P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
Revista GC - Ed.86 - Jan/Fev 2018
Voltar
Crise Hídrica

Água é o novo petróleo

Disputas e conflitos em torno das fontes de abastecimento já são realidade no Brasil

Somente quando foi deflagrada a crise do petróleo, nos idos de 1970, desencadeando uma crise mundial com graves reflexos para a economia de diversos países, como o Brasil, que entrou em processo de hiperinflação, é que se percebeu o papel político e econômico dos recursos naturais. E, sobretudo, que a sua disponibilidade, no caso do petróleo, é finita. Hoje se diz que a água é o novo petróleo, diante da escassez mundial desse recurso e das disputas locais ou interpaíses pelo domínio das fontes de produção de água.

São vários os conflitos ou disputas atuais em torno da água. Uma delas está na Bacia do Nilo, na África. O Nilo é o rio mais longo do planeta, com mais de 7 mil quilômetros de extensão. Desde 1959, o Egito e o Sudão monopolizam o acesso às águas do rio por meio de um acordo. Mas nos últimos anos, países como Etiópia, Quênia, Uganda, Tanzânia, Ruanda e Burundi passaram a exigir a partilha igualitária do Rio Nilo. A disputa se agrava com a construção da hidrelétrica Grande Renascença pela Etiópia, que depende do desvio das águas do Nilo Azul, um dos afl


P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade

Utilizamos cookies essenciais e outras tecnologias semelhantes, de acordo com nossa Política de Privacidade, para melhorar sua experiência. As configurações de cookies podem ser alteradas no seu navegador da web. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.