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17 de dezembro de 2020
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Dados Técnicos

Eco135

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO

Implantação de 110 km de faixas adicionais (2020 a 2038) na BR-135 (entre os km 488+100 e 546+800)

Local: Diversos municípios do estado de Minas Gerais
Investimento: R$ 131 milhões
Tipo: Implantação
Avanço físico: Em andamento (em outubro de 2020, foram entregues 14,5 km de faixas adicionais entre o km 488+100 e o 546+800 da BR-135, com previsão de construção de mais 40,5 km de faixa adicional até 2023, perfazendo um total de 55 km)
Benefícios: Destinada ao tráfego de veículos lentos, a faixa adicional é uma faixa extra implantada do lado direito da faixa de rolamento, possibilitando maior fluidez, segurança e conforto aos usuários da rodovia.

PRINCIPAIS PROJETOS PARA 2021

136 km de duplicações na BR-135 (entre os km 367,6 e 668,8).

Local: Diversos municípios do estado de Minas Gerais
Investimento: R$ 442 milhões
Tipo: Duplicação
Benefícios: Os serviços de duplicação a serem executados proporcionarão condições para a fluidez do tráfego, gerando segurança e conforto para os usuários, bem como durabilidade para a rodovia existente. Além disso, serão implantadas pistas novas que atendam a essas mesmas características.
Avanço físico: N/A

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Recuperação do sistema rodoviário nos elementos (pavimento, Obras de Arte Especiais e correntes, sinalização horizontal e vertical, terraplenos e estruturas de contenção e elementos rodoviários de proteção e segurança).

Local: Diversos municípios do estado de Minas Gerais (Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto, Curvelo, Inimutaba, Cordisburgo, Paraopeba e Caetanópolis)


PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO

Implantação de 110 km de faixas adicionais (2020 a 2038) na BR-135 (entre os km 488+100 e 546+800)

Local: Diversos municípios do estado de Minas Gerais
Investimento: R$ 131 milhões
Tipo: Implantação
Avanço físico: Em andamento (em outubro de 2020, foram entregues 14,5 km de faixas adicionais entre o km 488+100 e o 546+800 da BR-135, com previsão de construção de mais 40,5 km de faixa adicional até 2023, perfazendo um total de 55 km)
Benefícios: Destinada ao tráfego de veículos lentos, a faixa adicional é uma faixa extra implantada do lado direito da faixa de rolamento, possibilitando maior fluidez, segurança e conforto aos usuários da rodovia.

PRINCIPAIS PROJETOS PARA 2021

136 km de duplicações na BR-135 (entre os km 367,6 e 668,8).

Local: Diversos municípios do estado de Minas Gerais
Investimento: R$ 442 milhões
Tipo: Duplicação
Benefícios: Os serviços de duplicação a serem executados proporcionarão condições para a fluidez do tráfego, gerando segurança e conforto para os usuários, bem como durabilidade para a rodovia existente. Além disso, serão implantadas pistas novas que atendam a essas mesmas características.
Avanço físico: N/A

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Recuperação do sistema rodoviário nos elementos (pavimento, Obras de Arte Especiais e correntes, sinalização horizontal e vertical, terraplenos e estruturas de contenção e elementos rodoviários de proteção e segurança).

Local: Diversos municípios do estado de Minas Gerais (Montes Claros, Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Joaquim Felício, Buenópolis, Augusto de Lima, Corinto, Curvelo, Inimutaba, Cordisburgo, Paraopeba e Caetanópolis)
Investimento: R$ 77.000.000
Tipo: Manutenção
Avanço físico: Em andamento

VALORES INVESTIDOS EM 2019/2020

  • Volume de recursos próprios:
  • 2019: R$ 117,7 milhões
  • 2020: R$ 51,1 milhões (primeiros 9 meses)
  • Volume financiado: R$ 106,6 milhões (BNDES)

DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO

Manutenção de vias R$ 1 bilhão
Ampliação ou duplicação de vias R$ 980 milhões
Novas Obras de Arte Especiais R$ 27 milhões
Manutenção de Obras de Arte Especiais R$ 27 milhões
Segurança e atendimento ao usuário R$ 270 milhões
Trabalhos iniciais R$ 39 milhões
Gestão ambiental R$ 15 milhões
Veículos, equipamentos e sistemas R$ 99 milhões

Nota: Os valores de manutenção das vias e trabalhos iniciais são referentes aos demais elementos rodoviários. As obras de arte especiais estão apartadas em tópico próprio. Demais elementos: pavimento, sinalização horizontal e vertical, elementos de proteção e segurança, terraplenos e estruturas de contenção, drenagem e obras de arte corrente.

PLANO DE INVESTIMENTOS

  • Responsável pelo “Lote BR-135”: constituído pelas Rodovias BR-135 (km 367,6 ao 668,8), MG-231 (km 41 ao 63,6) e LMG-754 (km 2,8 ao 42,9), a concessionária investirá um montante de R$ 2,2 bilhões em 30 anos, em frentes de recuperação e manutenção, frentes de melhorias operacionais e de ampliação da capacidade e manutenção de nível de serviço, frentes de conservação e frentes de serviços operacionais.

FATOS MARCANTES

  • Nos primeiros nove meses de concessão, no período de julho 2018 a março 2019, foi realizado um extenso pacote de melhorias que levou aos 364 km da BR-135, MG-231 e LMG-754, de Montes Claros a Curvelo, as mesmas condições de segurança e trafegabilidade já verificadas nas demais rodovias administradas pelo Grupo EcoRodovias.
  • Inauguração das Praças de Pedágio: a cobrança dos pedágios foi autorizada após a conclusão integral dos trabalhos iniciais.
  • Nova sede: no dia 5 de maio de 2020, foi inaugurada a nova sede da ECO135.
  • Implantação de 14,460 km de faixas adicionais entre o km 488+100 e o 546+800 da BR-135.
  • Em outubro 2020, a ECO135 inaugurou 11 segmentos de faixas adicionais, distribuídos em dois trechos homogêneos da BR-135, abrangendo os municípios de Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício.
INVESTIMENTOS TOTAL
Trabalhos iniciais 41,9 milhões
Recuperação 406,5 milhões
Manutenção 686,3 milhões
Obras de ampliação 988,5 milhões
Gestão ambiental 16,4 milhões
Veículos, equipamentos e sistemas 100,4 milhões
Desapropriações 28,3 milhões
TOTAL 2,2 bilhões

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