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Revista GC - Ed.99 - Mai/Jun 2022
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ESPECIAL SANEAMENTO

ÁGUAS DE TERESINA

Por Redação

DADOS TÉCNICOS
Atuação
: Teresina (PI)
Tipo de concessão: Subconcessão Plena
População atendida: 1 milhão de habitantes
Índice de atendimento: janeiro de 2022
Água tratada: 332.345 imóveis (100%)
Coleta e tratamento de esgoto: 88.363 imóveis (40%)

ÁGUA:
Extensão da rede:
3.128,651 km
Quantidade de ETAs: 2 (ETA Norte e ETA Sul)
Capacidade instalada: ETAs (Sul e Norte) 3.400 l/s; Poços 690 l/s
Volume de perdas na rede: 42%

ESGOTO:
Extensão da rede: 656,498 km
Quantidade de ETEs: 22
Capacidade instalada: 477,20 l/s (sistemas de lagoas e compactos variados)

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Obra: Esgotamento sanitário
Local: Teresina (PI)
Tipo: Implantação e Expansão
Investimento: R$ 500 milhões (até 2026)
Estágio da obra: Em adamento
Escopo: A cobertura de esgoto em Teresina saiu de 19% para 40% desde que a concessionária assumiu a responsabilidade pelo serviço, em julho de 2017. Hoje, 88.363 residências têm acesso ao esgotamento e contam com melhores condições sanitárias. Para os próximos três anos (2022- 2026), a expectativa é alcançar 67% de cobertura

• Implantação de 2 Estações Elevatórias de Esgoto
Local: bairro Itaperu (ambas)
Capacidade operacional: 300l/s e 30l/s
População atendida: 7.500 habitantes

• Implantação de 4.300 metros de Linha de Recalque na região do Lagoas do Norte
Local: EEE Aeropor


DADOS TÉCNICOS
Atuação
: Teresina (PI)
Tipo de concessão: Subconcessão Plena
População atendida: 1 milhão de habitantes
Índice de atendimento: janeiro de 2022
Água tratada: 332.345 imóveis (100%)
Coleta e tratamento de esgoto: 88.363 imóveis (40%)

ÁGUA:
Extensão da rede:
3.128,651 km
Quantidade de ETAs: 2 (ETA Norte e ETA Sul)
Capacidade instalada: ETAs (Sul e Norte) 3.400 l/s; Poços 690 l/s
Volume de perdas na rede: 42%

ESGOTO:
Extensão da rede: 656,498 km
Quantidade de ETEs: 22
Capacidade instalada: 477,20 l/s (sistemas de lagoas e compactos variados)

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Obra: Esgotamento sanitário
Local: Teresina (PI)
Tipo: Implantação e Expansão
Investimento: R$ 500 milhões (até 2026)
Estágio da obra: Em adamento
Escopo: A cobertura de esgoto em Teresina saiu de 19% para 40% desde que a concessionária assumiu a responsabilidade pelo serviço, em julho de 2017. Hoje, 88.363 residências têm acesso ao esgotamento e contam com melhores condições sanitárias. Para os próximos três anos (2022- 2026), a expectativa é alcançar 67% de cobertura

• Implantação de 2 Estações Elevatórias de Esgoto
Local: bairro Itaperu (ambas)
Capacidade operacional: 300l/s e 30l/s
População atendida: 7.500 habitantes

• Implantação de 4.300 metros de Linha de Recalque na região do Lagoas do Norte
Local: EEE Aeroporto (300l/s) até a ETE Pirajá
População atendida: 7.500 habitantes
Benefício operacional da obra: transportar o esgoto da região do Lagoas do Norte até a ETE Pirajá

• Implantação de 14.500 metros de Rede Coletora
Local: bairros Alvorada, Aeroporto e Itaperu
População atendida: 7.500 habitantes
Benefício operacional da obra: coleta de esgoto
Estágio da obra: 8.400 metros executados (até abril)

•Implantação de 2.500 novas ligações de esgoto
Localização: bairros Alvorada, Aeroporto e Itaperu
População atendida: 7.500 habitantes
Benefício operacional da obra: coleta de esgoto
Estágio da obra: 500 ligações executadas

Principal investimento em 2022/2023

• Implantação de 7 km interceptor na avenida Maranhão, com diâmetro de 1.000 mm para coleta de esgoto de grandes bacias da cidade

PLANO DE INVESTIMENTO

  • “Durante os 30 anos de concessão, a empresa investirá ao todo R$ 1,7 bilhões na capital.”


FATOS MARCANTES

  • Premiações em 2021: Selo Dona Saló – Empresa Promotora da Igualdade de Gênero. O Selo certifica empresas privadas de pequeno, médio e grande porte localizadas em Teresina e que atuem com programas e ações em prol da equidade de gênero. Os critérios estabelecidos para a escolha dos ganhadores incluem responsabilidade social, enfrentamento à violência e ao assédio dentro e fora do local de trabalho, incentivo à educação, equidade salarial e valorização das atividades
  • Lugares Incríveis: O ranking foi elaborado com base na percepção dos colaboradores, que preencheram um formulário de pesquisa sobre o clima organizacional da empresa. Além do índice de clima, o levantamento levou em consideração o índice de gestão de pessoas, o índice de liderança – avaliando aspectos-chave para uma atuação positiva das lideranças – e o índice CEO, que considera aavaliação dos colaboradores sobre a gestão do principal executivo da empresa


Ações realizadas nos últimos anos:

- Ação
: Implantação de redes em áreas recém-regularizadas
- Benefício: Resgate da cidadania para famílias em situação de vulnerabilidade, a partir da regularização do abastecimento de água em áreas irregulares ou recém-regularizadas pela Prefeitura de Teresina. Somente nos três primeiros meses do ano de 2022, foram executados mais de 6.000 metros de rede de abastecimento de água, levando mais saúde e dignidade às famílias carentes de Teresina
- População atendida: benefício direto a mais de 17,5 mil teresinenses

- Ação: Operação de novos Núcleos Urbanos (Cerâmica Cil, Taboca e Usina Santana)
- Benefício: Ampliar a produção de água tratada em áreas mais afastadas e que enfrentavam problemas de desabastecimento. Inclui investimentos no sistema de abastecimento de água, que objetiva garantir a regularidade e qualidade para o consumo da população. Além disso, as famílias são incluídas na Tarifa Social, benefício que concede 50% de desconto na conta de água e esgoto para a população vulnerável
- População atendida: aproximadamente 9 mil moradores

- Ação: Programa Água Legal
- Benefício: Desenvolver de forma cidadã a relação entre a empresa e os usuários por meio das ações de fiscalização; substituição e instalação de hidrômetros; recadastramento, combate à inadimplência e padronização das ligações. Como resultado, mais de 75 mil medidores já foram substituídos gratuitamente, contribuindo para a atualização do parque de hidrômetros. As ações de fiscalização já resultaram na identificação de 26,6 mil fraudes ao sistema
- População atendida: Toda a cidade

- Ação: Booster – estação de bombeamento na zona Sudeste
- Benefício: Unidade passou a operar no dia 26 de setembro de 2017, aumentando em 600.000 litros por hora a disponibilidade de água para a região Sudeste da capital, integrando as ações emergenciais já nos primeiros meses de operação da concessionária
- População atendida: Cerca de 200.000 pessoas

- Ação: Conclusão, modernização e ampliação da Estação de Tratamento de Água Norte (ETA Norte)
- Benefício: Ampliar a produção de água tratada. Dos oito filtros existentes na ETA, dois estavam sem operação e foram habilitados pela concessionária, que também promoveu a reforma dos decantadores. Foram implantados dois novos módulos para os processos de floculação e decantação
- População atendida: Cerca de 108.000 pessoas

- Ação: Implantação de 3,2 km de adutora de 500 mm na zona Sul
- Benefício: A adutora transporta água da ETA III ao Centro de Reservação do Parque Piauí, responsável pela distribuição para mais de 80% da cidade. Com a operação da nova rede, o incremento foi de 540 mil litros a mais por hora
- População atendida: 80% da cidade

- Ação: Rede interceptora de esgoto na Zona Leste
- Benefício: Substituição de rede antiga e desgastada visando à preservação do meio ambiente e garantia de segurança operacional. Com 600 metros de extensão, a nova rede implantada é responsável por receber e conduzir esgoto à Estação Elevatória de Esgoto (EEE Riverside), que foi revitalizada pela concessionária
- População atendida: Zona Leste

- Ação: Implantação de duas novas adutoras na Zona Leste, com mais de 13 km
- Benefício: Ampliar a distribuição de água tratada na cidade. A primeira é a adutora Meio Norte, que sairá do Parque Brasil, na Zona Norte, até a região da Grande Pedra Mole, no extremo Leste da cidade. A nova tubulação tem 400 milímetros de diâmetro e 10 km de extensão, com capacidade de vazão de 100 litros por segundo, beneficiando mais de 100 mil moradores da região. Já a adutora Centro Leste possui 3,6 km de extensão e capacidade de vazão de 240 litros por segundo
- População atendida: 170.000 pessoas

- Ação: Implantação do Infra Inteligente
- Benefício: Assegura melhor análise e controle dos prazos, custos e recursos operacionais com a implementação de ferramentas de modelagem e simulação de cenários por meio da reprodução digital de todos os ativos. Mais de 10 mil equipamentos foram tagueados em toda a cidade, grande parte deles na ETA Sul, complexo que ocupa área de 100 mil m². A iniciativa faz parte do programa desenvolvido a partir de Building Information Model (BIM), integrado a regulamentação internacional de gestão de ativos da ISO 55.001
- População atendida: Toda a cidade

NOVO MARCO DO SANEAMENTO

  • Em Teresina, avanços significativos na área do saneamento básico já aconteceram, como o cumprimento da primeira meta do contrato de subconcessão, que previa a universalização do abastecimento de água na cidade, permitindo que todos os imóveis situados na área urbana regular fossem atendidos com água tratada
  • Mesmo antes do decreto, a Águas de Teresina já estava alinhada com a Lei Federal. As metas da concessão seguem os moldes do novo Marco Regulatório do setor. Hoje, a universalização da água está vigente no município e o próximo avanço se dará com a universalização do esgoto. Quando a concessão assumiu as atividades na capital, Teresina contava com apenas 19% de cobertura. Hoje, o município está com 40% de cobertura de esgoto e a expectativa é que a cidade tenha 90% de atendimento em esgoto até 2033

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