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Revista GC - Ed.1 - Jan/Fev 2010
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Copa 2014

Maracanã: obras começam em março

Foi apresentado oficialmente, em 17 de dezembro, pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o projeto básico de modernização do estádio do Maracanã, para capacitá-lo para os jogos da Copa 2014. Com custo estimado em R$ 500 milhões, o projeto prevê a redução de 5 mil lugares. Assim, o estádio passará dos atuais 86.700 lugares (lotação oficial, segundo a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), para 81.700. Em compensação, as novas instalações terão mais conforto, acessibilidade e visibilidade, adequando-se às exigências do Caderno de Encargos da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

As obras deverão ser executadas em dois anos e meio, a partir de março deste ano. A fachada, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será conservada. Apenas a cor azul atual mudará, voltando ao mesmo tom do projeto original. As mudanças de peso acontecerão apenas internamente. A mais visível delas será a instalação de uma marquise maior, cobrindo todos os lugares do público. Serão co


Foi apresentado oficialmente, em 17 de dezembro, pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o projeto básico de modernização do estádio do Maracanã, para capacitá-lo para os jogos da Copa 2014. Com custo estimado em R$ 500 milhões, o projeto prevê a redução de 5 mil lugares. Assim, o estádio passará dos atuais 86.700 lugares (lotação oficial, segundo a Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro), para 81.700. Em compensação, as novas instalações terão mais conforto, acessibilidade e visibilidade, adequando-se às exigências do Caderno de Encargos da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

As obras deverão ser executadas em dois anos e meio, a partir de março deste ano. A fachada, tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será conservada. Apenas a cor azul atual mudará, voltando ao mesmo tom do projeto original. As mudanças de peso acontecerão apenas internamente. A mais visível delas será a instalação de uma marquise maior, cobrindo todos os lugares do público. Serão construídos novos camarotes – em menor número que os atuais, porém mais modernos e confortáveis. A parte inferior das arquibancadas superiores e as cadeiras da parte inferior ganharão mais visibilidade do campo.

Nos subterrâneos do estádio será criada uma nova área de hospitalidade para atletas, imprensa e convidados. Serão construídos quatro vestiários com acesso exclusivo para jogadores e árbitros. O espaço reservado à imprensa terá auditório para entrevista coletiva e uma área de circulação que se conectará com uma área mista para entrevistas com os jogadores.

A Tribuna da Imprensa ficará no alto da arquibancada, no lado oeste, com capacidade para 3 mil lugares. Abaixo dela ficará a Tribuna de Honra, sob a qual serão construídos 88 camarotes de luxo, com 50 m2 cada, e capacidade para 30 pessoas.

Toda area em torno do estádio será reurbanizada e uma passarela fará a ligação com a Quinta da Boa Vista. A acessibilidade será garantida por novas escadas rolantes e elevadores, pela ampliação dos túneis de acesso ao campo e às arquibancadas. Quatro novas rampas de acesso serão construídas e duas rampas monumentais – a do Bellini e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), – hoje desativadas, serão recuperadas.

Para criar 16 mil vagas de estacionamento, o projeto aproveitará áreas disponíveis num raio de 1,5 km em volta do estádio.

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