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Revista M&T - Ed.98 - Nov/Dez 2021
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Dados Técnicos

CCR ViaSul

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO

Duplicação da BR-386 no trecho I, do km 325 ao 345

Local: Marques de Souza / Lajeado (RS)
Investimento: R$ 300 milhões (primeiro trecho)
Tipo: Ampliação
Avanço físico: Em andamento
Escopo: Cerca de 600 trabalhadores diretos e indiretos atuam em 20 frentes da duplicação, exercendo as atividades de supressão vegetal, detonação de rochas, terraplenagem, escavação de material rochoso, drenagem, fabricação de infraestruturas de Obra de Arte Especiais (estacas, vigas) e placas de sinalização vertical. Serão implantadas novas pontes, sendo que a instalação das novas estruturas já acontece em conjunto com as intervenções de drenagem. Até agora, já foram detonados aproximadamente 13,5 mil m³ de rochas. Ao mesmo tempo, as equipes de terraplenagem atuam na colocação e compactação das camadas de aterro de até 8 m de altura em alguns locais. As equipes irão preparar o solo para receber as primeiras camadas do pavimento. Para a realização desses processos, são utilizadas aproximadamente 70 máquinas, entre escavadeiras, rolos pneumáticos, motoniveladoras, guindastes, caminhões, tratores, pás carregadeiras e motosserras

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2020/2021)
Conclusão dos cinco novos acessos na Freeway (BR-290)
Local: Osório (km 4,8) / Santo Antônio da Patrulha (km 32,1) / Gravataí (km 62,6 e 80) / Cachoeirinha (km 83,6) (RS)
Investimento: R$ 500 milhões
Tipo: Melhorias
Benefício: Melhoria da mobilidade na região metropolitana de Porto Alegre, bem como aumento da segurança viária

PRINCIPAL PROJETO PARA 2022
Continuidade das obras de duplicação do trecho I
Escopo: Construção de 13 km de vias marginais, dois ret


PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO

Duplicação da BR-386 no trecho I, do km 325 ao 345

Local: Marques de Souza / Lajeado (RS)
Investimento: R$ 300 milhões (primeiro trecho)
Tipo: Ampliação
Avanço físico: Em andamento
Escopo: Cerca de 600 trabalhadores diretos e indiretos atuam em 20 frentes da duplicação, exercendo as atividades de supressão vegetal, detonação de rochas, terraplenagem, escavação de material rochoso, drenagem, fabricação de infraestruturas de Obra de Arte Especiais (estacas, vigas) e placas de sinalização vertical. Serão implantadas novas pontes, sendo que a instalação das novas estruturas já acontece em conjunto com as intervenções de drenagem. Até agora, já foram detonados aproximadamente 13,5 mil m³ de rochas. Ao mesmo tempo, as equipes de terraplenagem atuam na colocação e compactação das camadas de aterro de até 8 m de altura em alguns locais. As equipes irão preparar o solo para receber as primeiras camadas do pavimento. Para a realização desses processos, são utilizadas aproximadamente 70 máquinas, entre escavadeiras, rolos pneumáticos, motoniveladoras, guindastes, caminhões, tratores, pás carregadeiras e motosserras

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2020/2021)
Conclusão dos cinco novos acessos na Freeway (BR-290)
Local: Osório (km 4,8) / Santo Antônio da Patrulha (km 32,1) / Gravataí (km 62,6 e 80) / Cachoeirinha (km 83,6) (RS)
Investimento: R$ 500 milhões
Tipo: Melhorias
Benefício: Melhoria da mobilidade na região metropolitana de Porto Alegre, bem como aumento da segurança viária

PRINCIPAL PROJETO PARA 2022
Continuidade das obras de duplicação do trecho I
Escopo: Construção de 13 km de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Serão implantados ainda novos dispositivos de segurança, como 50 km de defensa metálica, 9 km de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e vias marginais

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Construção de 32 novas passarelas
Local: Todo o trecho de concessão, passando pelas rodovias BR-101, BR-290, BR-448 e BR-386 (RS)
Investimento: R$ 500 milhões
Tipo: Ampliação
Avanço físico: Em andamento

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Construção de seis novas pontes
Local: Marques de Souza / Lajeado (RS)
Investimento:R$ 300 milhões
Tipo: Ampliação
Avanço físico: Em andamento

VALORES INVESTIDOS EM 2020/2021

  • Volume de recursos próprios: 100%

PLANO DE INVESTIMENTO

  • BR-386: Até 2030, a concessionária irá duplicar mais de 165 km da BR-386, entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, no trecho entre Canoas e Carazinho serão duplicados 225,2 km da rodovia, com 10,2 km de construção de faixas adicionais e 75,5 km de novas vias marginais. Ainda, serão construídos 52 novos acessos, 28 novas interconexões, 27 retornos em nível, 18 novas passarelas, quatro passagens inferiores e 58,3 km de nova iluminação
  • Em toda a concessão: Estão previstos R$ 7,8 bilhões em obras e melhorias e R$ 5,6 bilhões na operação, incluindo duplicação de 225 km de rodovias e construção de 158 km de faixas adicionais, 76 km de vias marginais, 59 novos acessos, 36 interconexões, 32 novas passarelas e 13 passagens inferiores, além de implantação de retornos e instalação de iluminação em 172 km de vias marginais e travessias urbanas

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