P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.67 - Março 2016
Voltar
Energia - Especial Belo Monte

Desvio do rio, um marco histórico

O enchimento dos Reservatórios Xingu (principal e intermediário), por meio do desvio das águas pelo Canal de Derivação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, foi iniciado em 13 de dezembro e concluído em 13 de fevereiro. Com isso, se concluiu um dos mais importantes marcos de uma obra hidrelétrica, sobretudo da usina de Belo Monte, após tantas idas e vindas.

O trabalho foi finalizado 82 dias após a emissão da Licença de Operação pelo Ibama em 24 de novembro de 2015.  A partir daí começou a remoção da barreira de solo (ensecadeira) que separa o Canal de Derivação de Belo Monte do Reservatório Xingu, formado no leito do rio. A operação nivela a água dos dois reservatórios na cota 97 metros acima do nível do mar, nível operacional para a geração de energia na hidrelétrica. Com parte da ensecadeira removida, o Rio Xingu já está conectado ao Canal de Derivação, obra com 20 km de extensão, 25 metros de profundidade, 200 metros de largura na base e 300 metros de largura média entre as margens. Concluído em novembro de 2015, o canal conduz a água até o Reservatório Inter


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.