo os conceitos e valores que fundamentam a sua criação, com foco nas pessoas, tecnologia e sustentabilidade, explica Marcia Boscarato de Freitas, diretora de Marketing e Comunicação. Com isso, a logomarca ganhou linhas estilizadas, mais orgânicas e gráficas, cujo formato da letra S, em branco, é uma alusão a uma estrada. "Mais leve, moderno e harmônico, o logotipo destaca ainda outras duas cores: o vermelho, que remete à tecnologia e o cinza que remete ao concreto", disse ela. No caso da tipografia foram priorizadas a legitimidade e a identidade própria, com formas simétricas, cantos arredondados e retos. "O desenho foi criado, objetivando torná-la exclusiva, transparecendo assim modernidade e credibilidade", destacou Marcia Boscarato.

Ao mesmo tempo, foram promovidas mudanças nos programas, algumas vezes adotando-se novas denominações, com consequente reestilização das suas respectivas logomarcas.

No total, a Sobratema possui 13 programas: o canal Construção Hoje Notícias (CHN); as feiras técnicas Construction Expo (para o setor de construção), a M&T Expo (para o setor de equipamentos) e M&T Peças e Serviços; o Instituto Opus, voltado para a área de cursos e treinamento; as publicações técnicas Revista M&T e Revista Grandes Construções; a Sobratema Editora (dedicada à publicação de livros); a Sobratema Eventos; a Sobratema Inteligência de Mercado (para estudos e pesquisas); a Sobratema Missões Empresariais; a Sobratema Normalização de Equipamentos; e a Sobratema Relações Institucionais.

A Sobratema Eventos engloba a organização dos três congressos "Construction Congresso, M&T Expo Congresso e M&T Peças e Serviços Congresso – , assim como os eventos Sobratema Workshop, o Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura e a Festa Anual de Confraternização, organizada pela entidade.

A Sobratema Inteligência de Mercado é responsável pela elaboração dos estudos e pesquisas da entidade - Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, Pesquisa dos Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil e Pesquisa da Frota Brasil em Atividade " e da atualização e manutenção da tabela Custo-Horário de Equipamentos.

A Sobratema Editora, antiga Editoração de Livros, inclui a publicação de livros técnicos e gerenciais sobre o setor da construção e mineração e a edição bienal do Guia Sobratema de Equipamentos. Já o Sobratema Missões Empresariais, conhecido anteriormente por Missões Técnicas, promove a participação e integração de empresários brasileiros nos principais eventos internacionais. O site oficial da entidade é www.sobratema.org.br

Foco em tecnologia

Desde que foi fundada em 1988, a Sobratema vem se dedicando ao desenvolvimento da cadeia produtiva da construção e mineração, promovendo ações de cunho técnico, informativo, educacional e mercadológico. Já em agosto de 1989, a entidade lançou a Revista M&T — Manutenção & Tecnologia, com o conteúdo que inclui tecnologia, lançamentos economia e mercado, legislação, segurança, melhores práticas de operação e manutenção, capacitação, entre outros. Atualmente a publicação é mensal, com tiragem de 13 mil exemplares.

No mesmo ano, a entidade realizou o primeiro Seminário de Manutenção Sobratema, uma iniciativa que complementava o lançamento de sua revista, para promover o debate de assuntos técnicos como gerenciamento de equipamentos, custos de manutenção, mão de obra e tecnologia. Foram realizadas diversas palestras e encontros técnicos, e mesas-redondas em diversas cidades brasileiras até que, em 1999, o setor se consolidou  passando a se chamar Sobratema Workshop.

Para difundir o conhecimento e novas tecnologias para o setor de equipamentos para a construção e mineração, a Sobratema criou a primeira feira voltada especificamente para esse segmento, a M&T Expo — Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, cuja primeira edição ocorreria em 1995, no prédio da  Bienal de São Paulo. Com a presença de 70 expositores, foi marcada por seu perfil técnico e pela entrada dos principais fabricantes, marcas e dealers internacionais no mercado brasileiro. A feira trienal tem apresentado um crescimento a cada edição, em termos de área de exposição, de lançamentos, marcas e empresas participantes, de quantidade de visitantes, e de volume de negócios.

Também em 1995, a Sobratema criou um novo programa, chamado de Missões Empresariais. A entidade seleciona os principais eventos mundiais e planeja um programa de viagem exclusivo, visando agregar mais valor para o profissional. Aproximadamente 3 mil profissionais participaram dos programas. No ano seguinte, foi ao ar, o portal oficial da Sobratema na web, com informações de todos os produtos oferecidos pela entidade.

A criação do Instituto Opus, responsável pela área de cursos e capacitação tecnológica de operadores e supervisores de equipamentos, ocorreu em 2001. Ao longo de sua trajetória, o Opus capacitou mais de 5.000 profissionais de aproximadamente 400 empresas.

Ainda na área de equipamentos, em 2005, a Sobratema iniciou um novo programa, o Custo Horário de Equipamentos, e em 2007, lançou o Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção e o Anuário Brasileiro de Equipamentos para a Construção. Esses três produtos tornaram-se referências para o setor. O Estudo de Mercado, vale destacar, permite o dimensionamento da importância econômica do setor e também das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes para os próximos cinco anos, e o Anuário (atualmente, Guia Sobratema de Equipamentos) que reúne e organiza informações e especificações de equipamentos nacionais e importados.

Em 2008, foi publicado e comercializado o primeiro livro da área de editoração: Excelência Operacional — o Desafio da Melhoria Contínua, de autoria do engenheiro mecânico Ivan Montenegro de Menezes.

Em novembro de 2009, foi lançada a revista Grandes Construções, com artigos e reportagens de interesse do setor da construção, e no ano seguinte, em 2010, foi promovido, pela primeira vez, o Sobratema Fórum — Brasil Infraestrutura, com a participação de cerca de 600 profissionais do segmento e foi publicada a Pesquisa Principais Investimentos de Infraestrutura no Brasil.

Em 2011, a entidade lançou seu canal na web CHN — Construção Hoje Notícias, além de publicar a Pesquisa Frota Brasil em Atividade e os primeiros Manuais de Normalização de Equipamentos. No mesmo ano, a Sobratema inovou e lançou duas feiras, a Construction Expo — Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura e a M&T Peças e Serviços — Feira Latino-Americana de Peças e Serviços de Equipamentos para Construção e Mineração. As duas feiras receberam 25.944 visitantes e 360 expositores.

2012: um marco na história da Sobratema

O ano de 2012 foi o melhor da história da Sobratema. A M&T Expo, realizada de 29 de maio a 2 de junho, com números recordes que chegaram a 54.594 visitantes, 494 expositores, 1.042 marcas, cerca de 3.500 equipamentos expostos em área de exposição de 62.057m2. A feira também inaugurou a era eletrônica em eventos de grande porte, com credenciamento eletrônico por chip.

O Instituto Opus realizou 97 cursos ao longo do ano, que capacitaram 1203 profissionais em especialidades relacionadas às áreas de equipamentos para construção e mineração, o que representa um aumento de 38,75% no número de alunos ante o ano anterior. Para atingir esse resultado, foram criados cinco novos cursos, além da realização de um maior número de cursos in company.

A Sobratema também ampliou sua presença em feiras e congressos no exterior e constituiu novas parcerias e contatos com instituições de diversos países. No total, a área de relações internacionais participou de nove eventos, sendo quatro missões empresariais, três feiras e dois congressos.

Na área de publicações, as Revistas M&T e Grandes Construções e o Guia Sobratema de Equipamentos chegaram aos dispositivos móveis com sistemas operacionais iOS (Apple) e Android (Google). Além disso, o Guia passou a ter edições bienais.

A entidade ainda divulgou, pela primeira vez, informações de cinco países da América do Sul no Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção, e atualizou os dados da Pesquisa Principais Investimentos em Infraestrutura no Brasil até 2017. Também foram publicados novos manuais de normalização e foram realizados o Sobratema Workshop, o Sobratema Congresso e o Sobratema Fórum com a participação de um público qualificado.

O atual presidente da Sobratema é o engenheiro Afonso Mamede, que também presidiu a entidade em outras ocasiões (1988/1999, 2000/2001, 2004/2005, 2006/2007, 2008/2009, 2011 e 2012). O primeiro presidente da associação foi Cláudio Fernandes Ariza (1988/1989). Também presidiram a instituição Jader Fraga dos Santos (1999/1991, 1992/1993, 2002/2003, Carlos Fugazzola Pimenta (1994/1995) e Mário Humberto Marques (ano 2010).

 

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade