As 16 obras de mobilidade urbana em Natal integram o “PAC da Mobilidade Urbana”. Criado pelo governo federal, o programa investirá R$ 11,48 bilhões em projetos que conectem aeroportos, setor hoteleiro e estádios das 12 sedes do Mundial. A taxa nominal de juros das operações de empréstimo é de 6% anuais, com prazo de amortização de 20 anos. O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) investirá R$ 7,68 bilhões por meio da Caixa Econômica Federal. O restante corresponde a contrapartidas municipais e estaduais.
Natal obteve fatia de R$ 386 milhões. A prefeitura colocará outros R$ 33 milhões nos 11 projetos de sua competência. De acordo com a prefeita Micarla de Souza, os contratos das obras de mobilidade vão contar com cláusulas sociais e de desenvolvimento sustentável, como o uso de asfalto ecológico, feito a partir do reaproveitamento de materiais. “Só será contratada empresa nacional e a prefeitura vai indicar algum tipo de obra na área de educação ou cultura, em que a empresa vencedora da concorrência terá que exercer a responsabilidade social realizando projetos no seto
As 16 obras de mobilidade urbana em Natal integram o “PAC da Mobilidade Urbana”. Criado pelo governo federal, o programa investirá R$ 11,48 bilhões em projetos que conectem aeroportos, setor hoteleiro e estádios das 12 sedes do Mundial. A taxa nominal de juros das operações de empréstimo é de 6% anuais, com prazo de amortização de 20 anos. O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) investirá R$ 7,68 bilhões por meio da Caixa Econômica Federal. O restante corresponde a contrapartidas municipais e estaduais.
Natal obteve fatia de R$ 386 milhões. A prefeitura colocará outros R$ 33 milhões nos 11 projetos de sua competência. De acordo com a prefeita Micarla de Souza, os contratos das obras de mobilidade vão contar com cláusulas sociais e de desenvolvimento sustentável, como o uso de asfalto ecológico, feito a partir do reaproveitamento de materiais. “Só será contratada empresa nacional e a prefeitura vai indicar algum tipo de obra na área de educação ou cultura, em que a empresa vencedora da concorrência terá que exercer a responsabilidade social realizando projetos no setor indicado”, disse Micarla.
Das 11 obras de mobilidade urbana voltadas à Copa de 2014, apenas três foram efetivamente iniciadas pela prefeitura de Natal. Com custo estimado em R$ 142 milhões, as intervenções iniciais devem ser concluídas até dezembro de 2012.
A principal obra é a implantação do Corredor Estrutural Oeste (BR-226), que liga o bairro de Igapó (Zona Norte) ao Estádio das Dunas (Zona Centro-Sul). Também integra o pacote a construção do complexo viário da Urbana, ligando as zonas Oeste e Sudeste.
O terceiro grupo de intervenções inclui a instalação de sinalização, a construção de calçadas acessíveis e a implantação de plataformas de embarque e desembarque de ônibus.
O segundo eixo de obras compreende intervenções em vias da Zona Sul e do centro de Natal, mais próximos do Estádio das Dunas, palco da Copa na cidade. “Com estas obras, Natal vai ganhar uma nova opção de tráfego para o Estádio das Dunas, UFRN (Universidade Federal do Rio grande do Norte) e (praia de) Ponta Negra”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade