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Revista GC - Ed.31 - Outubro 2012
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Matéria de Capa - Logística - Aeroportos

Nas asas do crescimento

Infraero faz um balanço das obras de ampliação e modernização de aeroportos em todo o País, e antecipa próxima etapa do programa de concessões do setor

Os aeroportos, por onde passam milhões de pessoas, deixaram de ser apenas um local de passagem e transformaram-se em oportunidades de grandes negócios. O governo brasileiro sabe disso e está colocando em prática o que há muito projetava fazer para tornar realidade o plano de construção e ampliação nos terminais aeroportuários em todo País, mas por falta de recursos está transferindo à iniciativa privada a responsabilidade pela ampliação e modernização dos aeroportos brasileiros.

Os primeiros passos foram dados com a concessão dos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Viracopos, em Campinas (SP) e São Gonçalo do Amarante (RN). “Ao final de setembro, a Infraero entregou à concessionária vencedora do leilão do aeroporto de Guarulhos formado pela Invepar ACSA, que reúne as companhias Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A e a Airports Company South Africa, que ofereceu lance de R$ 16,213 bilhões, as obras de terraplenagem para a construção do Terminal de Passageiros 3, que envolveram recursos da ordem de R$ 300 milhões. De acordo com o diretor de Obras de Engenharia da


Os aeroportos, por onde passam milhões de pessoas, deixaram de ser apenas um local de passagem e transformaram-se em oportunidades de grandes negócios. O governo brasileiro sabe disso e está colocando em prática o que há muito projetava fazer para tornar realidade o plano de construção e ampliação nos terminais aeroportuários em todo País, mas por falta de recursos está transferindo à iniciativa privada a responsabilidade pela ampliação e modernização dos aeroportos brasileiros.

Os primeiros passos foram dados com a concessão dos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP), Viracopos, em Campinas (SP) e São Gonçalo do Amarante (RN). “Ao final de setembro, a Infraero entregou à concessionária vencedora do leilão do aeroporto de Guarulhos formado pela Invepar ACSA, que reúne as companhias Investimentos e Participações em Infraestrutura S/A e a Airports Company South Africa, que ofereceu lance de R$ 16,213 bilhões, as obras de terraplenagem para a construção do Terminal de Passageiros 3, que envolveram recursos da ordem de R$ 300 milhões. De acordo com o diretor de Obras de Engenharia da Infraero, Jaime Henrique Parreira, o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro deve entrar no próximo lote de concessões do setor a ser anunciado pelo governo.

Parreira disse que está previsto um programa de reformas bastante amplo para o Galeão, orçado em R$ 254 milhões. “Cerca de 70% dessa obra se refere aos sistemas hidráulicos e elétricos, como elevadores e escadas rolantes. A previsão é que ela esteja concluída até dezembro de 2012”, pontua o diretor da Infraero. Ainda este ano, será entregue a parte nova do terminal de passageiros 2, que agregará uma capacidade de 15,9 milhões de passageiros/ano ao aeroporto.

O diretor da Infraero informa ainda que estão em andamento, no Galeão, as obras para alargamento dos pátios e pistas, que devem ser finalizadas até outubro de 2013, as quais adaptarão o aeroporto para o recebimento do A380, da Airbus, o maior avião comercial em operação atualmente no mundo (o aeroporto de Guarulhos também está passando por essas adaptações).

Em São Gonçalo do Amarante (RN) está prevista a construção da 2ª etapa do sistema de pista e pátio de manobras (todo o lado A do aeroporto). As obras estão orçadas em R$ 98,32 milhões e devem terminar em dezembro de 2013.

Com relação ao aeroporto de Confins (MG), também cotado para entrar no próximo lote de privatizações, o diretor da Infraero disse que está em desenvolvimento um processo licitatório para obras nas pistas e pátios, orçadas em R$ 170 milhões, e outro para a construção de um terceiro terminal com capacidade de 5,8 milhões de passageiros ao ano, obra estimada em R$ 100 milhões.

No caso do aeroporto de Curitiba (PR), as obras envolvem a ampliação do pátio (R$ 25 milhões), restauração da pista de pouso (R$ 17,7 milhões), ampliação do terminal de passageiros (R$ 41 milhões) e expansão do terminal de cargas. Ainda em Curitiba existe o estudo do projeto de construção da 3ª pista de pouso (R$ 12 a R$ 14 milhões), entrega prevista para depois da Copa de 2014.

Para o aeroporto de Salvador (BA), com obras de R$ 65 milhões, a Infraero está finalizando a documentação para reforma e adequação do terminal de passageiros (projeto executivo em andamento) e construção da torre de controle (em execução) com término previsto para dezembro de 2013 e ampliação do pátio de aeronaves com entrega para setembro do próximo ano.

O aeroporto responde por mais de 30% da movimentação de passageiros do Nordeste. Com capacidade para 12,9 milhões de passageiros/ano, recebe diariamente, cerca de 40 mil pessoas que circulam pelo terminal. Em 2011 o terminal recebeu 8,3 milhões de passageiros e estão previstos 10,2 milhões em 2014 em função da Copa.

No caso do aeroporto de Fortaleza (CE), está prevista reforma e ampliação do terminal de passageiros e adequação do sistema viário (1ª fase), hoje com 38.500 m² para 90.394 em 2014. As obras no valor de R$ 347 milhões estão em execução com cerca 35% a 40% dos trabalhos executados e previsão de conclusão para 2016. Até dezembro de 2013, a demanda de passageiros/ano desse aeroporto passará de 5,6 milhões para 7 milhões.

As obras do aeroporto de Cuiabá (MT) realizadas em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso preveem investimentos de R$ 91,3 milhões para reforma e ampliação do terminal de passageiros, que passará de 5.460 m² para 13.200 m²; adequação do sistema viário e construção de estacionamento e implantação do módulo operacional.  As obras em execução deverão ser concluídas em 2013, quando o atendimento de passageiros aumentará de 2,6 milhões/ano para 3 milhões/ano.

O aeroporto de Manaus foi considerado pelo diretor da Infraero como o que exibe um conjunto de obras mais ousado. Os R$ 390 milhões destinados ao empreendimento deverão ser utilizados na reforma, modernização e ampliação do terminal de passageiros, que passará de 43 mil m² para 97.258 m² e na criação do segundo piso. A entrega será em dezembro de 2013. Atualmente, o terminal tem capacidade para 6,4 milhões de passageiros/ano, devendo chegar a 13,5 milhões de passageiros/ano.

O aeroporto de Porto Alegre (RS) terá 30% das obras entregues até dezembro de 2013. O projeto envolve a expansão do pátio e terminal de passageiros (R$ 345,8 milhões), pista de pouso e decolagem de 157.930 m² para 197.130 m² (R$ 223 milhões), terminal de carga (R$ 137 milhões) e módulo operacional (R$ 520 milhões). A demanda atual de passageiros/ano é de 7,8 milhões, com previsão para aumentar até 8,8 milhões em 2014.

As obras do aeroporto de Recife (PE) em licitação prevê a construção da nova torre de Controle, com valor previsto de R$ 18 a R$ 20 milhões e instalação de conectores, no valor de R$ 6,13 milhões. Parreira diz que o término está previsto para dezembro de 2013. O terminal tem capacidade para 16,7 milhões de passageiros/ano e demanda de 6,3 milhões, passando para 7,7 milhões em 2014.

Parreira diz que as obras do aeroporto de Florianópolis (SC), em execução, têm menor grau de complexidade. Orçadas em R$ 120 milhões, elas envolvem a infraestrutura para construção do novo terminal, pátio de aeronaves, pista de táxi, estacionamento e acesso viário. Essa etapa deve estar concluída em maio de 2014. A construção do novo terminal de passageiros, edificações complementares e estação de produção de água e reúso encontra-se em fase de licitação e têm previsão de ser entregue em novembro de 2014. O terminal de passageiros, hoje com 8.840 m² de área passará para 33.800 m² e a capacidade aumentará de 4,1 milhões de passageiros/ano para 10,8 milhões/ano.

As obras de reforma e ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) estão orçadas em R$ 70 milhões e devem ser entregues, segundo Parreira, em setembro de 2013.

Ele afirma que a Infraero deve realizar entre 85% e 90% dos investimentos programados para este ano. Segundo ele, em 2012 os investimentos devem somar R$ 1,750 bilhão e no próximo ano, esse volume deve crescer e ficar entre R$ 2,5 bilhões e R$ 2,7 bilhões. “Cerca de 70% a 75% desses recursos são do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento)”.

Ipea vê ritmo preocupante nas obras para a Copa

Carlos da Silva Campos Neto, diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), acredita que o ritmo das obras de ampliação dos terminais de passageiros nos aeroportos das cidades brasileiras que vão sediar a Copa de 2014 é preocupante. “Em termos de investimento em terminais de passageiros, o que a gente percebe é uma situação preocupante, porque a grande maioria ainda está em fase de projeto”, disse. Segundo levantamento por ele apresentado, obras nos aeroportos de Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Confins (MG), por exemplo, ainda estão em fase de projeto básico.

Campos Neto está preocupado também com o ritmo da execução dos investimentos pela Infraero. “Nos seis primeiros meses de 2012, a Infraero só executou 18,4% dos investimentos previstos”. Ele destacou, porém, que no ano passado a maior parte dos investimentos da estatal foi feita nos últimos quatro meses do ano, especialmente no último bimestre. Ainda assim, em 2011 a Infraero só executou 51,2% dos investimentos aprovados.

Segundo ele, 17 dos 20 maiores aeroportos brasileiros apresentam problemas, ou operam acima da capacidade, como é o caso de Congonhas e Guarulhos, ou acima do seu limite de eficiência, caso do Galeão.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) teme que os altos valores pagos nos leilões de aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília, que tiveram um ágio médio de cerca de 350%, acabem causando um forte aumento nas tarifas aeroportuárias, a exemplo do que ocorreu em outros países. “Na África do Sul, as tarifas subiram 70% em 2011. No aeroporto de Nova Délhi, na Índia, devido à construção de um novo terminal em tempo recorde, 36 meses, o reajuste das tarifas foi de 600%. Hoje, o aeroporto de Nova Délhi é o mais caro da Ásia”, disse Carlos Ebner, diretor da Iata no Brasil.

 

 

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