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Revista M&T - Ed.98 - Nov/Dez 2021
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Dados Técnicos

Rota das Bandeiras

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO

Implantação da Via Perimetral (SPI-081/360)

Local: Itatiba (SP)
Investimento: R$ 145 milhões
Tipo: Ampliação
Avanço físico: 52% concluídos
Benefício: Levar o tráfego rodoviário para fora da zona urbana do município, contribuindo para melhora da qualidade de vida da população, redução de ruídos e emissão de poluentes, ampliação da malha rodoviária estadual, melhoria da mobilidade e segurança viária. Também deve gerar ganhos logísticos para escoamento da produção, criando nova ligação entre o Corredor Dom Pedro e o Corredor Anhanguera-Bandeirantes
Escopo: A obra consiste na execução de 8,2 km de rodovia, contemplando movimentação de 2,4 milhões de m³ de terra, além de oito Obras de Arte Especiais para manutenção dos acessos de lindeiros às vias locais existentes. Inicia-se na interseção do km 81 da Rodovia Eng. Constâncio Cintra (SP-360) até a interseção a ser construída no km 23 da Rodovia Luciano Consoline (SP-063), local onde futuramente será iniciado um trecho de duplicação de 2 km, ligando a Rodovia SP-063 até o km 102 da Rodovia Dom Pedro I (SP-065). Atualmente, está sendo executada a segunda etapa da obra (terraplenagem, pavimentação e drenagem superficial), no trecho entre os km 0+400 e 5+800, aguardando licença ambiental para execução do trecho final, entre o km 5+800 e 8+200

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2020/2021)

Duplicação da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332)

Local: Engenheiro Coelho / Conchal (SP)
Investimento: R$ 84,3 milhões
Tipo: Ampliação
Escopo: Duplicação de 11,6 km de pistas entre o km 164 e 175+600. Além da duplicação das pistas, a obra contemplou t


PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO

Implantação da Via Perimetral (SPI-081/360)

Local: Itatiba (SP)
Investimento: R$ 145 milhões
Tipo: Ampliação
Avanço físico: 52% concluídos
Benefício: Levar o tráfego rodoviário para fora da zona urbana do município, contribuindo para melhora da qualidade de vida da população, redução de ruídos e emissão de poluentes, ampliação da malha rodoviária estadual, melhoria da mobilidade e segurança viária. Também deve gerar ganhos logísticos para escoamento da produção, criando nova ligação entre o Corredor Dom Pedro e o Corredor Anhanguera-Bandeirantes
Escopo: A obra consiste na execução de 8,2 km de rodovia, contemplando movimentação de 2,4 milhões de m³ de terra, além de oito Obras de Arte Especiais para manutenção dos acessos de lindeiros às vias locais existentes. Inicia-se na interseção do km 81 da Rodovia Eng. Constâncio Cintra (SP-360) até a interseção a ser construída no km 23 da Rodovia Luciano Consoline (SP-063), local onde futuramente será iniciado um trecho de duplicação de 2 km, ligando a Rodovia SP-063 até o km 102 da Rodovia Dom Pedro I (SP-065). Atualmente, está sendo executada a segunda etapa da obra (terraplenagem, pavimentação e drenagem superficial), no trecho entre os km 0+400 e 5+800, aguardando licença ambiental para execução do trecho final, entre o km 5+800 e 8+200

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2020/2021)

Duplicação da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332)

Local: Engenheiro Coelho / Conchal (SP)
Investimento: R$ 84,3 milhões
Tipo: Ampliação
Escopo: Duplicação de 11,6 km de pistas entre o km 164 e 175+600. Além da duplicação das pistas, a obra contemplou três novos retornos em nível (km 165+500m, em Engenheiro Coelho, e km 169 e 173+500m, em Conchal) e um viaduto com duas rotatórias no km 171. A concessionária também construiu acessos a estradas rurais e instalou pontos seguros para embarque e desembarque de passageiros de ônibus

PRINCIPAL PROJETO PARA 2022

Implantação de marginais na rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332)

Local: Campinas / Paulínia (SP)
Investimento: 141,8 milhões
Tipo: Ampliação
Escopo: Trecho de 15 km de pistas marginais entre o km 114 e 124 da rodovia, contemplando ainda a remodelação de dois dispositivos e a construção de uma passagem em desnível, para melhor distribuição dos fluxos rodoviário e urbano. A obra tem prazo previsto de execução de 24 meses

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Marginais da rodovia João Cereser (SP-360), com implantação de vias marginais e faixas adicionais

Local: Jundiaí (SP)
Investimento: R$ 102 milhões
Tipo: Ampliação
Avanço físico: 31% concluídos

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Prolongamento (extensão de 4 km) da rodovia José Roberto Magalhães Teixeira (SP-083), entre as rodovias Bandeirantes (SP-348) e Miguel Melhado Campos (SP-324)

Local: Campinas (SP)
Investimento: R$ 83 milhões
Tipo: Ampliação
Avanço físico: 92% concluídos

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Faixas adicionais da rodovia Romildo Prado (SP-063)

Local: Louveira (SP)
Investimento: R$ 47 milhões
Tipo: Ampliação
Avanço físico: 25% concluídos

PLANO DE INVESTIMENTO

  • Prevista a execução de CAPEX no valor de R$ 315 milhões para viabilizar a conclusão das principais obras ainda previstas no contrato de concessão do Corredor Dom Pedro

FATOS MARCANTES

  • Mesmo diante da pandemia e do impacto negativo na circulação de veículos nas rodovias do Corredor Dom Pedro, a concessionária foi a quinta empresa que mais investiu no estado de São Paulo no 2º semestre de 2020, com aporte total de R$ 187 milhões, de acordo com estudo da Fundação Seade, posicionando-se como líder em investimentos entre as concessionárias de rodovias no estado
  • Destacam-se a conclusão dos seguintes projetos: conclusão do último trecho das obras de implantação das marginais da rodovia d. Pedro I (SP-065), entre o km 143 e 145+500; Conclusão das obras de remodelação do trevo dos Amarais, em Campinas; Conclusão das obras de duplicação de 4,2 km da SPA-122/065, em Valinhos; Conclusão das obras de duplicação de 2,4 km da SPA-067/360, em Jundiaí

EXPECTATIVA PARA O SETOR EM 2022

  • Retomada do fluxo nas rodovias do Corredor Dom Pedro, especialmente veículos leves, com a flexibilização nas medidas sanitárias à medida que aumenta o ritmo de imunização em todo o país

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