Enquanto eram travadas as discussões de alto nível que compunham a abrangente pauta do Sobratema Summit 2017, os 10 mil m2 do Pavilhão 4 do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center eram transformados numa grande vitrine com a s novidades levadas pelos principais fabricantes de maquinas e equipamentos para construção do Brasil e do mundo. Grandes players internacionais apresentavam importantes soluções para edificações, serviços, gestão de água e resíduos, ar e energia, em um evento inédito no Brasil. A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, promovida pela Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologias para Construção e Mineração) reuniu, a um só tempo, três grandes feiras já consagradas nos seus respectivos mercados: M&T Peças e Serviços, Construction Expo e BW Expo (soluções ambientais).
Para Afonso Mamede, presidente da Sobratema, o evento revelou-se uma grande oportunidade para fomentar a cadeia de negócios da construção, acompanhando as ações fundamentais que vêm sendo tomadas para a retomada da econom
Enquanto eram travadas as discussões de alto nível que compunham a abrangente pauta do Sobratema Summit 2017, os 10 mil m2 do Pavilhão 4 do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center eram transformados numa grande vitrine com a s novidades levadas pelos principais fabricantes de maquinas e equipamentos para construção do Brasil e do mundo. Grandes players internacionais apresentavam importantes soluções para edificações, serviços, gestão de água e resíduos, ar e energia, em um evento inédito no Brasil. A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, promovida pela Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologias para Construção e Mineração) reuniu, a um só tempo, três grandes feiras já consagradas nos seus respectivos mercados: M&T Peças e Serviços, Construction Expo e BW Expo (soluções ambientais).
Para Afonso Mamede, presidente da Sobratema, o evento revelou-se uma grande oportunidade para fomentar a cadeia de negócios da construção, acompanhando as ações fundamentais que vêm sendo tomadas para a retomada da economia brasileira. Através dele, a Sobratema reafirmou seu papel institucional de “hub” de negócios do setor da construção e sustentabilidade no Brasil, difundindo o conhecimento técnico, a qualificação profissional e da indústria brasileiro.
Nas próximas páginas há uma amostra do que o público altamente especializado encontrou nessa que já é reconhecida como um dos mais importantes eventos de negócios do ano.
ACO Drenagem: foco no tratamento e reuso de água
A alemã ACO Drenagem apresentou durante a feira sua gama de produtos para gestão de águas pluviais, superficiais, industriais e residuais que compõem sistemas de drenagem, pré-tratamento, retenção e liberação controlada e reutilização da água. Essas soluções atendem a demandas de aeroportos, portos, rodovias, vias, shopping centers, residências, vias, estádios e centros esportivos de excelência.
Voltado para vias públicas, estacionamentos, postos de combustível e indústrias, o ACO Kerbdrain é fabricado em única peça de concreto de polímero de alta resistência, de baixo peso, oferecendo uma combinação de canal de drenagem e meio fio. Solução monolítica 2 em 1 que apresenta pontos de entrada ao longo de todo o sistema, o ACO Kerbdrain foi desenvolvido para eliminar problemas associados à drenagem pontual, assegurando que toda a vazão de água superficial seja seguramente drenada ao longo da instalação. O produto vem com uma linha completa de acessórios (caixas de limpeza, tampas etc.) e fornece sistema versátil e inteligente, com canais retilíneos e com raios.
Outro destaque ficou por conta do ACO Stormbrixx, sistema para gestão de águas pluviais, capaz de armazenar grande volume de água. Graças à sua configuração em colunas, ele garante um índice de 95% de espaços vazios, permitindo a liberação controlada de água. O sistema é fabricado em polipropileno, resultando em elevada resistência mecânica, e seu design prima pela versatilidade. Modular, o sistema pode ser montado em diferentes configurações e garante uma instalação simples.
Acqua Consulting: análises de alta performance
A Acqua Consulting apresenta sua assessoria e consultoria para Estações de Tratamento de Efluentes, que se baseia no conceito de gestão high performance, e as análises microbiológicas de lodo ativado, que possibilita caracterizar as bactérias filamentosas que causam arraste de sólidos no efluente tratado.
A empresa divulgou, ainda, o TIE (Toxicity Identification Evaluation), que permite identificar em laboratório qual composto ou compostos são responsáveis pela toxicidade de um efluente.
Ammann: linha leve da em destaque
Os visitantes da feira puderam conhecer os equipamentos da Ammann do Brasil na linha leve de compactadores e as placas vibratórias, mais fáceis de operar. Versátil, a linha tem capacidade de se ajustar facilmente a aplicações variadas, podendo, por exemplo, ser utilizadas em rampas. Um dos destaques foi a APR 4920, de fácil manobrabilidade e elevada potência, com um motor de 8,2 kw disponível para ajudar em subidas e, finalmente, com a compactação.
Anmopyc: parceira divulga indústria espanhola
A Associación Espanhola de Fabricantes Exportadores de Maquinaria para Obras Públicas, Construcción y Minería (ANMOPYC), de Saragoza, representa 94 empresas, das quais pelo menos 20% têm negócios no Brasil. Tradicional parceira da Sobratema em congressos e feiras no Brasil, divulga as demais associadas nestes setores: cimento e argamassa, elevador e transporte, agregados minérios e reciclagem, rodovias, movimentação de terras, trabalhos subterrâneos e perfuração, trabalhos temporários, equipes auxiliares e componentes e peças de reposição.
As empresas desse grupo garantem 80% de seu faturamento em negócios fora da Espanha, pois, além de fornecer equipamentos, garantem peças de reposição e manutenção dos equipamentos, informa Jorge Cuartero diretor gerente da Anmopyc.
Astec: peças de reposição para britadeiras
Animado com os contatos que fez na Semana de Tecnologias Integradas e com a experiência de trazer pela primeira vez peças para reposição em britadeiras, o diretor Comercial da Astec do Brasil, M. A. Galvão, afirmou que a feira reflete o momento que a economia está passando. “Está pequena, mas o público é qualificado”.
Instalada em Vespaziano, próximo a Belo Horizonte (MG), a empresa representa grupo dos EUA, que tem filiais em diversos países da Europa e América e fornece agregados para a indústria de mineração, de infraestrutura e geração de energia. Em 2012 começou a produzir componentes de desgaste para britadeiras em aço fundido revestido em manganês. As peças atendem a diferentes modelos em dimensões iguais às originais e desempenho garantido. A empresa também fornece peças de reposição dos equipamentos importados da marca Astec.
Atlas Copco: produtividade e sustentabilidade
A Atlas Copco levou para a Semana das Tecnologias Integradas suas soluções para demolição e geração de energia mais produtivas e sustentáveis. No estande foram expostos dois rompedores hidráulicos, sendo um da série MB (linha Premium) e um da série EC (linha Essential, e pulverizador hidráulico BP, destinado principalmente à reciclagem de concreto proveniente de demolição. Os rompedores da linha Premium incorporam recursos avançados, para otimizar ao máximo a performance, resultando em elevados padrões de produtividade.
Bomag: inovações em compactadores
A Bomag Marini lançou na feira a nova linha dos compactadores de resíduos BOMAG BC 463 RB-3, BC 473 RB-3 e BC 573 RB-3, que sofreram mudanças substanciais no compartimento do motor, na cabine e no sistema de resfriamento. O compartimento do motor foi ampliado, de forma a facilitar o acesso para manutenção, assim como a plataforma, cuja forma mais alongada permite ao operador alcançar as peças que precisam de exames diários.
Outra inovação foi o redesenho das entradas de ar, que agora estão integradas à cabine e posicionadas no ponto mais alto da máquina, garantindo a circulação de ar com menor teor de contaminação e também menor temperatura, prevenindo paradas para esfriamento do motor durante a operação. O sistema de arrefecimento também marca um passo à frente na composição dos compactadores de resíduos Bomag, pois não só garante maior eficiência, mas também aumenta a vida útil das máquinas.
O sistema é hidráulico é reversível e regulado pela velocidade, de modo que o fluxo de ar possa ser ajustado dependendo das temperaturas. Desta forma, o consumo de combustível e as emissões de ruído podem ser reduzidos. Finalmente, o novo projeto também objetivou aumentar o conforto do operador, reduzindo as vibrações a que ele é sujeito com a instalação de uma nova suspensão de dupla da cabine e de acabamentos de insonorização.
Case: tecnologia em prol do pós-venda
A Case Construction Equipment lançou na M&T Peças 2017, feira que fez parte da Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, o Datar, plataforma de alto desempenho, que oferece maior qualidade e precisão durante o diagnóstico. A tecnologia vêm reforçar a estrutura de pós-venda da marca.
O Datar permite a análise de vários parâmetros, coletados em intervalos de frações de segundos e que podem ser relacionados entre si na hora do diagnóstico. Outro diferencial é o mapeamento integral do item avaliado, desde o acionamento até a finalização, e não de partes do funcionamento da peça, como acontece nas ferramentas convencionais.
“Com o Datar é possível, por exemplo, relacionar a corrente elétrica e a pressão em uma válvula solenoide para testes de acionamento; ou a tensão e a corrente elétrica da máquina no momento da partida, para avaliação de bateria, alternador e itens afins”, explica Relton Henrique Cesar, gerente de Serviço. “O objetivo é se adiantar a qualquer problema e evitar queda de produtividade e até máquina parada com muito mais precisão e segurança”, completa.
A análise e o diagnóstico são feitos diretamente na máquina, sem necessidade de desmontar o equipamento e transportar as partes que serão analisadas.
O Datar é composto de hardware com osciloscópio, transdutores de pressão e amperímetro, e é capaz de efetuar leituras digitais e se comunicar com o software por meio de uma porta USB.
O setor de peças da Case Construction Equipment apresentou, ainda, a linha NexPro de itens de reposição, destinada a equipamentos fora da garantia.
Centere: pisos modulares para caminhos seguros
A Centere, distribuidora para o Brasil da tecnologia australiana Diamond Grid, apresentou aos visitantes da Semana das Tecnologias Integradas suas opções em pisos modulares que utilizam estrutura feita 100% de polipropileno reciclado. Com aplicação nos setores de construção civil e mineração, a tecnologia pode ser adotada na pavimentação de caminhos de circulação e estradas de acesso a minas, pisos de oficina, pistas de pouso, estradas de tráfego e estacionamento para equipamentos pesados, estacionamento de carros, travessias de córregos e passarela para caminho seguro.
A grelha apresenta resistência de 1000 T/m² quando cheia e 300 T/m² quando vazia, sendo que com uma espessura de apenas 40 mm, sua resistência por m² equivale à resistência de um piso de concreto de 100 mm de profundidade. Isso possibilita uma economia de até 60% no consumo de concreto.
Como vantagens competitivas do Diamond Grid, o fabricante destaca o menor custo de manutenção e ganhos em flexibilidade no processo de construção, já que o equipamento também pode ser preenchido com brita ou betume e sua montagem não depende de mão de obra especializada. O produto deve estar disponível para o mercado brasileiro a partir de julho.
Fortanks: soluções em tanques de concreto
Empresa do Grupo Fortes Engenharia, com sede em Viana (ES), a Fortanksatua na construção de tanques em pré-moldado protendido, com a utilização do Sistema Soplacas Tank, uma tecnologia de destaque na Europa em depósitos pré-fabricados de concreto para água potável, tratamento e outros.
As soluções da Fortanks são voltadas a empresas de concessão de água e esgoto e para estações de tratamento de água e esgoto de indústrias em geral. Estruturas como decantadores, reatores e leitos biológicos e depósitos concêntricos são erguidas a partir de um sistema modular.
Painéis de concreto classe C40/50 são entrelaçados por cabos perimetrais de pós-esforço, lubrificados e embainhados em mangas de plástico, e a selagem entre as peças é feita com calda de cimento injetada desde a base a 10bar de pressão. Isso proporciona garantia de estanqueidade nas juntas e descarta a realização de juntas de solidarização.
A ideia por trás de um sistema modular, os tanques pré-fabricados em concreto é diminuir os prazos, otimizar os custos e reduzir os riscos de acidentes, permitindo que tanques sejam construídos de forma rápida, econômica e com mais qualidade. A empresa afirma que o tempo de instalação é 40% inferior ao método de construção civil e a quantidade de mão de obra envolvida na execução do projeto cai de 70 para 14 pessoas.
Geosynthetica: tratamento de lodos industriais e resíduos de mineração
O portal internacional Geosynthetica marcou presença na feira com o Pavilhão de Geossintéticos, onde reuniu três de suas empresas parceiras: a italiana Maccaferri e as norte-americanas TRI e Cetco, especializadas, respectivamente, em geossintéticos; controle de qualidade e análises de laboratório; e soluções de impermeabilização para a indústria da mineração.
A Maccaferri mostrou exemplos das diversas texturas e formas estruturais que caracterizam cada um dos tipos de material geossintético. Um dos destaques foi o MacTube, tecnologia recentemente disponibilizada no mercado brasileiro que pode ser aplicada na montagem de sistemas de desidratação de lodos industriais, resíduos de mineração, tanques de lodo ou outros materiais em suspensão.
Trata-se de um tubo geotêxtil flexível produzido com geotêxtil tecido em polipropileno de alta tenacidade, entrelaçado em ângulos retos. É inerte à degradação biológica e resistente a ataques químicos (álcalis e ácidos). Os bocais de entrada são radiais e costurados ao tubo, facilitando seu processo de enchimento. O MacTube permite a filtração do efluente e retenção de sólidos e resíduos semi-sólidos, com considerável diminuição do teor de umidade e consequente redução de volume.
Haulotte: elevação com conforto e segurança
A Haulotte levou para a feira três equipamentos: a plataforma articulada HA16RTJ, equipamento que alcança altura de trabalho de 16 metros; o Star8, mastro elétrico de 8 metros de altura de trabalho, com motores de deslocamento AC e novo control Box, e o elevador unipessoal Quick UP 8, equipamento de uso pessoal, com altura de trabalho de 8 metros. Prático, leve e que pode ser usado em qualquer piso com baixa capacidade de carga.
Líder do segmento com 8,3 m de alcance horizontal, a HA16RTJ possui melhor velocidade de elevação, de 40 segundos, comandos inteiramente proporcionais e simultâneos, direção nas 4 rodas e giro da torre contínuo (360). Robusto, o equipamento foi projetado e desenvolvido para longa duração. Vem com cesto modular com cobertura (tampo) no control box superior e ferramenta de auto-diagnóstico no control box inferior.
O Star 8 possui, excelente manobrabilidade em áreas de difícil acesso e, segundo o fabricante, o melhor raio de giro do mercado. É equipado com Motores AC de acionamento elétrico progressista, livre de manutenção, e vem com ferramenta de diagnóstico integrada. O deslocamento positivo / negativo do jib oferece uma melhor acessibilidade de trabalho (alcança áreas até 3 metros).
Já a Quick Up 8 é extremamente compacta, podendo ser transportada em trailers ou vans, acessar os espaços mais difíceis, passar por portas de tamanho padrão e ser transportada em elevadores. Disponível em duas versões de alimentação: Tomada (AC) ou baterias (DC), a Quick Up 8 pode ser usada em pisos frágeis, porcelanatos, carpetes etc.
Huning: gestão de resíduos sólidos
A alemã Huning apresentou soluções que conferem vantagens estratégicas no processo de gestão de resíduos sólidos. Um exemplo disso é o HTZ Crusher Separator, desenvolvido para o ramo alimentício e especialmente útil no processamento de alimentos que retornam do armazenamento ou do varejo com a validade vencida — um grande desafio para operadores de usinas de compostagem, por conta da alta proporção de embalagem a ser reciclada. O HTZ tritura a matéria orgânica e separa as embalagens de uma vez só: enquanto a matéria orgânica pode ser direcionada para o processo de fermentação, as embalagens podem ser posteriormente recicladas ou aproveitadas como combustível alternativo.
Outra máquina em exposição, o Optimatic Hammer Mill, é um moinho de martelos que pode ser equipado com um estator lateral, dotado de contra-facas impulsionadas a mola, fornecendo resultados ótimos na moagem de substratos fibrosos, enquanto o rotor do moinho possui cortadores oscilantes que garantem uma alta tolerância a impurezas, tornando o equipamento recomendável para a gestão de resíduos de agronegócio. Dentre as vantagens proporcionadas estão o aumento na produção de biogás resultante da melhora da decomposição de matéria orgânica fibrosa; redução do risco de camadas flutuantes no fermentador; consequente conservação de bombas e agitadores; e redução de consumo de energia no processo.
Incospray: movimentação de fluidos
A Incospray, de São Paulo (SP), representa desde 1992, duas linhas de produtos, sistemas e componentes para movimentação de fluido e de soluções para pintura, das marcas Graco, dos EUA, e Raasm, da Itália. Ambas as marcas atendem à legislação brasileira de controle ambiental e às necessidades de projetos tanto das indústrias como de oficinas de manutenção de mineradoras e construtoras, além de postos de serviço e troca de óleo e oficinas de assistência técnica a veículos. A linha para o mercado de pintura atende a indústria automotiva e outros segmentos industriais.
Na feira, a Incospray lançou o Sistema de Lubrificação Centralizada, da Raasm, que despertou muito interesse, superando nossas expectativas, segundo o gerente comercial, João Carlos Pecinini. “Apesar da aparente redução de público, tivemos visitantes de qualidade”, ressaltou.
JCB: compactas poderosas
A JCB do Brasil deu destaquem em seu estande na feira para a mini retroescavadeira 1CX e miniescavadeira 8026 CTS. A 1CX é um dos menores modelos da linha. Pode girar sobre seu próprio eixo para trabalhar em ambientes apertados e utiliza engate rápido universal de carregadeira compacta, possibilitando o uso de uma linha completa de acessórios para minicarregadeira compacta com facilidade. A transmissão hidrostática servo-controlada completa proporciona velocidade de zero à máxima, tanto na frente quanto na ré, com potência total.
Já a miniescavadeira 8026 CTS apresenta peso operacional de 2.860 kg, e foi projetada visando ao conforto, ao controle, à facilidade de manutenção e ao desempenho. A compacta é indicada para diversas aplicações na construção civil, e conta com um motor Perkins com 18,4 kW. Sua capacidade de escavação é de 2,74 m de profundidade, o alcance é de 4,77 m e a altura de descarga de 3,22 m.
Além disso, a empresa mostra, também, uma vitrine com peças genuínas e um totem interativo LiveLink, sistema de alta tecnologia para monitoramento dos equipamentos da marca.
John Deere: conectividade e soluções para construção
Com o objetivo de fortalecer estrategicamente a posição da companhia no setor e apresentar soluções integradas aos seus clientes, a John Deere levou para a Semana das Tecnologias Integradas o JDLink, ferramenta que possibilita, por meio da telemetria, o monitoramento remoto da máquina, via laptops, tablets e smartphones.
A solução tecnológica fornece dados do equipamento e os distribuidores John Deere os transformam em informações valiosas para benefício do cliente em relação à produtividade, otimização e menor custo operacional diário.
O JDLink permite ainda que o distribuidor monitore as horas da máquina e envie alertas de manutenção preventiva, melhorando a logística do técnico e a parada programada do equipamento.
Após o recebimento destes dados, através do JDLink, a rede de Distribuidores pode também executar ações proativas de diagnóstico com a ferramenta Service AdvisorRemote, que permite uma interação técnica em tempo real com o equipamento de forma remota, ou seja, a primeira verificação antes de uma possível ida à campo é realizada do escritório. “É possível ainda, por meio da ferramenta, atualizar o software de algumas controladoras eletrônicas do equipamento.
A John Deere também apresentou o novo modelo da retroescavadeira John Deere, 310L, atende à regulamentação de emissões MAR-I e tem novo motor, que oferece potência líquida de 86 hp, e os novos pacotes de serviços, uma solução integrada de manutenção e monitoramento do seu equipamento desenvolvido com o intuito de aumentar a sua rentabilidade, maximizando a produtividade e reduzindo os seus custos operacionais diários.
Keller: precisão em pequenas dimensões
A Keller exibiu inúmeros itens em aço que chamaram a atenção pela delicadeza e dimensão como miniatura. São pressostatos (switches), transmissores de pressão, manômetros digitais, coletores de dados, sondas de nível, calibradores e coletores de pressão, além de sensores e produtos feitos sob medida (OEM), produzidos pela Keller, da Suíça e da Alemanha, comercializados pela subsidiária Keller Brasil, que também produz alguns tipos de transmissores de pressão. Todos certificados na norma ISO 9001.
Arnoldo Anseloni Jr., gerente de Aplicações e Vendas, explica que esses equipamentos de precisão são aplicados no monitoramento do nível de águas subterrâneas, na regulagem de pressão interna de cabines de aviões, na troca de gás por gasolina em veículos bicombustíveis e muito usados em centros de pesquisa.
Laguna Pneus de olho no mercado de reposição
Comemorando dez anos de atividades, a Laguna, de São Paulo, já é a terceira importadora de pneus fora de estradas do país. Na feira, a empresa deu destaque à marca Gripmaster, da China, que passou a representar, além de outras como Steel Track, Westlake, Haulmax, OTR-Max e Honor.
Próximo ao Porto de Santos, a empresa mantém a Laguna Truck Center, que fornece pneus Bridgestone para caminhões e serviços de alinhamento, balanceamento, troca de óleo, serviços de lubrificação e de suspensão.
Os pneus fora-de-estrada nas mais variadas medidas atendem a máquinas e tratores dos setores: portuário, industrial, agrícola, mineração e construção. A Laguna mantém filiais no Rio de Janeiro, Cubatão, Curitiba, Contagem (MG), Camboriú (SC), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS).
Marchetti: casas pré-moldadas e kits de portas prontas
A tradição dos imigrantes de produzir casas e móveis de madeira no Sul ficou no século XIX. Em 1957, o descendente de italianos Manoel Marchetti, abriu uma serraria em Ibirama (SC), a 220 km de Florianópolis, que há 60 anos detém 25% do mercado brasileiro de edificações pré-fabricadas.
A empresa é fornecedora de casas para canteiros de obras das grandes construtoras, com madeira de reflorestamento e reaproveitáveis, portanto sem passivo ambiental aos clientes.
Diante da paralisação dos investimentos em infraestrutura e da suspensão de obras públicas, a Manoel Marchetti está apostando no mercado externo, que já representa 30% do faturamento, e na produção de kits de portas prontas, com batente, fechadura e dobradiça para o programa Minha Casa Minha Vida.
Moba: automação para cidades e rodovias
A filial da Moba alemã, de automação móvel, participou da feira com extensa gama de equipamentos e plataformas que melhoram a gestão de serviços urbanos e aumentam a produtividade das máquinas em obras rodoviárias. Com sede em Belo Horizonte, a empresa divulgou seus sistemas que monitoram a coleta de resíduos, otimizam a separação dos recicláveis e pesam por domicílio, entre outros. Na construção e manutenção de rodovias, o computador de bordo automatiza operações de motoniveladoras e tratores de esteira e orienta o trabalho do operador; na compactação do asfalto, o monitor melhora o desempenho evitando passadas desnecessárias, identifica por meio de sensor o nivelamento do solo e ainda monitora a temperatura do asfalto.
SDLG: robustez, versatilidade e facilidade de manutenção
A SDLG deu destaque, em seu estande, para as escavadeiras LG6150 e LG6250 e a carregadeira LG918. Trata-se de equipamentos robustos, mas de fácil manutenção e versatilidade, podendo ser usados em diversas atividades no setor da construção. “As escavadeiras e carregadeiras SDLG têm boa produtividade e custo-benefício muito atrativo”, complementa Luiz Gustavo Magalhães Pereira, CEO do Grupo Tracbel, distribuidor SDLG em São Paulo.
“As máquinas da SDLG são muito comuns no carregamento e içamento de materiais, limpeza de terrenos e usadas ainda com martelos hidráulicos e vassouras, entre uma série de outras tarefas. A carregadeira LG918, por exemplo, é um equipamento multitarefa”, complementou Babliton Cardoso, diretor da SDLG América Latina Cardoso.
Do porte de 15 toneladas, a escavadeira LG6150E exibida na feira é produzida na fábrica brasileira da marca, localizada em Pederneiras, interior de São Paulo. Além dela, a empresa fabrica no Brasil as escavadeiras de 15 a 25 toneladas LG6210E, LG6225E e LG6250E.
SuperBac: biotecnologia e inovação
A SuperBac é uma empresa de soluções em biotecnologia com foco em inovação. Dispõe de unidades e centros de pesquisa e desenvolvimento no Brasil, Estados Unidos e Colômbia para o desenvolvimento de soluções para os segmentos de agricultura, saneamento, aquacultura, óleo e gás e bens de consumo. Após o estudo, seleção, isolamento e multiplicação em escala industrial de bactérias não-patogênicas, não-geneticamente alteradas e não-oportunistas, os microorganismos de ocorrência natural são utilizados nas diversas demandas do mercado — como por exemplo o desenvolvimento de um blend de bactérias para fazer a digestão de hidrocarbonetos residuais (TPH) e Teor de Óleos e Graxas (TOG).
Em pouco mais de dois meses (de abril a junho de 2016), a SuperBAC conseguiu uma redução acima de 90% na concentração de benzeno, xileno e etilbenzeno no terreno de um posto de combustível, entregando-o no enquadramento dentro dos valores de referência definidos pela CETESB em 80 dias — dissolvidas em meio líquido, o consórcio de bactérias pode ser aplicado em volumes industriais de maneira fácil.
Estas soluções foram exibidas no estande da SuperBAC durante a feira da Semana das Tecnologias Integradas. O visitante também pode conhecer uma pastilha auto-dosadora de bactérias que realizavam a digestão de matéria orgânica em mictórios.
Superbull: foco na reposição
Empresa especializada em peças de reposição para motores e máquinas utilizadas na construção civil, a Superbull participou da Semana das Tecnologias Integradas, apresentando uma nova linha de bombas submersíveis, peças para martelete Bosch modelos 11316/GSH11E e 113041/GSH27, peças para sistemas de escoramento, ponteiras, talhadeiras e filtros de ar para motores Honda modelos GX 160, GX 260 e GX 390.
Terex: treinamento e qualificação à distância
Durante a feira, a Terex Latin America lançou o sistema de Ensino à Distância EAD Mundo dos Guindastes, criado exclusivamente para treinar, atualizar e qualificar operadores de guindastes. A plataforma conta com uma metodologia inteligente de estudo que combina comodidade e praticidade. O primeiro curso online, totalmente produzido no Brasil, introduz o participante na operação e segurança de guindastes móveis.
“Apresentamos um conteúdo dinâmico, interativo, atualizado e em conformidade com as NRs e normas técnicas nacionais e internacionais, vigentes atualmente”, explica Ricardo Belike, engenheiro de automação, gerente sênior de serviços do segmento de Cranes da Terex Latin America.
Thyssenkrupp: soluções para o setor de fundações
A thyssenkrupp apresentou, na Semana das Tecnologias Integradas, o seu portfólio para os setores de engenharia, infraestrutura e construção civil, com destaque para o tk TL-18, um equipamento com torre telescópica, ideal para a execução de atividades como cravação de estacas, extração e perfuração de fundações.
A solução permite grande mobilidade e flexibilidade e é extremamente resistente a trabalhos pesados, demandando um tempo reduzido para o processo de montagem e desmontagem.
Wirtgen Group: soluções de pós-venda
A Wirtgen Group destacou, na Semana das Tecnologias Integradas, seus serviços de pós-venda, cujas características principais são a consultoria aprofundada e extensa especialidade profissional. O objetivo do atendimento é proporcionar a operação otimizada dos equipamentos, seja por meio da própria fábrica ou através do atendimento qualificado de seus revendedores
Nas próximas edições de Grandes Construções daremos prosseguimento à cobertura da Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos,
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade