O Brasil é visto hoje como um grande canteiro de obras, pelo volume de empreendimentos em fase de desenvolvimento ou previstos para acontecer nos próximos anos. De acordo com levantamento realizado recentemente pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema), até 2016 estão programadas mais de 9.500 obras de infraestrutura, que exigirão investimentos da ordem de R$ 1,2 trilhão. Mas não se trata apenas de grandes obras de hidrelétricas, refinarias, ferrovias, portos, aeroportos, metrôs e estádios de futebol. Estão previstas inúmeras obras que deverão prover as cidades dos meios que assegurem às suas populações benefícios fundamentais como saneamento básico, transporte de qualidade, lazer e segurança.
Esse cenário, que põe toda a cadeia da construção no centro de um novo ciclo de desenvolvimento do País, estará bem representado na Construction Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura, que será realizada de 10 a 13 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento inaugura um novo conceito em event
O Brasil é visto hoje como um grande canteiro de obras, pelo volume de empreendimentos em fase de desenvolvimento ou previstos para acontecer nos próximos anos. De acordo com levantamento realizado recentemente pela Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema), até 2016 estão programadas mais de 9.500 obras de infraestrutura, que exigirão investimentos da ordem de R$ 1,2 trilhão. Mas não se trata apenas de grandes obras de hidrelétricas, refinarias, ferrovias, portos, aeroportos, metrôs e estádios de futebol. Estão previstas inúmeras obras que deverão prover as cidades dos meios que assegurem às suas populações benefícios fundamentais como saneamento básico, transporte de qualidade, lazer e segurança.
Esse cenário, que põe toda a cadeia da construção no centro de um novo ciclo de desenvolvimento do País, estará bem representado na Construction Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura, que será realizada de 10 a 13 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. O evento inaugura um novo conceito em eventos na área de construção, engenharia e infraestrutura no Brasil. Mais do que uma feira convencional, onde são vendidos espaços para a comercialização de produtos e serviços, a Construction Expo 2011 terá como foco a divulgação de soluções integrais para a melhoria da qualidade de vida nos grandes centros urbanos.
De um total de 33,4 mil m2 do espaço útil da feira, nada menos que 8,2 mil m2 – o equivalente a 25% da área útil – estarão reservados para os projetos especiais de engenharia, em diversos setores, envolvendo toda a cadeia de produção da construção.
Serão sete salões temáticos que focalizarão grandes projetos de engenharia em desenvolvimento no País: Vila do Aço, Salão do Trem de Alta Velocidade, Salão da Energia, Salão da Inovação, Salão da Sustentabilidade, Salão da Copa de 2014 e Mostra de Equipamentos para Pequenos Canteiros Urbanos. Apresentados de forma interativa, com a utilização dos mais modernos recursos da informática, os projetos recriarão cenários “reais” onde será possível identificar as novas tendências da engenharia, novos materiais, tecnologias de ponta, métodos construtivos inovadores e recursos voltados para a preservação do meio ambiente.
De acordo com Afonso Mamede, presidente da Sobratema, a Construction Expo 2011 acontece em um momento especial e atendendo a uma demanda do próprio mercado: reunir em um só evento os mais diversos players desse cenário, de forma a dar uma dimensão real e completa do momento em que estamos vivendo. “Nossa idéia principal é integrar os diferentes fornecedores dessa cadeia e, ao mesmo tempo, levar o grande público, a sociedade, para dentro do canteiro de obras desses empreendimentos que estão mudando a face do Brasil”, afirma.
Planejada para ter o máximo de interatividade com os visitantes, com a utilização dos mais modernos recursos da informática e da comunicação, a mostra, nos salões temáticos, recriará em diversos ambientes os cenários nos quais será possível identificar as novas tendências da engenharia, os novos materiais, tecnologias, métodos construtivos inovadores e recursos voltados para a preservação do meio ambiente. Com todos esses recursos, a Construction Expo 2011 pretende ser o evento ideal para todo público que tenha relação direta com a área de infraestrutura, como engenheiros, projetistas, construtores, profissionais e empresários da área de máquinas e equipamentos, de insumos para a construção, além de gestores públicos.
Vila do aço
Num espaço de 2 mil m2 o público visitante da Construction Expo 2011 encontrará a Vila do Aço. Projeto concretizado a partir de uma parceria com o Instituto Aço Brasil (IABr), recriará uma localidade com as soluções em estruturas metálicas para a construção de casas, prédios, coberturas, passarelas e outros equipamentos urbanos. Tudo feito em tamanho que configura a realidade.
O espaço servirá perfeitamente para que empreendedores, arquitetos, engenheiros e demais profissionais ligados à construção conheçam todo o potencial do aço aplicado em construção. A concepção do estande inovador conta com o patrocínio da ArcelorMittal, CSN, Gerdau, Sinobras, Usiminas, V&M do Brasil e Votorantim Siderúrgica.
Trem de alta velocidade
Junto com empresas que são potenciais fornecedores de materiais, equipamentos e insumos para o projeto do TAV brasileiro, o visitante encontrará no Salão do Trem de Alta Velocidade uma mesa dotada de recursos virtuais que permitirá visualizar detalhes de diversos trechos do seu futuro trajeto entre Campinas e Rio de Janeiro. Assim, ele poderá, por exemplo, com um simples toque numa tela, ter acesso a uma série de informações referentes a volume de concreto empregado num determinado trecho da ferrovia, quantidade de trilhos instalados, movimentação de terra, tipo de rocha a ser perfurada para a construção de túneis, volume de ferro usado na construção de um viaduto ou ponte e até a velocidade programada para o trem em certos trechos da ferrovia.
No mesmo espaço destinado ao projeto do TAV brasileiro, cuja estrutura do estande será montada com trilhos ferroviários, o visitante terá ainda uma área especial na qual acontecerá uma série de palestras e debates. As discussões serão sobre detalhes do sistema, as tecnologias disponíveis e os avanços em termos de engenharia que a obra permitirá no seu possível traçado. O Salão do TAV conta com o apoio da Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária.
Salão da copa de 2014
Entre todos os projetos especiais da Construction Expo 2011, o que certamente atrairá especial interesse do público será o salão temático da Copa do Mundo de 2014. O estande montado no local terá 2 mil m² e simulará a metade de uma arena de futebol, incluindo tudo o que tem num estádio de verdade. Assim, haverá arquibancadas, camarotes, telões de alta definição, equipamentos de segurança, gramados, vestiários, itens de iluminação, alambrados, sistemas de drenagem e cobertura. Todos esses elementos estarão dispostos de maneira a levar o visitante a ter a sensação de estar efetivamente dentro de um estádio preparado para receber um jogo da Copa.
Além de tudo isso, haverá dentro da estrutura uma mesa digital touch screen, com recursos interativos, que possibilitará, mediante um simples toque, acessar os detalhes de cada um dos projetos dos estádios da Copa de 2014. Assim, será possível conhecer seus diferenciais e também os desafios de engenharia de cada uma das arenas que serão erguidas em todo o País. As informações que aparecerem na mesa serão também projetadas em um telão, para que sejam acompanhadas simultaneamente pelo maior número de visitantes. O projeto dedicado às arenas desportivas é resultado de uma parceria com a Mandarim Comunicação e conta com a participação decisiva do Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva, entidade que atualmente reúne 20 mil empresas de todo o País e que terá papel decisivo nas obras da Copa de 2014.
Salão da energia
O visitante poderá, ainda, conhecer em profundidade os desafios representados para a engenharia e a tecnologia de construção de um dos maiores empreendimentos de energia do mundo, a Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Será possível, por meio de maquetes, fotos e vídeos, conhecê-la desde sua concepção, passando pelos desafios e sua capacidade de geração, assim como pelas medidas de redução do impacto ambiental que uma obra desse porte provoca.
Também haverá no Salão da Energia um espaço dedicado especialmente a projetos de fontes de energia renováveis. Nesse aspecto, a feira destacará as inovações na área de energia eólica e também as iniciativas ligadas às pesquisas sobre células fotovoltaicas, aquelas que transformam a luz solar diretamente em eletricidade. No caso da eólica, o estande será ornamentado com uma pá dos gigantes moinhos tão característicos das usinas de geração de energia a partir do vento. Lá, o visitante encontrará informações e detalhes sobre o atual estágio dos projetos desse tipo de energia no Brasil, assim como seus desafios e avanços.
Mostra de equipamentos para pequenos canteiros urbanos
Embora seja focada em grandes projetos e megaconstruções, a Construction Expo 2011 também reservará um espaço considerável para aqueles equipamentos de menores dimensões e que são indispensáveis nas pequenas obras, desde um condomínio, por exemplo, até os serviços de manutenção em obras urbanas, como telefonia, energia, pavimentação ou saneamento.
Neste Salão, o visitante encontrará pequenos tratores, perfuratrizes, pás carregadeiras de pequeno porte (ou bob cat), pequenos misturadores de concreto, correias transportadoras, empilhadeiras, mini guindastes, entre outros. Além da exposição dos equipamentos, haverá ainda uma área própria para apresentações dinâmicas dos equipamentos. Assim, será possível verificar o real funcionamento e desempenho de inúmeras máquinas e equipamentos de pequeno porte.
O evento promovido pela Sobratema também reservará áreas para dois importantes salões temáticos, o da INOVAÇÃO e o da SUSTENTABILIDADE. No primeiro, empresas, universidades, centros de pesquisas, incubadoras científicas e empresas de alta tecnologia apresentarão seus mais recentes projetos ligados à área de construção. Empresas como a Petrobrás e entidades ligadas à ciência, como a Anpei – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, entre outras, estão sendo convidadas para integrar um grande estande divulgando seus projetos inovadores. Já o SALÃO DA SUSTENTABILIDADE se concentrará na exibição dos aspectos de preocupação com o impacto ambiental dos grandes projetos nas áreas de energia, saneamento, prospecção de petróleo, entre outras.
Para Mário Humberto Marques, vice-presidente da Sobratema, “o cenário é formidável e com grandes oportunidades de negócios. O mundo inteiro quer saber o que está acontecendo no Brasil”. Ele acredita que a nova feira deverá atrair um público da ordem de 25 mil visitantes.
A Construction Expo 2011, que será realizada simultaneamente à M&T Peças e Serviços, no Centro de Exposições Imigrantes, conta com o apoio de algumas das maiores empresas de construção e engenharia, mineração e rental de equipamentos no Brasil, tais como Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Construtora Barbosa Mello, Carioca Engenharia, Entersa, EPC, CR Almeida, GDK, Ivaí, Odebrecht, Terrabras, U&M, Vale, Yamada Gold, Ytaquiti, Intech Engenharia, EIT, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Paranasa, Toniolo, Busnello, Escad Rental, Fundsolo e Loctrator.
Conta ainda com o apoio institucional de entidades setoriais como a Abdib, Abemi, Abifer, Secovi, Sinaenco, Apeop, Sinicesp, Fiesp, IABr, ABMS, Abcem, Ibracon, ABTC, Abitam, Abef, ABCE, Asbea e Sicepot-MG.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade