A revista Grandes Construções publica, nesta edição, um apanhado da opinião dos leitores que responderam os questionários online a respeito de vários assuntos ligados direta ou indiretamente à construção civil. Trata-se de um trabalho que lança mão da mais importante ferramenta do jornalismo digital – a interatividade – para discutir temas importantes para o Brasil. A coordenação desse trabalho é de Nelson Valencio, consultor do Métrica Industrial, e envolveu a edição de informações sobre temas diferenciados, da necessidade real de investimento no Trem de Alta Velocidade (TAV) ao apagão de mão de obra na construção civil. Nossa proposta é manter o contato ativo com os leitores – tanto na edição online como impressa – fomentando ainda mais a diversidade de opiniões, principalmente porque o País vive um momento singular, onde, mais do que nunca, precisamos de troca de ideias. O desenvolvimento dos temas pode ser acompanhado com maiores detalhes na edição online da revista.
Construção industrial pode melhorar
As obras de construção industrial brasileiras podem evol
A revista Grandes Construções publica, nesta edição, um apanhado da opinião dos leitores que responderam os questionários online a respeito de vários assuntos ligados direta ou indiretamente à construção civil. Trata-se de um trabalho que lança mão da mais importante ferramenta do jornalismo digital – a interatividade – para discutir temas importantes para o Brasil. A coordenação desse trabalho é de Nelson Valencio, consultor do Métrica Industrial, e envolveu a edição de informações sobre temas diferenciados, da necessidade real de investimento no Trem de Alta Velocidade (TAV) ao apagão de mão de obra na construção civil. Nossa proposta é manter o contato ativo com os leitores – tanto na edição online como impressa – fomentando ainda mais a diversidade de opiniões, principalmente porque o País vive um momento singular, onde, mais do que nunca, precisamos de troca de ideias. O desenvolvimento dos temas pode ser acompanhado com maiores detalhes na edição online da revista.
Construção industrial pode melhorar
As obras de construção industrial brasileiras podem evoluir segundo 61% dos leitores da Grandes Construções, que responderam a uma pesquisa recente. Para 21,8%, há necessidade de incorporar novas tecnologias, pois estamos atrasados tecnologicamente em relação a outros países. Somente 17,2% acreditam que nossas obras industriais estariam no mesmo nível de suas congêneres internacionais. Segundo leitores, questões críticas como maior mecanização estariam sendo limitadas pela falta de mão de obra especializada. E também haveria falta de uso de tecnologias ligada ao uso racional de recursos naturais, entre as quais técnicas de ventilação e luminosidade, que propiciem redução do consumo de energia.
Opinião do leitor
"Quando falamos de tecnologias industrializadas, dois pontos são de fundamental importância: a visão sistêmica e o entendimento de que a tecnologia está a serviço da viabilização dos negócios. Aspectos relacionados a redução de custos e prazos, garantia da qualidade, atendimento às normas de desempenho, aumento da produtividade, qualificação de pessoal, além do seu compromisso com a sustentabilidade devem ser analisados ao avaliarmos os diferenciais competitivos dos diversos sistemas construtivos industrializados disponiveis no mercado."
Amilton Pereira Silva
Mobilidade Urbana para a Copa 2014: Problemas à vista
As cidades-sede da Copa de 2014 estão despreparadas e não possuem infraestrutura para receberem o megaevento esportivo. Essa é a avaliação de 51% dos leitores da Grandes Construções que responderam à pesquisa da revista. Para outros 28,5%, há projetos em andamento, mas o tempo de conclusão será insuficiente. Ou seja, a avaliação não é nada otimista. Apenas 21,5% acreditam que os projetos para receber a Copa de 2014 estão andando no ritmo que seria necessário.
Opinião do leitor
"Priorizar a ampliação dos aeroportos, implantar o trem-bala RJ/SP, sincronizar os projetos federais, estaduais e municipais, ampliar a rede de metrô, restringir o trânsito de veículos, durante o Mundial, nos centros das capitais que vão sediar os jogos."
Josevan Ursine Fudoli
"Todas as iniciativas e projetos, embora tenham algum benefício, parecem ser apenas paleativos e não soluções."
Edson Carecho
Impermeabilização: Falta de cultura de uso ainda é problema
Para 86% dos leitores, as construtoras imobiliárias deveriam usar mais técnicas de impermeabilização nas obras que constroem. Para os 14% restantes, as empresas poderiam usar, mas a cultura de uso é um impeditivo. Nenhum respondente citou o preço como fator limitador do uso de produtos de impermeabilização em obras imobiliárias.
Opinião do leitor
"Existem a normas: NBR 9575 - Impermeabilização-Seleção e projeto que exigem que todas as obras tenham seu projeto de impermeabilização e a NBR 9574-Execução de Impermeabilização,que disciplina a aplicação, as quais devem ser seguidas,sendo a maneira correta e segura de atender todas as necessidades de uma obra, independente de seu tamanho."
Marcos Storte
"Devem existir por parte das empresas produtoras de mantas de impermeabilizantes e produtos afins, cursos, seminarios, congressos,treinamento de mão de obra com gratuidade para depois poderem vender seus produtos a quem saiba executar e dando garantias para o grande publico acreditar que é preciso fazer impermeabilizações periodicamente como rotinas de manutenção."
Luiz Quaresemin
Trem de alta velocidade pega fogo na Grandes Construções
A discussão sobre a construção do trem de alta velocidade pegou fogo na Grandes Construções. Nosso público leitor participou com opiniões fortes. Para 36,6%, o TAV é uma obra necessária para o Brasil. Outros 24% avaliam que não só é necessária como urgente. Com isso, 60,6% apostam na necessidade do trem de alta velocidade. Porém para 32,4% dos leitores, a obra seria desnecessária pois existem outros modais mais viáveis. E 7,5% são ainda mais radicais: o TAV é um elefante branco que não sai do papel.
Opinião do leitor
"Num pais com dimensões continentais como o nosso, é fundamental termos um transporte eficiente, seguro e de qualidade como o TAV. Conheço muito bem o sistema ferroviario chinês e acredito que se trata de uma solução excelente para o Brasil. O nosso sistema de transporte baseado no modelo rodoviário tem se mostrado ineficiente, extremamente perigoso, alem de demorado. O governo chinês desde novembro de 2008 está ampliando a sua malha ferroviaria para utilização de TAV com velocidades superiores a 400 km/h. Para a engenharia nacional e a indústria trata-se de uma grande oportunidade de assimilarmos esta tecnologia, adaptando-a para o nosso meio. Não tenho duvidas de que sera um grande fomento para o nosso desenvolvimento."
Afonso Pabst Neto
"O transporte ferroviário, sim é necessário e urgente para o Brasil, com atraso de 40 anos. Primeiro, desenvolvemos e modernizamos o transporte ferroviário convencional, formamos toda a indústria ferroviária e os recursos humanos para fabricação e operação em ritmo acelerado depois partimos para ligar São Paulo a Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Trens de passageiros a 120, 150 km/hora está ótimo para atender um país como o Brasil.O Brasil é um país continental, como os Estados Unidos. Os Estados Unidos tem TAV? Não.Tem muita ferrovia? Sim. O que falta para o Brasil é planejamento de longo prazo. Se tivéssemos, não estaríamos discutindo TAV pois esse assunto poderia estar incluído no planejamento de longo prazo, mas sem prioridade para os próximos 30 anos. Se o Brasil tivesse planejamento de longo prazo nossa infraestrutura estaria implantada para atender ao crescimento do país e com infraestrutura adequada, inclusive aeroportos, não teríamos caos aeroviário permanente e o clamor dos usuários por uma alternativa ferroviária para competir com o avião não resultaria em decisões precipitadas,inviáveis, desfocadas das necessidades prioritárias do Brasil."
José Carlos Martins Leal
Construção civil vive apagão de mão de obra qualificada
Essa é a opinião de 96% dos leitores que responderam à pesquisa da Grandes Construções, realizada na semana passada. Para eles, o Brasil enfrenta uma escassez de profissionais. Para 80% dos respondentes do levantamento, o problema se concentra na área técnica, principalmente pela falta de engenheiros e tecnólogos.
Opinião do leitor
"Investir na educação, valorizar o profissional da educação."
Ben-Hur Maynard
"Somente quando as empresas começarem a investir em educação através de convênios com universidades e com entidades sérias é que conseguiremos atingir um novo patamar de nossa mão de obra. Exemplos como a universidade Vale , Petrobras, projeto ACREDITAR da Odebrecht entre outros devem ser divulgados e valorizados para formação de novos profissionais gabaritados e para evitarmos a importação de mão de obra estrangeira."
Wilson de Mello Jr
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