FECHAR
13 de setembro de 2018
Voltar

Institucional / Sobratema celebra 30 anos

Outro segmento de atuação da instituição é o desenvolvimento de pessoas, por isso, na área de Certificação e Desenvolvimento Humano, a Sobratema possui uma parceria com a Abendi – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, para ofertar a Certificação de Terceira Parte para profissionais do segmento de içamento e movimentação de cargas, como o Rigger, Supervisor de Rigging, Sinaleiro Amarrador, Operadores de Guindastes, Gruas, Guindautos, Pontes Rolantes e Pórticos.

Já o Instituto OPUS de Capacitação Profissional vem realizando uma série de cursos para capacitação e certificação de profissionais em especialidades relacionadas às áreas de equipamentos para construção e mineração. São mais de 6.500 colaboradores formados para mais de 500 empresas. Neste ano, inclusive, lançou o curso Agregados para Construção Civil. Direcionado a engenheiros, técnicos e gestores envolvidos em operações de escavação de rocha, britagem, produção de concreto e asfalto, o curso fornece uma visão prática e atual sobre os principais aspectos da produção de agregados, desde o desmonte de rocha, passando pelos equipamentos, instalações, automação, cuidados ambientais e de segurança, entrando na estrutura de custos envolvidos na operação.

Segundo Mamede, as ações voltadas para qualificação na área de equipamentos para construção e mineração visam elevar a produtividade do setor bem como contribuir para que os profissionais sejam reconhecidos por sua formação e experiência. “Atualmente, as máquinas vêm equipadas com alta tecnologia que demanda uma formação ainda mais especializada por parte dos profissionais”, afirma.

Como uma entidade que busca integrar profissionais de toda a cadeia produtiva, promovendo, além de conhecimento, relacionamento e networking, a Sobratema, através de suas revistas, realiza eventos técnicos e mercadológicos, como o Workshop Revista M&T, em abril, e o Fórum de Infraestrutura Grandes Construções, em agosto. Já no final do ano acontece o Tendências no Mercado da Construção, tradicional evento estratégico de mercado, onde é divulgado o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e as homenagens aos premiados no Destaque Pós-Venda Sobratema, uma iniciativa do Núcleo Jovem, formado por executivos e profissionais de construtoras, pedreiras, fabricantes de equipamentos, locadores e distribuidores.

Ainda na disseminação de tecnologias e inovações para o segmento, a Sobratema é a idealizadora de três feiras de negócios: a M&T Expo, maior exposição de equipamentos para construção e mineração da América Latina, que conta com mais de 20 anos de trajetória bem-sucedida e realiza sua 10ª edição em novembro deste ano, a Construction Expo – Feira e Congresso Internacional de Edificações & Obras de Infraestrutura, e a M&T Peças e Serviços – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração. A Messe München (organizadora da bauma) é parceira da Sobratema na promoção da M&T Expo, Construction Expo e M&T Peças e Serviços. A entidade ainda promove a BW Expo – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, que será realizada no segundo semestre de 2019.