FECHAR
06 de março de 2019
Voltar

EMPRESAS

Lafaete investe em inovação e parcerias com startups

Classificada entre as 30 empresas mais inovadoras de Minas Gerais, companhia constrói rede de relacionamento com startups para identificar novas soluções
Fonte: Assessoria de Imprensa

Tecnologia e inovação na solução de problemas: essa é a uma das apostas da Lafaete, empresa especializada em soluções construtivas.

Contando com o suporte de startups, a companhia tem se destacado no mercado nacional na resolução de demandas internas.

A primeira experiência de parceria da Lafaete com startups foi em 2018, quando fez sua estreia em programas de aceleração de projetos ao participar do Hub Minas Digital.

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o projeto – com base em um modelo de inovação aberta – identificou desafios em grandes empresas e estabeleceu conexões com startups ao redor do mundo capazes de implementar novas soluções.

Com a necessidade de reduzir desvios de datas e implementar controles em seus projetos, a Lafaete procurou por soluções práticas que otimizassem a organização e o controle dos processos, bem como a comunicação entre o setor administrativo e as equipes de campo.

“Os controles de produção, em média 80% manuais, causavam a perda e o atraso no recebimento das informações pela gestão. Por isso, não conseguíamos acompanhar efetivamente o avanço diário das obras”, conta Laura Salgado, responsável por Open Innovation na Lafaete.

A partir do trabalho realizado pelo Hub Minas, que apresentou cinco possíveis soluções, a empresa conheceu uma que se destacou por atender, pontualmente, as necessidades.

A solução implementada consiste em uma plataforma on-line para gestão de projetos, que também tem versão mobile.

“Ela permite desenhar cada uma das etapas do projeto, desde seu desenvolvimento até a análise do pós-obra. Por meio dela, os colaboradores podem apontar os avanços ocorridos nas obras diariamente, com praticidade e rapidez, enquanto a gestão interna tem todas as informações necessárias em tempo real.”

Além de uma solução inteligente e intuitiva, a startup ofereceu à empresa um custo-benefício muito mais vantajoso comparado com outras organizações.

Depois do sucesso da primeira experiência, a Lafaete foi expandindo sua rede de conexões por meio de iniciativas e incentivos ao ecossistema de inovação, investindo em novas parcerias com startups.

Durante participação na Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit) 2018, a empresa, que teve oito setores representados, destacou-se ao levar cerca de 40 desafios.