PRINCIPAL PROJETO
Porto Alegre Airport
DADOS TÉCNICOS
Local: Porto Alegre (RS)
Tipo: Infraestrutura aeroportuária
Área Construída: 73,1 mil m² (Novo Terminal e Retrofit) / 131,57 mil m² (Nova Pista de Pouso e Decolagem e Taxiways)
Volume de concreto: 80,7 mil m³
Investimento: Não divulgado
Entrega: 2022
Estágio da obra: Concluída
Diferencial técnico: Basicamente, o escopo do consórcio (formado pelas construtoras HTB, Tedesco e Barbosa Mello) compreendeu a adequação do Projeto Básico, execução da totalidade dos projetos executivos, serviços de suprimentos e construção, comissionamento e operação assistida
DESCRITIVO DE SOLUÇÕES
- Inovação: As inovações feitas com a modelagem em BIM 4D foram peças-chave para a otimização de tempo e custos, resultando em qua
PRINCIPAL PROJETO
Porto Alegre Airport
DADOS TÉCNICOS
Local: Porto Alegre (RS)
Tipo: Infraestrutura aeroportuária
Área Construída: 73,1 mil m² (Novo Terminal e Retrofit) / 131,57 mil m² (Nova Pista de Pouso e Decolagem e Taxiways)
Volume de concreto: 80,7 mil m³
Investimento: Não divulgado
Entrega: 2022
Estágio da obra: Concluída
Diferencial técnico: Basicamente, o escopo do consórcio (formado pelas construtoras HTB, Tedesco e Barbosa Mello) compreendeu a adequação do Projeto Básico, execução da totalidade dos projetos executivos, serviços de suprimentos e construção, comissionamento e operação assistida
DESCRITIVO DE SOLUÇÕES
- Inovação: As inovações feitas com a modelagem em BIM 4D foram peças-chave para a otimização de tempo e custos, resultando em qualidade que superou as expectativas do cliente
- Foi utilizado sistema BIM na fase de engenharia e execução de obras para integrar todas as plataformas e disciplinas, proporcionando maior controle da produção, agilidade e verificação de interferências previamente à execução, mitigando ao máximo os retrabalhos
- Para os projetos executivos, o BIM possibilitou maior detalhamento conceitual, eliminação de interferências interdisciplinares e facilidade de compatibilização dos diferentes tipos de projetos, resultando em alta produtividade, execução dentro do prazo e orçamento estimado, além da facilidade de adaptação das modificações de sistemas executivos e de projetos, contribuindo também para uma melhor gestão do empreendimento, minimização de interrupções de fluxo de trabalho, sincronismo entre transporte, produção de peças, otimizações de equipamentos, compartilhamento das informações durante a definição das estratégias de execução em obra e garantia na qualidade do produto
- Planejamento: Com o aeroporto em funcionamento, foi necessária a implantação do sistema de gestão integrada no empreendimento, para que todos os desafios fossem sanados, atendendo os requisitos de qualidade e orçamento previstos
- O sistema geriu controle de materiais aplicados na obra, verificação e liberação dos serviços executados, acabamentos em geral e outros
- Qualidade urbana: Os investimentos para o projeto de modernização e ampliação do POA Airport visaram transformar o Aeroporto em um hub internacional, inclusive para o transporte de cargas, impulsionando a economia local e se tornando um elo para países da América e Europa
- Projeto: Para garantir aderência ao projetado, a equipe multidisciplinar de ATO (Assistência Técnica de Obra), formada por profissionais sêniores, esteve presente durante a construção, agilizando o esclarecimento de dúvidas, alinhando soluções técnicas, resolvendo os problemas executivos e mantendo uma comunicação rápida e alinhada com a equipe de engenharia, construção e contratos
- Uso de materiais: Além do BIM, destacam-se outros pontos inovadores, como:
- Adoção de pilares em peças únicas ao longo dos 5 pavimentos, vigas, lajes e painéis de fachada seccionados eixo a eixo no Edifício Garagem
- Utilização de membranas tipo TPO-PVC na cobertura em toda a área de ampliação do Terminal de Passageiros, proporcionando impermeabilização e isolamento térmico/acústico da cobertura, além de permitir menor inclinação do telhado, com garantia de estanqueidade de 25 anos para o empreendimento