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Revista GC - Ed.98 - Nov/Dez 2021
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Dados Técnicos

Eco 135

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO

Duplicações em 136 km

Local: BR-135 (MG), entre o km 668,8 (Curvelo) e 574,5 (Corinto), e entre o km 410 (Bocaiúva) e 367,6 (Montes Claros)
Investimento: 482 milhões (base setembro de 2021)
Tipo: Ampliação
Avanço físico: Em andamento
Benefício: Os serviços de duplicação a serem executados proporcionarão melhores condições para a fluidez do tráfego, gerando segurança e conforto para os usuários bem como durabilidade para a rodovia existente. Além disso, serão implantadas pistas novas, que atendam a essas características

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2020/2021)
Implantação de 110 km de faixas adicionais (2020 a 2038)
Local: BR-135 (MG), entre o km 440 e 487– entre Bocaiúva e Joaquim Felício (entregues em 2021)
Investimento: R$ 36 milhões
Tipo: Ampliação
Benefício: Destinada ao tráfego de veículos lentos, a faixa extra implantada ao lado da faixa de rolamento possibilita maior fluidez, segurança e conforto aos usuários da rodovia. Além dos 14 km de faixas adicionais já implantados em 2020, serão implantados mais 16,3 km em 8 pontos da BR-135, entre o km 440 (Bocaiúva) e 487 (Joaquim Felício), totalizando 30,3 km até o fim de 2021. Até 2023, a concessionária entregará 55 km de faixas adicionais aos usuários

PRINCIPAL PROJETO PARA 2022
Contorno Leste e Norte
Local: Montes Claros (MG)
Investimento: R$ 204 milhões
Tipo: Ampliação
Escopo: As obras serão divididas em trechos, incluindo o Anel Viário Leste, com 12,1 km


PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO

Duplicações em 136 km

Local: BR-135 (MG), entre o km 668,8 (Curvelo) e 574,5 (Corinto), e entre o km 410 (Bocaiúva) e 367,6 (Montes Claros)
Investimento: 482 milhões (base setembro de 2021)
Tipo: Ampliação
Avanço físico: Em andamento
Benefício: Os serviços de duplicação a serem executados proporcionarão melhores condições para a fluidez do tráfego, gerando segurança e conforto para os usuários bem como durabilidade para a rodovia existente. Além disso, serão implantadas pistas novas, que atendam a essas características

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2020/2021)
Implantação de 110 km de faixas adicionais (2020 a 2038)
Local: BR-135 (MG), entre o km 440 e 487– entre Bocaiúva e Joaquim Felício (entregues em 2021)
Investimento: R$ 36 milhões
Tipo: Ampliação
Benefício: Destinada ao tráfego de veículos lentos, a faixa extra implantada ao lado da faixa de rolamento possibilita maior fluidez, segurança e conforto aos usuários da rodovia. Além dos 14 km de faixas adicionais já implantados em 2020, serão implantados mais 16,3 km em 8 pontos da BR-135, entre o km 440 (Bocaiúva) e 487 (Joaquim Felício), totalizando 30,3 km até o fim de 2021. Até 2023, a concessionária entregará 55 km de faixas adicionais aos usuários

PRINCIPAL PROJETO PARA 2022
Contorno Leste e Norte
Local: Montes Claros (MG)
Investimento: R$ 204 milhões
Tipo: Ampliação
Escopo: As obras serão divididas em trechos, incluindo o Anel Viário Leste, com 12,1 km de extensão, sendo 2,2 km a serem construídas e 9,9 km de rodovia existente e passível de melhoramento. Já o segundo tramo, no Anel Viário Norte, possui extensão estimada de aproximadamente 10 km, ligando a BR-251 e a BR-135, no sentido Norte
Benefício: Considerado o 2º maior entroncamento rodoviário do país, a obra representa uma integração logística importante entre a BR-135, BR-365 e BR-251, potencializando a retirada do tráfego de veículos pesados de trechos urbanos, além de possibilitar uma melhoria logística para as indústrias da região

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Lote de 14 passarelas de pedestres (até 2023)
Local: Bocaiúva / Buenópolis / Augusto de Lima (MG)
Investimento: 30 milhões (base setembro de 2021)
Tipo: Ampliação
Avanço físico: Em andamento
Escopo: Já estão em fase de execução as passarelas no km 409+870 (Bocaiúva), km 510+580 (Buenópolis) e km 540+170 (Augusto de Lima)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Restauração de pavimento
Local: Curvelo e Montes Claros (MG)
Investimento: R$ 382 milhões (base setembro de 2021)
Tipo: Manutenção
Avanço físico: Em andamento
Benefício: Desde março de 2021, a concessionária realiza ações de reabilitação do pavimento, envolvendo reparos superficiais e profundos, para prolongamento da vida útil das rodovias. Até o momento, já foram reabilitados mais de 41 km de pista

VALORES INVESTIDOS EM 2020/2021
• Volume de recursos próprios:
2020: 42%
2021: 22% (até setembro)
• Volume financiado: (BNDES)
2020: 58%
2021: 78% (até setembro)

PLANO DE INVESTIMENTO
Responsável pelo Lote BR-135 – constituído pelas rodovias BR-135 (do km 367,65 ao 668,85), MG-231 (do km 41,00 ao 63,65) e LMG-754 (do km 2,85 ao 42,95) – a concessionária investirá R$ 2.467.904.248 (base setembro de 2021) em 30 anos, incluindo frentes de recuperação e manutenção, melhorias operacionais, ampliação da capacidade e manutenção de nível de serviço, sendo:

FATOS MARCANTES

  • Em abril, a concessionária deu início às obras de duplicação e ampliação da Nova BR-135. A solenidade marcou o lançamento oficial da obra, representado simbolicamente pela pedra fundamental e o plantio da muda de Ipê, árvore nativa da região, caracterizando o compromisso em construir uma rodovia sustentável. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0dQt_WflOxg
  • Em julho, a concessionária completou três anos de concessão das rodovias BR-135, MG-231 e LMG-754, entre Curvelo e Montes Claros (MG). Durante o período, investiu em modernização, melhorias, ampliações e serviços operacionais previstos no contrato de concessão, com o objetivo de restabelecer as condições de segurança viária, melhorar a fluidez do tráfego e reduzir o número de acidentes. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DQaGxKuxMxk
  • Em setembro, o governo do estado autorizou a inclusão dos trechos leste e norte do Anel Viário de Montes Claros ao contrato de concessão da concessionária, que administra as rodovias BR-135, LMG-754 e MG-231. Estima-se que a implantação e execução da obra atinjam R$ 204 milhões em investimentos. A previsão para o início das obras é 2022. Maquete eletrônica: https://www.youtube.com/watch?v=EV8oYPshl_g
  • Neste ano, a concessionária desenvolveu um novo equipamento de segurança viária ao associar um simulador de impacto à realidade virtual, tornando-se a primeira do país a utilizar a tecnologia. O objetivo é conscientizar os usuários quanto à importância do uso do cinto de segurança em todos os passageiros, inclusive no banco traseiro. Com a utilização de óculos com realidade virtual, o simulador reproduz a tentativa de uma ultrapassagem perigosa em local não permitido, resultando em colisão frontal. Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=v0RpkdiEZd8&t=1s
  • Maquetes de obras:https://www.youtube.com/watch?v=6e1hAe3GQ3w&t=378s|https://www.youtube.com/watch?v=EV8oYPshl_g&t=1s

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