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Revista GC - Ed.82 - Agosto 2017
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Rodovias

Ecopistas – Concessionária de Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto

Grupo: Ecorodovias

Descritivo da principal obra em execução

- Prolongamento da rodovia Carvalho Pinto

O prolongamento da rodovia Carvalho Pinto até a rodovia Oswaldo Cruz, obra realizada pela Ecopistas com supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), se apresentará como alternativa mais ágil e segura aos usuários que têm como destino a cidade de Ubatuba e o Litoral Norte de São Paulo, evitando os constantes congestionamentos no entorno de Taubaté, no trecho urbano da Via Dutra.

O empreendimento contempla 10,7 quilômetros de novas pistas, sendo 8,6 quilômetros de extensão de via e 2,1 quilômetros de conexões com os trechos existentes da Carvalho Pinto e Oswaldo Cruz.

Detalhes técnicos da obra

O novo trecho da rodovia Carvalho Pinto, que compreenderá a extensão entre o km 126,1 e o futuro km 134,7, propiciará, além de agilidade no deslocamento, mais conforto e segurança aos usuários.

O empreendimento contempla pistas duplas, com duas faixas de rolamento e acostamento nos dois sentidos (litoral e Campos do Jordão), que


Descritivo da principal obra em execução

- Prolongamento da rodovia Carvalho Pinto

O prolongamento da rodovia Carvalho Pinto até a rodovia Oswaldo Cruz, obra realizada pela Ecopistas com supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), se apresentará como alternativa mais ágil e segura aos usuários que têm como destino a cidade de Ubatuba e o Litoral Norte de São Paulo, evitando os constantes congestionamentos no entorno de Taubaté, no trecho urbano da Via Dutra.

O empreendimento contempla 10,7 quilômetros de novas pistas, sendo 8,6 quilômetros de extensão de via e 2,1 quilômetros de conexões com os trechos existentes da Carvalho Pinto e Oswaldo Cruz.

Detalhes técnicos da obra

O novo trecho da rodovia Carvalho Pinto, que compreenderá a extensão entre o km 126,1 e o futuro km 134,7, propiciará, além de agilidade no deslocamento, mais conforto e segurança aos usuários.

O empreendimento contempla pistas duplas, com duas faixas de rolamento e acostamento nos dois sentidos (litoral e Campos do Jordão), que serão segregadas por canteiro central de 11 metros de largura. Toda nova infraestrutura viária será devidamente sinalizada, com placas e sinalização de solo, e contará com dispositivos de segurança, como defensas metálicas.

Tamanha complexidade do prolongamento da rodovia Carvalho Pinto se reflete na quantidade de obras de artes especiais contempladas na obra. Ao todo, são 15: 02 túneis, 05 pontes e 02 passagens inferiores e 06 viadutos. Desses dispositivos, os 02 túneis e 02 viadutos estão concluídos.

Toda a extensão das novas vias será pavimentada com asfalto ecológico, também conhecido como asfalto borracha, que reutiliza pneus inservíveis. Ao todo, mais de 12 mil pneus que poderiam estar prejudicando o meio ambiente serão reaproveitados.

Números interessantes da obra

Quando da conclusão do prolongamento, cerca de 3 milhões de metros cúbicos de terra terão sido removidos, o equivalente a 250 mil caminhões carregados. Desse montante, mais de 2,680 milhões de metros cúbicos terão sido destinados a aterros necessários para nivelar o curso da rodovia – minimizar aclives e declives. Esse volume de terra encheria mais de mil piscinas olímpicas.

Para esse trabalho grandioso, além de 100 caminhões basculantes e 20 escavadeiras hidráulicas, 20 equipamentos ultra potentes do tipo Motoscraper foram utilizados. A motoscraper atende à necessidade de empreendimentos como o prolongamento da rodovia Carvalho Pinto, que exigem movimentação de grande volume de terra, pois ao mesmo tempo que escava o terreno também armazena o material que é deslocado para execução do aterro. Entre os equipamentos de compactação de aterro, estão também dois rolos compactadores de alta produtividade, que desenvolvem velocidade de 60 km/h.

Confira outros números curiosos desse empreendimento (referente à obra concluída):

Quantidade de material

6,2 mil metros de estacas para sustentação das obras de artes especiais;

Proporção equivalente

7,5 vezes a altura do Corcovado (RJ);

Quantidade de material

2,683 milhões de m³ de terra reutilizados em aterro;

Proporção equivalente

15 estádios da Vila Belmiro (Santos, SP);

Quantidade de material

31.498 m³ de concreto;

Proporção equivalente

Cerca de 4 mil betoneiras que em fila dariam 18 voltas do estádio do Maracanã;

Quantidade de material

2,616 milhões de quilos de aço;

Proporção equivalente

Transformados em barras, seria correspondente a 34 vezes a distância entre São Paulo e Rio de Janeiro.

Local:

Taubaté.

Estágio da obra: Em andamentos as obras de terraplanagem, drenagem, contenções e obras de arte especiais.

Porcentagem de avanço físico: 63,85% (até 07/08/2017).

Descritivo da principal obra entregue em 2016

Recuperação de pavimento com a utilização de base com asfalto espumado

A Ecopistas aplica a técnica desenvolvida especialmente para a concessionária e utilizada de forma pioneira em rodovias com alto volume de tráfego no Brasil para recuperação das estradas: a reciclagem de pavimento a frio com asfalto espumado.

O produto aplicado na via é feito a partir da mistura de concreto asfáltico de petróleo (CAP), material fresado, água e ar. O CAP - à temperatura de 170ºC - é combinado com água e ar, em temperatura ambiente. Essa massa expande, transforma-se em uma espuma que envolve uma mistura de pó de pedra, cal e fresado – pavimento deteriorado retirado da rodovia -, formando o asfalto espuma.

Todo o processo de produção é realizado às margens da rodovia, em uma usina itinerante, alocada nas proximidades de onde o asfalto espuma deve ser aplicado. O material é ideal para rodovias com alto volume de tráfego, como é o caso do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, pois reduz o tempo de fechamento das faixas de rolamento para as obras e permite a liberação da via imediatamente após a conclusão do serviço.

Com a realização da recuperação do pavimento utilizando a técnica inovadora, a camada de rolagem permanece em condições ideais de uso por mais tempo. O material é aplicado em camadas mais profundas, a 30 centímetros da base. Em seguida, também é aplicada a camada asfáltica. Desta forma, as grandes intervenções para troca completa do pavimento tornam-se menos frequentes.

Desde novembro de 2011, quando foram realizados os primeiros testes no corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, o procedimento tem contribuído para a redução dos resíduos gerados pela concessionária e, consequentemente, diminuído os impactos no meio ambiente, já que todo o material é reutilizado.

A utilização da reciclagem de pavimento a frio com asfalto espumado, rendeu à Ecopistas o reconhecimento na categoria Inovação do Prêmio Concessionária do Ano 2015, concedido pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Locais:

Rodovia Hélio Smidt – km 0 ao km 2,4, pistas norte e sul.

Rodovia Ayrton Senna – km 11 ao km 19, pista leste.

Rodovia Ayrton Senna – km 55 ao km 61, pista leste.

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