P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.82 - Agosto 2017
Voltar
Rodovias

Concessionária Rodovia dos Tamoios

Descritivo da principal obra em execução

Obra: duplicação das pistas no trecho de Serra

As obras de duplicação do trecho da Serra da Rodovia dos Tamoios (SP-099) tiveram início em dezembro de 2015. Essas obras são consideradas de alta complexidade e contemplam a construção de cerca de 2,5 quilômetros de pontes e viadutos, além de mais de 12 quilômetros de túneis, tendo um deles 3,67 quilômetros ininterruptos - um dos maiores do Brasil.

Com traçado moderno, a pista contará com declividade limitada a 5%, curvas menos acentuadas e mais seguras, e faixas de rolamento mais largas. Também serão implantados túneis laterais que servirão de rota de fuga e atendimento de emergência.

Todo o projeto de engenharia foi concebido de forma a minimizar os impactos ambientais, com cerca de 70% do trecho composto por túneis e viadutos. Durante a construção, será utilizado um equipamento similar a um teleférico para realizar o transporte de materiais e de pessoas, evitando a abertura de acessos dentro da mata.

Por estar dentro de uma das mais sensíveis regiões ecológicas do Estado de São Paulo e com fauna e flora rema


Descritivo da principal obra em execução

Obra: duplicação das pistas no trecho de Serra

As obras de duplicação do trecho da Serra da Rodovia dos Tamoios (SP-099) tiveram início em dezembro de 2015. Essas obras são consideradas de alta complexidade e contemplam a construção de cerca de 2,5 quilômetros de pontes e viadutos, além de mais de 12 quilômetros de túneis, tendo um deles 3,67 quilômetros ininterruptos - um dos maiores do Brasil.

Com traçado moderno, a pista contará com declividade limitada a 5%, curvas menos acentuadas e mais seguras, e faixas de rolamento mais largas. Também serão implantados túneis laterais que servirão de rota de fuga e atendimento de emergência.

Todo o projeto de engenharia foi concebido de forma a minimizar os impactos ambientais, com cerca de 70% do trecho composto por túneis e viadutos. Durante a construção, será utilizado um equipamento similar a um teleférico para realizar o transporte de materiais e de pessoas, evitando a abertura de acessos dentro da mata.

Por estar dentro de uma das mais sensíveis regiões ecológicas do Estado de São Paulo e com fauna e flora remanescentes da Mata Atlântica, a obra tem como Partes Interessadas (Stackholders) o ICMBio, o Ibama, a Fundação Florestal de São Paulo, a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP, o Departamento de Fauna - DeFau e todas as demais Secretarias de Meio Ambiente das cidades lindeiras ao empreendimento. Há também as ONGs e a população, que acompanham as ações da empresa pelo site Tamoios (http://www.concessionariatamoios.com.br/ ) e pelos meios de comunicação. Além, é claro, da Artesp, que é a agência reguladora que representa os interesses do Poder Concedente.

A obra é fundamental para a competitividade dos produtos brasileiros, geração de empregos e dinamização econômica da região. É uma obra estratégica, que permitirá a redução dos custos logísticos para o comércio nacional e internacional.

Para a realização das obras, as contratações priorizam trabalhadores da região do Litoral Norte e Vale do Paraíba, com expectativa de gerar 2.500 empregos diretos no pico da obra. Atualmente estão trabalhando operação da Rodovia dos Tamoios e na sua duplicação mais de 1.500 pessoas.

A duplicação representa uma significativa mudança na mobilidade e na vida dos cerca de 25 milhões de usuários por ano que vivem, trabalham e usufruem do turismo na região.

Valor da obra: R$ 2,8 bilhões (valores nominais)

Porcentagem do avanço físico (julho/2017): 20%

Descritivo da principal obra entregue em 2016

Obra: implantação de iluminação no trecho de Serra

O sistema de iluminação foi entregue em 20 de fevereiro de 2017, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em evento realizado na Rodovia. Além do governador, prestigiaram o evento membros da diretoria da ARTESP, o Secretário de Logística e Transportes do Estado, autoridades regionais e empregados da Concessionária Tamoios.

A intervenção faz parte do contrato da Concessionária Tamoios, responsável pelo investimento de R$ 8,1 milhões nas obras, e teve fiscalização da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e de todas as autoridades ambientais envolvidas no licenciamento.

O trecho iluminado é do km 64 ao km 80 e conta com 520 postes, 16,9 mil metros de rede elétrica e 517 lâmpadas de led de alto desempenho.

Os motoristas e passageiros que trafegam pela Rodovia dos Tamoios agora contam com o trecho de Serra iluminado, o que oferece mais segurança e conforto em suas viagens noturnas (ver fotos em http://www.concessionariatamoios.com.br/galeria/ver/41 )

Principal projeto para 2018

Continuação da obra de duplicação, explicada no item 2 acima. Essa será a obra prioritária até 2020, quando estará concluída.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade