Oitava edição da M&T Expo, realizada em 2012, apresentou 1.042 marcas de 494 expositores nacionais e internacionais, e teve um público de 54.597 visitantes
O maior evento de negócios na área de equipamentos para construção e mineração na América Latina celebra 20 anos, com a realização de sua nova edição, em junho de 2015. A M&T EXPO – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração se consolidou como uma das principais exposições do setor em nível mundial e vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, mercadológico e econômico da área de máquinas no Brasil.
A feira foi idealizada pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, em 1994, e foi promovida entre 16 e 20 de setembro de 1995, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. “Era um demanda do mercado, uma vez que não havia uma feira direcionada exclusivamente para esse segmento no Brasil”, afirma engenheiro Afonso Mamede, presidente da entidade. “Até a realização da M&T EXPO, as empresas do setor precisavam expor em feiras de outros
Oitava edição da M&T Expo, realizada em 2012, apresentou 1.042 marcas de 494 expositores nacionais e internacionais, e teve um público de 54.597 visitantes
O maior evento de negócios na área de equipamentos para construção e mineração na América Latina celebra 20 anos, com a realização de sua nova edição, em junho de 2015. A M&T EXPO – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração se consolidou como uma das principais exposições do setor em nível mundial e vem contribuindo para o desenvolvimento tecnológico, mercadológico e econômico da área de máquinas no Brasil.
A feira foi idealizada pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, em 1994, e foi promovida entre 16 e 20 de setembro de 1995, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. “Era um demanda do mercado, uma vez que não havia uma feira direcionada exclusivamente para esse segmento no Brasil”, afirma engenheiro Afonso Mamede, presidente da entidade. “Até a realização da M&T EXPO, as empresas do setor precisavam expor em feiras de outros segmentos para tentar atingir seu público de interesse. Além disso, no âmbito internacional, já haviam exposições voltadas para o nosso negócio”, acrescenta.
Além disso, naquela época, o Brasil vivia um período econômico distinto, com a abertura das importações e a quebra de reserva do mercado de informática, o que possibilitou o acesso às novas tecnologias, como, por exemplo, a eletrônica embarcada. Por esse motivo, o momento era ideal para promover a M&T EXPO, uma vez que os fabricantes de equipamentos e os prestadores de serviços tiveram a oportunidade de mostrar seus produtos, dar mais visibilidade a suas marcas e fazer negócios. Assim, a primeira edição contou com a presença de 7500 visitantes, interessados em conhecer novidades de 70 expositores, representando 95 marcas.
Esse resultado foi considerado um sucesso e comemorado pela diretoria da Sobratema, formada naquela época por Carlos Fugazzola Pimenta (presidente), Afonso Mamede (vice-presidente), Jader Fraga dos Santos (diretor técnico), Mário Hamaoka (diretor financeiro), Antonio Roberto de Paula Ferreira (diretor de comunicações), Jorge Saback Vianna (diretor de suprimentos), e pelos conselheiros que participaram ativamente para a realização da feira: Egberto Rosa Campos, Gino Cucchiari, Jonny Altstadt, Permínio Amorim Neto, Sergio Palazzo, além de Nelson Costábile, atual gerente de Projetos Especiais da instituição, entre outros.
A segunda edição foi promovida no Expo Center Norte, em 1997. A mudança do local foi motivada pelo sucesso e aumento do número de expositores, marcas, visitantes e área de exposição. “A feira se tornou maior do que o espaço da Bienal do Ibirapuera”, afirma Hugo Ribas Branco, diretor de Operações e Feiras da Sobratema. Um dos destaques desse evento foi o apoio de diversas entidades e instituições governamentais, como o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. A exposição registrou 19.600 visitantes, 120 expositores, representando 163 marcas.
Nas edições seguintes, a M&T EXPO continuou expandindo seus números. Em 2001, na quarta edição da feira, por exemplo, houve uma nova mudança no local de sua realização, passando para o Centro de Exposições Imigrantes. Foram 234 expositores, 374 marcas e 25 mil visitantes. Em 2006, a feira passou a ser trienal, alinhando-se com a tendência mundial de grandes eventos do setor. Nessa edição, foram 34.213 visitantes, e contamos com a participação de 288 expositores e 457 marcas. Por fim, na última e oitava edição, realizada em 2012, alcançou números recordes, com 1.042 marcas apresentadas por 494 expositores, nacionais e internacionais, e público qualificado de 54.597 profissionais do Brasil e do exterior.
Devido a essa expressiva expansão e por passar por diferentes períodos econômicos, a M&T EXPO adquiriu uma destacada característica, que é ser considerada como um importante termômetro para os fabricantes, usuários e fornecedores de equipamentos para construção e mineração. Na edição de 2012, parte dos compradores preferiu aguardar a realização da feira para conhecer as novidades dos fabricantes e, também, para negociar a compra de novos equipamentos ou finalizar negócios já iniciados, o que culminou na movimentação de cerca de R$ 1,2 bilhão (estimativa), considerando os negócios realizados. Já em 2009, quando havia incertezas econômicas decorrentes da crise mundial, que afetou as principais nações envolvidas com esse setor, a feira foi um importante divisor de águas ao alcançar um montante estimado de R$ 1 bilhão em negócios, revertendo, dessa maneira, os reflexos desse conturbado período.
“A M&T EXPO tornou-se uma referência para o mercado. Por isso há essa expectativa por parte de todos os envolvidos – expositores e visitantes – em saber o que a feira vai apresentar para depois definir o rumo de seus negócios”, explica Afonso Mamede, da Sobratema. “A participação dos principais fabricantes de equipamentos somada à visitação de empresários, engenheiros e profissionais das mais importantes construtoras e mineradoras reforçam esse posicionamento”, finaliza.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade