P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.8 - Setembro 2010
Voltar
Sobratema Fórum

Governo precisa racionalizar gasto público mantendo os investimentos

SERGIO WATANABE*

Será inevitável um forte ajuste nas finanças governamentais após as eleições. O controle sobre a dívida interna é premente em face do elevado nível de crescimento das despesas do governo. Dívida crescente significa necessidade de seu financiamento cada vez maior, o que implica elevação dos juros para atrair os investidores. Esta elevação é deletéria por desviar os investimentos da atividade produtiva, ocasionando a diminuição do ritmo de crescimento econômico.

Portanto, a questão que se coloca não é o ajuste das finanças internas – ele é necessário –, mas como fazê-lo. Nesse processo, é essencial preservar e aumentar os recursos do Orçamento destinados a investimentos. Tais recursos, voltados à expansão da infraestrutura e ao subsídio à habitação para a população de baixa renda, são indispensáveis para que o PIB (Produto Interno Bruto) continue crescendo a taxas acima de 5% ao ano.

É nos gastos de custeio da máquina administrativa que se devem centrar os esforços de racionalização. E para tanto não faltam ferramentas.

O próprio


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.