DADOS TÉCNICOS
Atuação: Teresina (PI)
Tipo de operação: Subconcessão plena
População atendida: 1 milhão de pessoas
Índice de atendimento:
• Água tratada: 100% da zona urbana da capital (379.399 imóveis)
• Coleta e tratamento de esgoto: 42,6% (101.337 imóveis)
ÁGUA:
• Extensão da rede: 3.142 km
• Quantidade de ETAs: 2 (ETA Norte e ETA Sul)
Capacidade instalada:
• ETAs: 3.400 l/s
• Poços: 690 l/s
Volume de perdas na rede: 36%
ESGOTO:
Extensão da rede: 680 km
Quantidade de ETEs: 23
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DADOS TÉCNICOS
Atuação: Teresina (PI)
Tipo de operação: Subconcessão plena
População atendida: 1 milhão de pessoas
Índice de atendimento:
• Água tratada: 100% da zona urbana da capital (379.399 imóveis)
• Coleta e tratamento de esgoto: 42,6% (101.337 imóveis)
ÁGUA:
• Extensão da rede: 3.142 km
• Quantidade de ETAs: 2 (ETA Norte e ETA Sul)
Capacidade instalada:
• ETAs: 3.400 l/s
• Poços: 690 l/s
Volume de perdas na rede: 36%
ESGOTO:
Extensão da rede: 680 km
Quantidade de ETEs: 23
Capacidade instalada: 482,7 l/s
Método: Sistemas de lagoas e sistemas compactos variados
PRINCIPAL OBRA EM ANDAMENTO
Obra: Esgotamento sanitário
Local: Teresina (PI)
Tipo: Expansão
Investimento: R$ 496,7 milhões (até 2028)
Estágio da obra: Em andamento
Escopo:
• Finalização de 6.724 m de rede coletora de esgoto
• Startup da Elevatória de Esgoto Bruto Aeroporto (de 300 l/s), com 558 ligações
• Execução de 220 km de rede coletora de esgoto
• Execução de 23 estações elevatórias de esgoto
• Execução de 7,1 km de linhas de recalque e execução de 4,2 km de Interceptores
• Ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Pirajá de 115 l/s para 260 l/s
• Implantação de rede e ligação no Bairro Cabral, Condomínio Jardim Club, Condomínio Terrazzo Horizonte e Bairro Centro
• Ampliação da cobertura de abastecimento de água em novos núcleos urbanos, incluídos na última revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e que compreende os núcleos Jordânia, Torrões, Salobro, Santa Helena, Boa Hora, Tabocas e Fazenda Real
• Bairros beneficiados: Alto Alegre, Nova Brasília, Mocambinho, Poti Velho, São Francisco, Mafrense, Água Mineral, Real Copagre, Marquês, Porenquanto, Memorare, Morro da Esperança, Buenos Aires, Cabral, Aeroporto, Itaperu, Primavera, Centro, Vermelha, Macaúba, Monte Castelo, N. Sra. das Graças e Piçarra
Benefícios: A cobertura de esgoto em Teresina saltou de 19% para 43% desde que a concessionária assumiu a responsabilidade pelo serviço, em julho de 2017. A expectativa é de alcançar 59% de cobertura até 2024
• População Atendida: 138.000 habitantes
DEMAIS AÇÕES CONCLUÍDAS
Ação: Projeto Água Legal e Implantação de redes em áreas recém-regularizadas
População atendida: benefício direto a mais de 30 mil habitantes
Benefícios: Desenvolver a relação entre a empresa e os usuários por meio das ações de fiscalização; substituição e instalação de hidrômetros, recadastramento, combate à inadimplência e padronização das ligações
• Desde 2018, já foram executados 277 mil serviços (dado até 2023), incluindo instalação de HD, substituição de HD, padronização de cavalete e verificação cadastral
• Ações de fiscalização resultaram na identificação de 76 mil fraudes ao sistema (dado até 2023)
• Execução de mais de 78,8 mil m de rede de abastecimento de água e implantação de 9.000 ligações domiciliares em áreas vulneráveis
Ação: Operação de Núcleos Urbanos em 2021 (Cerâmica Cil, Taboca e Usina Santana) e assunção de novos núcleos em 2022 (Boa Hora, Santa Helena, Torrões, Salobro e Jordânia)
População atendida: aproximadamente 9 mil habitantes
Benefícios: Ampliar a produção de água tratada em áreas mais afastadas e que enfrentavam problemas de desabastecimento.
• Inclui investimentos no sistema de abastecimento de água para garantir a regularidade e qualidade para o consumo da população.
• Além disso, as famílias são incluídas na Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta de água e esgoto para a população mais vulnerável
Ação: Booster (estação de bombeamento na zona Sudeste)
População atendida: aproximadamente 200 mil habitantes
Benefícios: Unidade passou a operar no dia 26 de setembro de 2017, aumentando em 600.000 l/h a disponibilidade de água para a região Sudeste da capital, integrando as ações emergenciais logo nos primeiros meses de operação da concessionária
Ação: Conclusão, modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Água Norte (ETA-Norte)
População atendida: aproximadamente 108 mil habitantes
Benefícios: Dos oito filtros existentes na ETA, dois estavam sem operação e foram habilitados pela concessionária, que também promoveu a reforma de decantadores. Também foram implantados dois novos módulos para os processos de floculação e decantação
Ação: Implantação de 3,2 km de adutora de 500 mm
População atendida: 80% da cidade
Benefícios: A adutora transporta água da ETA III ao Centro de Reservação do Parque Piauí, responsável pela distribuição para mais de 80% da cidade.
• Com a operação da nova rede, houve um acréscimo de 540 mil l/h no sistema
Ação: Rede interceptora de esgoto na Zona Leste
População atendida: Zona Leste
Benefícios: Substituição de rede antiga e desgastada visando à preservação do meio ambiente e a garantia de segurança operacional
• Com 600 m de extensão, a nova rede implantada é responsável por receber esgoto e conduzi-lo à Estação Elevatória de Esgoto (EEE Riverside), que foi revitalizada pela concessionária
Ação: Implantação de duas novas adutoras na Zona Leste, com mais de 13 km
População atendida: 170 mil habitantes
Benefícios: A adutora Meio Norte sairá do Parque Brasil, na Zona Norte, até a região da Grande Pedra Mole, no extremo Leste da cidade. A nova tubulação tem 400 mm de diâmetro, 10 km de extensão e capacidade de vazão de 100 l/s. A outra adutora é a Centro Leste, que possui 3,6 km de extensão e capacidade de vazão de 240 l/s
Ação: Implantação do Infra Inteligente
População atendida: Toda a cidade
Benefícios: Para assegurar a melhoria da análise e controle de prazos, custos e recursos operacionais, foram implementadas ferramentas de modelagem e simulação de cenários por meio da reprodução digital dos ativos
• Mais de 10 mil equipamentos foram tagueados em toda a cidade, grande parte na ETA Sul, complexo que ocupa área de 100 mil m²
• A iniciativa faz parte de programa desenvolvido a partir da integração via Building Information Model (BIM), com regulamentação internacional de gestão de ativos pela ISO 55.001
Ação: Booster (sistema de bombeamento Petrônio Portela)
População atendida: Aproximadamente 200 mil habitantes
Benefícios: Ampliação e modernização do booster (sistema de bombeamento de água) Petrônio Portela para quatro bombas de 350 cv, aumentando a capacidade de abastecimento da Zona Leste
Ação: Perfuração de 21 novos poços
Benefícios: Para aumentar a capacidade de atendimento do abastecimento de água foram perfurados 21 novos poços, totalizando um aumento de 420 m³/h de produção, para atendimento às regiões mais remotas da cidade
PRINCIPAL INVESTIMENTO EM 2022/2023
• Durante os 30 anos de concessão, a empresa investirá ao todo R$ 1,7 bilhão na capital
FATOS MARCANTES
• 2023: Lançamento do pacote de obras em esgotamento sanitário – Ao todo, serão implantados 220 km de rede coletora de esgoto, 7,1 km de linhas de recalque, 3,3 km de interceptores e 23 novas Estações Elevatórias de Esgoto. A ETE Pirajá terá a capacidade ampliada para 260 l/s de esgoto. A cobertura de coleta e tratamento de esgoto vai triplicar após o início das operações, alcançando 59% da população até o final de 2024. As obras também vão gerar 525 novos postos de trabalho, movimentando a economia local
• 2022: Selo Teresa Cristina – Certifica empresas com práticas inovadoras que promovam a inserção, permanência e valorização da mulher no mercado de trabalho
• 2020 a 2022: Lugares Incríveis – Reconhecimento de boas práticas de trabalho que inspiram profissionais mais satisfeitos no triênio. O ranking foi elaborado com base na percepção dos colaboradores, que preencheram formulário de pesquisa sobre o clima organizacional da empresa. Além do índice de clima, o levantamento levou em consideração o índice de gestão de pessoas, o índice de liderança – avaliando aspectos-chave para uma atuação positiva das lideranças – e o índice CEO, que considera a avaliação dos colaboradores sobre a gestão do principal executivo da empresa
• 2020 e 2021: Selo Dona Saló – Empresa Promotora da Igualdade de Gênero: O Selo certifica empresas privadas localizadas em Teresina que atuem com programas e ações em prol da equidade de gênero. Os critérios estabelecidos para a escolha dos ganhadores incluem responsabilidade social, enfrentamento à violência e ao assédio dentro e fora do local de trabalho, incentivo à educação, equidade salarial e valorização das atividades
• 2020: Universalização do abastecimento: Há cinco anos, a capital sofria com desabastecimento crônico de água, sobretudo no período mais quente do ano, conhecido como “B-R-O-Bró”. Após a assunção do serviço, a cidade teve o abastecimento universalizado em 2020 em toda a zona urbana, com água tratada e regular nas torneiras dos teresinenses. Para isso, a empresa reformou as Estações de Tratamento de Água, instalou boosters (estações de bombeamento) e adutoras, bem como executou extensões de redes de água em diversos pontos da cidade
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