A expectativa de recuperação e ampliação da malha ferroviária nacional deixou o mercado metroferroviário brasileiro agitado como nunca esteve. São muitos os projetos, envolvendo cifras bem significativas. Muitas empresas nacionais e estrangeiras estão interessadas em participar deste grande momento onde se fala em mais de R$ 100 bilhões para atender às expansões das linhas de cargas e passageiros.
O terreno é fértil para a indústria do setor que, nos últimos 10 anos, investiu cerca de R$ 1,5 bilhão para incrementar a produtividade dos veículos e incentivar pesquisa e desenvolvimento, com tecnologia de ponta e sinergia entre as concessionárias. Quem afirma isso é Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). Segundo ele, o setor está cada vez mais moderno, “as locomotivas, por exemplo, consomem menos combustível, os vagões atendem diversos segmentos e podem dobrar a capacidade de carga e os carros de passageiros oferecem maior conforto e segurança para os usuários”, acentua.
A indústria metroferrov
A expectativa de recuperação e ampliação da malha ferroviária nacional deixou o mercado metroferroviário brasileiro agitado como nunca esteve. São muitos os projetos, envolvendo cifras bem significativas. Muitas empresas nacionais e estrangeiras estão interessadas em participar deste grande momento onde se fala em mais de R$ 100 bilhões para atender às expansões das linhas de cargas e passageiros.
O terreno é fértil para a indústria do setor que, nos últimos 10 anos, investiu cerca de R$ 1,5 bilhão para incrementar a produtividade dos veículos e incentivar pesquisa e desenvolvimento, com tecnologia de ponta e sinergia entre as concessionárias. Quem afirma isso é Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). Segundo ele, o setor está cada vez mais moderno, “as locomotivas, por exemplo, consomem menos combustível, os vagões atendem diversos segmentos e podem dobrar a capacidade de carga e os carros de passageiros oferecem maior conforto e segurança para os usuários”, acentua.
A indústria metroferroviária brasileira é a maior da América Latina, com capacidade para fabricar 250 locomotivas, 12 mil vagões e 1.000 carros de passageiros. Em 2012, foram produzidas 70 locomotivas, 2.918 vagões e 207 carros de passageiros. A expectativa para 2013 é fabricar 100 locomotivas, 3.000 vagões e 350 a 400 carros de passageiros.
Abate acredita que, até 2025, com os investimentos na malha previstos pelo Programa de Investimentos em Logística (PIL), a expectativa é que a matriz de transporte brasileira registre participação de 25% do modal ferroviário.
O presidente da Abifer acredita que o setor terá oportunidade de mostrar seu grande potencial durante a 16a Feira Negócios nos Trilhos 2013 (NT Expo), que será realizada pela UBM Brazil, de 5 a 7 de novembro, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Considerado o maior encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina, a NT Expo é reconhecida por reunir as principais empresas do setor produtivo, operadoras de carga e passageiros, fornecedores do Brasil e exterior e, principalmente, por ser palco de lançamento das novas tecnologias e das grandes novidades desenvolvidas para atender ao mercado nacional e internacional.
Esta deverá ser a maior das 16 edições do evento, com expectativa de receber expositores de 20 países e superar o sucesso dos anos anteriores. A meta da organização é reunir mais de 200 expositores e marcas, ocupar 15.500 m2 de área e receber cerca de 9.500 visitantes do Brasil e do exterior. “Até o momento, comercializamos mais de 80% da área disponível para exposição e tudo indica que fecharemos todo o espaço bem antes do previsto. O crescimento da feira reflete o momento favorável que o setor está vivendo no Brasil”, projeta Renan Joel, gerente da NT Expo.
No ano passado, a NT Expo registrou crescimento em espaço ocupado, número de expositores e visitantes. “Contamos com 180 expositores de 17 países e cinco pavilhões internacionais, que ocuparam 15 mil m2, espaço 8% maior do que a edição anterior. A edição 2012 de Negócios nos Trilhos recebeu 7.844 visitantes, 12% a mais do que a edição realizada em 2011”, comemora Joel.
Veja a seguir uma antecipação do que os principais expositores levarão para a feira.
Accesso apresenta isolador de secção
A Accesso Produtos Sistemas e Serviços para Infraestrutura Ltda. e sua representada Arthur Flury aproveitam a NT Expo para divulgar aos visitantes nacionais e internacionais o isolador de secção para velocidades de até 100 km/h e 3 kV DC para dois fios de contato, além de outros produtos para catenárias.
No estande da empresa, localizado na rua 1, no H6, estarão expostos, entre outros, acessórios da Arthur Flury para montagem de catenárias em metais especiais como ligas de Cu Ni Si que reduzem peso das catenárias e estendem a vida do fio de contato.
A Accesso também divulgará os produtos de sua representada Richards Manufacturing de NJ, EUA e da SDCEM – empresa reconhecida internacionalmente no projeto e na fabricação de seccionadores de alta e extra-alta tensão e de interruptores com e sem carga para atender ao mercado da eletrificação ferroviária, além de aplicações relacionadas com a produção de energia, entre as quais estão a produção de chaves de alta corrente, alta tensão e ferroviárias.
Tapetes de alta resistência da Altro
A Altro LTD, com sede em Letchworth, na Inglaterra, lançará na NT Expo quatro novos tipos de tapetes de alta resistência para equipar pisos de carros metroferroviários de passageiros. São os modelos Tungsten, Timbersafe II, Chroma/Meta e Momentum. Os tapetes, fabricados com até 20% de material reciclado, possuem espessuras de 1,8 mm, 2,0 mm 2,2 mm, 2,5 mm, 2,7 mm.
Segundo Gilberto Lisboa, representante Comercial, com escritório em Botucatu (SP), o Tungsten é um tapete antiderrapante, livre de PVC, fabricado com massa de piso, que, por ser muito resistente ao fogo, tem sido instalado em Trens de Alta e Média Velocidade. Quanto ao Timbersafe II, tem um visual aparentando madeira; o Chroma/Meta é fabricado em PVC e o Momentum possui 50% de PVC e 50% de massa de piso (Silício, Quartzo, Óxido de Alumínio, etc.).
Componentes de via permanente para VLTs
A Conprem Concreto Premoldado Ltda., tradicional fabricante de dormentes de concreto entre outros componentes de via permanente, aproveitará os três dias do evento para festejar os 25 anos de atividades bem-sucedidas da empresa. “Além do lançamento de novidades para as vias de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), estamos preparando várias ações comemorativas destes 25 anos de trabalho e desenvolvimento de soluções, sempre com o apoio de nossos clientes, parceiros e amigos do Brasil e de vários outros países”, conta Wilson Rodrigues Jr., sócio da Conprem Concreto Premoldado.
O empresário destaca a presença já confirmada dos parceiros europeus da REX Articoli Tecnici e da Sonneville AG, “que virão da Suíça para este importante evento, sendo ainda aguardada a confirmação de outros parceiros internacionais”, adianta.
Trilhos de alto desempenho da Evraz
A Evraz – uma das líderes mundiais na fabricação de produtos para ferrovias, com mais de 130 anos de experiência no ramo ferroviário – aproveita a Feira Negócios nos Trilhos para apresentar sua tecnologia de produção de trilhos com boleto tratado e seus novos equipamentos de última geração para realizar testes na própria usina, o que capacita a empresa a fornecer ao mercado um portfólio completo de trilhos Premium. Os benefícios dessa tecnologia incluem melhoria da performance dos trilhos, maior segurança e uma redução de custos ao longo do ciclo de vida.
Executivos da Divisão Ferroviária da Evraz mundial (dos Estados Unidos, da Rússia e do Brasil) estarão presentes no estande da empresa para apresentar os trilhos com perfis AREMA e UIC, laminados continuamente com até 100 m de comprimento, ao mercado metroferroviário brasileiro.
Porcas autotravantes 100% metálicas
A J. Lanfranco, de origem francesa, que atua no segmento ferroviário há mais de 35 anos, fornecendo elementos de fixação de segurança, estará na NT Expo com os seus principais produtos. O foco da companhia durante o encontro é a divulgação das porcas autotravantes metálicas, que – segundo o fabricante - tem várias vantagens sobre as porcas autotravantes convencionais.
As porcas autotravantes fendadas da marca, norma NFE 25411, reduzem os custos por paradas de manutenção, pois resistem a vibrações extremas e a condições adversas dos sistemas de transportes ferroviários, agregando segurança e confiabilidade.
NZ expõe linha de peças ferroviárias
A NZ Philpolymer, Divisão Injeção do Grupo NZ, apresentará aos visitantes, que passarem pelo seu estande na NT Expo, a linha de peças técnicas utilizadas no setor ferroviário, onde o diferencial da empresa é o pronto atendimento em novos desenvolvimentos feitos sobre prescrição dos clientes, fornecimento de amostras e confecção de todo ferramental de produção.
A empresa – que atua no mercado nacional, produzindo peças técnicas, fornecidas para o mercado automobilístico, eletroeletrônico, construção civil e ferroviário – possui certificação ISO 9001-2008 e laboratório de análise para o recebimento de matérias primas.
Veículo híbrido circula na rodovia e na ferrovia
A Empretec reservou para a NT Expo duas novidades: o lançamento do rebocador de grande porte 100% nacional e o veículo rodoferroviário para manutenção de via e transporte de ferramentas e pessoal. O rebocador tem como máquina base um trator industrial nacional acionado por motor diesel.
O equipamento é dotado de compressor para freio de composição, tem capacidade de tração de 900 t, engate automático, ar condicionado, câmeras em várias posições para permitir monitoramento das rodas, engates e visão traseira. Conta, como acessórios opcionais, a variação de altura do engate, transferência de carga, areeiro e câmera remota sem fio para cauda.
Quanto à caminhonete cabina dupla rodoferroviária, foi desenvolvida para executar trabalhos na via férrea e transportar trabalhadores e ferramentas, sendo perfeita para operações de inspeção, manutenção e conservação metroferroviário.
A caminhonete - de fácil operação e manutenção - está disponível para bitolas de 1.000 mm até 1.676 mm. Com as mesmas características originais de desempenho do veículo, com sistema de acionamento hidráulico, elétrico ou mecânico (conforme modelo do veículo).
Novas placas para fixação direta dos trilhos da Vibtech
A Vibtech Industrial Ltda. vai divulgar as novas placas para fixação direta dos trilhos, homologadas em fevereiro deste ano pelo Metrô de São Paulo. A peça foi desenvolvida com nova formulação e obteve resultados três vezes maior que o especificado pelo cliente durante os testes de homologação.
Segundo Pamela Marques de Siqueira, do departamento de Marketing da empresa, as placas são utilizadas na fixação dos trilhos, garantindo as características de estabilidade e amortecimento da via permanente apresentando diversas vantagens técnicas, tais como: absorção de vibrações de alta frequência provenientes do contato roda/trilho, diminuindo assim os níveis de ruído; redução do desgaste tanto dos componentes da via permanente quanto do material rodante; atenuação de impactos dinâmicos; facilidade na instalação e investimento menor em relação ao sistema massa mola; isolamento elétrico: e baixo custo de manutenção.
GBN nacionaliza linha de baterias KDZ
A GBN Industrial Power, divisão da Exide Technologies do Brasil Ltda. se prepara para iniciar a nacionalização da linha KDZ de baterias de partida para locomotivas a diesel. O produto, ainda importado da fábrica em Kansas/USA será a ênfase da companhia durante a NT Expo. Com uma linha completa de baterias para aplicações ferroviárias (arranque, estacionária e sinalização), a GNB possui grande participação de mercado nos EUA, Europa e Ásia e no Brasil já são utilizadas por fabricantes de locomotivas e operadores logísticos.
“A decisão de nacionalizar esta linha é devida à ótima aceitação dos clientes no Brasil e com isto a empresa espera aumentar a competitividade com um produto de ótima relação custo/benefício”, diz Eduardo Sato, gerente de Contas da Divisão Estacionária da Exide Technologies South America.
A empresa também atende a outros clientes do setor fornecendo baterias Sonnenschein com tecnologia de GEL fabricadas na Alemanha.
Jupiter II e Compass são as novidades da Harsco Rail
A Harsco Rail, empresa presente na duplicação e manutenção da Estrada de Ferro Carajás, da Vale, e na construção das ferrovias Norte-Sul e Transnordestina, apresentará ao mercado o Compass, sistema de monitoramento que permite ao cliente obter informações da frota de equipamentos, como localização, informações de manutenção detalhadas, acompanhamento e relatórios de produtividade, representação gráfica da atividade da máquina, alertas diários de manutenção necessária, falhas de motor e diagnóstico. Com ele é possível saber por quanto tempo a máquina ficou em marcha lenta, qual trecho ela se deslocou e em qual trecho efetivamente trabalhou. O Compass facilita não só o monitoramento da frota, mas também a melhor alocação dos equipamentos.
A empresa leva também para a feira um mostruário do Jupiter II, sistema operacional utilizado nas máquinas da marca, que permite que a fiação seja reduzida em até 60%, comparada aos sistemas convencionais, sendo mais robusto e de fácil manutenção. O Jupiter II simplifica a operação da máquina, disponibilizando todas as informações em uma única tela, e fornece um diagnóstico de falhas que aponta o local exato do problema e suas possíveis causas, permitindo que reparos que levariam semanas para serem diagnosticados e reparados em sistemas convencionais sejam realizados em minutos.
Torno portátil CNC para rodas é a novidade da Maven
A Maven Engineering Corporation apresentará como novidade na NT Expo, um torno portátil CNC de retificação de perfis de rodas de locomotivas e vagões, que opera automaticamente e executa a tarefa sem o auxílio das mãos. O uso do equipamento dispensa a remoção do conjunto de rodas ou da locomotiva até o local da retífica. Fabricado por uma de suas representadas, a Delta MFG, o torno CNC pode ser utilizado na oficina ou direto no campo. “Esse dispositivo elimina, também, o custo associado com o transporte do kit das rodas para o local onde será realizado o serviço de retificação. O tempo fora de operação da locomotiva é reduzido significativamente e pode ser administrado e programado pelo proprietário”, conta Carlos Rabello, Representante Comercial no Brasil.
Segundo Rabello, as principais características do torno CNC são: Controle CNC para um perfil perfeito; fácil ajuste e operação; redução da necessidade de mão de obra; tempo de ciclo curto e acabamento superior; eliminação de “flat spots”; cálculo automático do material a ser removido das rodas; simetria de tamanho das rodas dentro das tolerâncias; maximização da vida útil das rodas, com perda mínima de material; redução do tempo em que a locomotiva fica fora de operação; sistema ótico disponível para rodas giratórias de vagão (Turning Boxcar Wheels), com certificação própria e disponibilidade para realização de treinamento.
Jaguar lança chave aceleradora metroferroviária
A chave de aceleração metroferroviária para acionamento analógico é a novidade que a Jaguar Equipamentos Eletro Industrial levará para a feira. O equipamento é dotada de um transdutor de núcleo variável e relé de referência para interpretar o sinal enviado do transdutor, gerando uma saída em tensão (Volts) ou corrente (mA.) que será enviada a um inversor de frequência ou PLC.
Esta chave, instalada na cabine do operador do trem, faz a operação do controle mestre, sendo utilizado como acelerador da composição, substituindo o sistema mecânico, com o diferencial da segurança eletrônica assistida.
Alimentada por corrente contínua (banco de baterias), que gera a mesma saída da chave analógica, esta chave atende integralmente ao sistema existente na área ferroviária, podendo ser adequada a qualquer necessidade. Ela dispõe de uma programação de segurança onde, dois sistemas trabalham em conjunto, “A” e “B”, e em qualquer divergência de sinal, automaticamente comuta de “A” para o “B” sem parar a composição.
Fixação de via permanente da IAT
Tradicional expositora da Feira Negócios nos Trilhos, a IAT levará para divulgar em seu estande o RE System para fixação fabricado pela Pandrol. O novo produto, com isolador lateral redesenhado em duas partes, possibilita uma instalação mais rápida da fixação, pois tem menos componentes soltos, se comparado com o tradicional grampo “e”. Os novos isoladores também demonstraram uma vida útil ainda maior. Além do mais, este novo modelo tem custo mais baixo, potencial para mecanização e sua performance foi aprovada pela “European Commitee for Standardisation” (CEN).
A IAT divulgará, também, o Stressing Roller ou Rolete de Alívio de tensão, desenhado para o grampo Deenik. Fabricado pela Vortok, o produto foi desenvolvido para tornar a atividade de alívio de tensão interna do trilho muito mais segura. Ele levanta o trilho de forma longitudinal, tornando o trabalho muito mais rápido e com redução de custo de mão de obra. Com desenho específico para cada tipo de grampo, este ano a empresa divulgará especialmente o Rolete desenhado para o grampo Deenik.
Cases de sucesso no comércio exterior metroferroviário
A Tradeworks, empresa prestadora de serviços na área de comércio exterior, que atua no mercado desde 1995, aproveitará sua participação na 16a NT Expo, para apresentar ao mercado ferroviário cases de importação e exportação para um dos principais players do segmento no Brasil.
Os trabalhos, realizados desde 2009, contemplam a administração de processos door-to-door, despacho aduaneiro, drawback e consultoria para importação de trens prontos, partes e peças para montagem e peças para manutenção, além de exportação de peças com defeito.
Segundo Ignácio Fraga, diretor Comercial da TW, o objetivo com a exposição na NT Expo 2013 é apresentar ao segmento os serviços prestados que aliam qualidade, experiência e preços competitivos. “A TW está estruturada para atender a qualquer demanda no setor ferroviário. A nossa equipe é especializada nesse segmento que está em plena expansão e vamos mostrar que somos a parceira ideal para o comércio exterior”, aponta Fraga.
Schunk: sensores inteligentes para pantógrafos
A Schunk do Brasil Eletrografites mostra, como novidade aos visitantes da NT Expo 2013, um sistema inteligente que possui sensores instalados dentro das lâminas de grafite dos pantógrafos, com o objetivo de monitorar o desgaste das lâminas. Com este monitoramento, que é feito através de uma antena instalada na infraestrutura (catenária), pode-se prever com exatidão, o momento certo em que as lâminas deverão ser trocadas, eliminando a necessidade de abaixamento do pantógrafo para verificação do desgaste in loco. Esse sistema inteligente foi patenteado pela Schunk.
A segunda novidade da empresa são os pantógrafos com dispositivo de desconexão automática (DDA). Trata-se de um sistema automático de descida dos pantógrafos que, em caso de acidentes ou choques do trem, evita maiores danos à catenária, ao pantógrafo e ao próprio trem, pois efetua o corte da energia elétrica.
Outros produtos da empresa são: dispositivos de aterramento; sistemas de captação de corrente do 3o trilho; sapatas para captação de corrente do 3o trilho; pantógrafos para captação corrente de catenárias para VLT, metrô, trens de passageiros de média e larga distância, locomotivas elétricas, trens de alta velocidade, etc.
Mobitec lança vários produtos na NT Expo
Os sistemas de informações para passageiros Demowall e o Shelter Sign, que funcionam em tempo real, serão os destaques da Mobitec Brasil para a NT Expo. O sistema Demowall transmite informações de rotas, alarmes e mídias de entretenimento durante a viagem ou nas estações de trens. O Shelter Sign é um painel 100% LED ou LCD, da Luminator para terminais de trens e paradas de ônibus, que informa o tempo de chegada ou partida dos veículos.
Com tecnologia dinamarquesa, o Demowall conta com um sistema controlado por uma tela multifuncional, sensível ao toque. O equipamento é formado por displays internos e externos, unidades de controle de itinerários eletrônicos, microfones, alto-falantes, sistema de mapa de rotas, entre outros componentes. Conta também com dispositivo de próxima parada, permitindo que os passageiros recebam informações em áudio sobre destinos, próxima estação, saídas e informações sobre atrasos, entre outras.
Os avisos de segurança têm prioridade sobre os anúncios operacionais, ou seja, os passageiros sempre serão atualizados para se sentirem mais seguros durante o percurso, podendo usufruir do sistema multimídia para assistir filmes e escutar músicas de modo a tornar sua viagem muito mais relaxante
Relés para o segmento ferroviário
A Finder apresentará sua gama de relés dedicados ao segmento ferroviário, tanto para o transporte de passageiros quanto de cargas, conforme as exigências técnicas e certificações necessárias para esses segmentos. O destaque será para as Séries 46 e 56, Série 7S de segurança com contatos guiados, Série 70 de monitoramento, temporizadores, interfaces além de outros produtos que também possuem aplicação no mercado.
Os relés utilizados em aplicações embarcadas no segmento ferroviário vêm sendo submetidos a exigências técnicas crescentes, tais como um campo de tensão de alimentação cada vez mais amplo, alta resistência a choque e vibração, perfeito funcionamento em função de uma ampla faixa de temperatura e umidade e, acima de tudo, propriedades de resistência a chamas, em todos os componentes do relé.
Produtos para via permanente e material rodante da VAE
A VAE Brasil Produtos Ferroviários, pertencente ao grupo voestalpine VAE – uma subsidiária integral da voestalpine AG, uma das maiores no mercado global de soluções de sistemas de mudança de via ferroviária – aproveita a NT Expo para divulgar os sistemas inovadores de acionamento, detecção, travamento, monitoramento de via, AMVs e material rodante, bem como uma variedade de serviços relacionados que complementam o portifolio de produto da marca.
“Todos os nossos desenvolvimentos são focados em custos de ciclo de vida (LLC), confiabilidade, disponibilidade, manutenção e segurança, a fim de fornecer o benefício adicional ao cliente. Mais de 40 operações em todo o mundo nos permitem entender a demanda e os desafios locais e nos ajudar a fornecer soluções adequadas”, diz Juliano Souza, gerente de Operações da VAE.
Hummel mostra linha Touch Panels
A Hummel Connector Systems, com fábrica em Tatuí (SP), levará para a NT Expo, a linha Touch Panels de painéis e terminais de comando de 5” a 22” com sistemas de toque, para uso robusto e industrial. A empresa, que pertence ao grupo alemão Hummel AG, oferece soluções sob encomenda para um terminal de comando na unidade de produção industrial ou diretamente para seu equipamento.
Os sensores altamente sensíveis dos Touch Panels podem ser acionados mesmo com o uso de luva de operador e, ao mesmo tempo, possuem altíssima resistência a impacto, risco que pode ser muito frequente num ambiente industrial agressivo.
Em sua linha de produtos, a empresa oferece prensa cabos (HSK e Ecotec), prensa cabos EX (EXd, EXe, EXi / A2, A2F, C, E1F / ATEX e Inmetro), conectores multipinos, conduítes flexíveis em PA ou PE e suas terminações e caixas industriais (ABS, policarbonato, poliéster, alumínio, aço inox) confeccionadas em diversos tamanhos.
Equipamentos para pantógrafo e terceiro trilho
A Mersen do Brasil aproveita a NT Expo para divulgar seus produtos. Entre as inovações, está a banda de carbono para pantógrafos e contato de grafite para terceiro trilho – “EcoDesign”, isento de soldas e sem teor de chumbo, que, segundo o fabricante, tem como principal característica, uma excelente resistência a choques, vibrações e estresses mecânicos.
“Este contato de grafite permite também uma distribuição uniforme da corrente elétrica sobre seu perímetro, reduzindo as perdas elétricas em uso”, explica Alexandre Castro, diretor técnico-comercial da divisão de Aplicações Elétricas, Alta Temperatura e Química.
Segundo ele, a Mersen está entre as principais empresas fornecedoras de soluções para o transporte ferroviário, com aplicações e serviços para proteção elétrica (dispositivos de refrigeração, fusíveis e contatos), transmissão de corrente (contatos para o terceiro trilho, bandas de grafite para pantógrafos, porta escovas e escovas para motores elétricos) e sapatilhas de freio para trens, as quais têm, entre as principais vantagens, baixo desgaste também dos discos de freios.
Sistemas de sinalização e comunicação para VLTs
A Thales apresentará na feira suas soluções de supervisão, sinalização e comunicação para os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), soluções que serão implementadas na linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista.
Para o sistema metroviário será apresentado o “Green CBTC” considerando a otimização dos tempos de implantação e dos custos de operação. O Green CBTC da Thales é uma tecnologia que está em fase constante de evolução. Pode ser implementada por fases, otimizando os investimentos na construção civil e no material rodante, cuja frota pode ser ampliada de acordo com a necessidade, sem ter de estar vinculada às características do equipamento inicialmente adquirido.
Adicionalmente, também serão demonstrados os benefícios do sistema de sinalização ETCS/ERTMS para as linhas regionais e de alta velocidade, oferecendo benefícios de interoperabilidade e segurança, melhora na eficiência de energia e redução nos custos de ciclo de vida.
Pavilhão da Áustria reúne cinco empresas
As empresas Doppelmayr Seilbahnen GmbH, Frauscher Sensortechnik GmbH, Frequentis AG, NextSense Mess-und Prüfsysteme GmbH e Igm Robotersysteme AG estão reunidas no estande da Áustria para apresentar seus produtos ao público brasileiro.
Advantage Áustria possui mais de 110 escritórios em cerca de 70 países, oferecendo uma ampla gama de serviços de desenvolvimento de inteligência e de negócios para as empresas austríacas e seus parceiros de negócios internacionais. Os serviços prestados pelos escritórios do Advantage Áustria vão desde intermediação de contatos para empresas austríacas à procura de importadores, distribuidores ou agentes, até o fornecimento de informações detalhadas sobre a Áustria como um local para negócios e assistência para entrar no mercado austríaco.
Entre os produtos em divulgação no estande estarão a tecnologia inovadora na construção de teleféricos; sensores de rodas e sistemas de contagem de eixos; sistemas de comunicação e informação e centrais de comando e comunicação para setores de alto risco; aparelho ótico de medição de desgaste de rodeiros e trilhos para ferrovias e infraestrutura e sistemas de soldagem robotizados e tecnologia de soldagem automatizada com sistemas robotizados da Áustria.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade