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Revista GC - Ed.104 - Nov/Dez 2023
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ESPECIAL RODOVIAS

Rota das Bandeiras

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Faixa adicional na Rodovia D. Pedro I (SP-065)

Local: Atibaia (SP)

Investimento: R$ 94,3 milhões (base: julho de 2023)

Tipo: Ampliação

Escopo: A obra refere-se à implantação de 14 km de faixa adicional, com 3,5 m de largura e adequação dos acostamentos para largura final de 3 m, nas pistas norte e sul da Rodovia D. Pedro I (SP-065), entre os km 74+000 e 88+150

Além dos serviços de terraplenagem, contenções, pavimento, drenagem e sinalização, estão em andamento o alargamento de quatro OAEs existentes, localizadas nos km 73+923, 76+500, 78+980 e 86+000 das pistas expressas da SP-065

As obras de alargamento dos viadutos preveem, ainda, a adequação de trem tipo da estrutura e reforço estrutural sob a plataforma existente, para suporte da terceira faixa e continuidade do acostamento

Assim, as pontes e viadutos apresentarão largura total de 15,4 m, contando com três faixas de rolamento, refúgio, acostamento e proteção com barreiras rígidas

Benefícios: O complexo de obras tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários

Estágio: Em andamento (previsão de conclusão no 1º semestre de 2024)

Executores: Quimassa (terraplenagem e pavimentação) e Tranenge (alargamento das Obras de Arte Especiais)

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2022/2023)
Implantação de dispositivo e marginal no km 183 da SP-332

Local: Conchal (SP)

Investimento: R$ 24,1 milhões (base: julho de 2023)

Tipo: Ampliação

Conclusão: Obra entregue em agosto de 2023

Escopo: O projeto na Rodov


PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Faixa adicional na Rodovia D. Pedro I (SP-065)

Local: Atibaia (SP)

Investimento: R$ 94,3 milhões (base: julho de 2023)

Tipo: Ampliação

Escopo: A obra refere-se à implantação de 14 km de faixa adicional, com 3,5 m de largura e adequação dos acostamentos para largura final de 3 m, nas pistas norte e sul da Rodovia D. Pedro I (SP-065), entre os km 74+000 e 88+150

Além dos serviços de terraplenagem, contenções, pavimento, drenagem e sinalização, estão em andamento o alargamento de quatro OAEs existentes, localizadas nos km 73+923, 76+500, 78+980 e 86+000 das pistas expressas da SP-065

As obras de alargamento dos viadutos preveem, ainda, a adequação de trem tipo da estrutura e reforço estrutural sob a plataforma existente, para suporte da terceira faixa e continuidade do acostamento

Assim, as pontes e viadutos apresentarão largura total de 15,4 m, contando com três faixas de rolamento, refúgio, acostamento e proteção com barreiras rígidas

Benefícios: O complexo de obras tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e a segurança dos usuários

Estágio: Em andamento (previsão de conclusão no 1º semestre de 2024)

Executores: Quimassa (terraplenagem e pavimentação) e Tranenge (alargamento das Obras de Arte Especiais)

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2022/2023)
Implantação de dispositivo e marginal no km 183 da SP-332

Local: Conchal (SP)

Investimento: R$ 24,1 milhões (base: julho de 2023)

Tipo: Ampliação

Conclusão: Obra entregue em agosto de 2023

Escopo: O projeto na Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) consistiu na criação de uma passagem superior e a construção geométrica das alças e ramos, de acordo com a capacidade de tráfego projetada

Além disso, foi implantado 1 km de vias marginais, paralelas às pistas principais da SP-332, com duas faixas de rolamento e acostamento

A plataforma final da marginal possui 1 m de refúgio, 7 m de faixa de rolamento, 3 m de acostamento e 1,5 m de drenagem lateral

Benefício: O novo dispositivo garantes uma nova opção de conexão para a região central de Conchal e contribuirá para qualificar mobilidade na região que, em breve, deverá receber novos empreendimentos industriais e logísticos

PRINCIPAL PROJETO PARA 2024
Duplicação do km 22+800 ao 24+600 da Rodovia Luciano Consoline (SP-063)

Local: Itatiba (SP)

Investimento: R$ 41 milhões (base: julho de 2023)

Tipo: Duplicação

Escopo: A intervenção se inicia na Interseção com a obra da Perimetral de Itatiba

A obra prevê a seção composta por três faixas de rolamento com 3,6 m de largura, acostamento de 1,5 m de largura, faixa de segurança interna com 1 m de largura e barreira rígida entre pistas, além da implantação de dois muros à flexão

Benefícios: Visando maior segurança e fluidez aos usuários, serão executadas adequações e melhorias de acessos existentes

A previsão é de que as obras comecem no início de 2024, prazo condicionado à conclusão dos processos de desapropriação e licenciamento ambiental

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Implantação do perimetral de Itatiba

Local: Itatiba (SP)

Investimento: R$ 154,5 milhões

Tipo: Ampliação

Estágio: 92% concluídos

Executores: Trecho concluído: Conter (infra) e Tranenge (OAEs) / Em andamento: Encalso (infra) e Consulttar (OAEs)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Implantação de marginais e melhorias de Interseção do km 114 ao 125 da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332)

Local: Campinas e Paulínia (SP)

Investimento: R$ 153,9 milhões

Tipo: Ampliação/Melhoria

Estágio: 23% concluídos

Escopo: Implantação de edificação para atendimento ao usuário

Executores: Jofege (infraestrutura) e Bernardi (edificação)

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO
Implantação de posto de atendimento no km 54+800 da Rodovia D. Pedro I (SP-065)

Local: Nazaré Paulista (SP)

Investimento: R$ 3,6 milhões

Tipo: Melhoria

Escopo: Implantação de edificação para serviços de atendimento ao usuário (Posto SAU)

Estágio: 93% concluídos

Executores: Jofege (infraestrutura) e Bernardi Empreendimentos (edificação)

EXPECTATIVA PARA O SETOR EM 2024

“Com contrato de concessão até 2039, a concessionária prevê o cumprimento do contrato de concessão por parte dos órgãos reguladores, sem medidas que impactem no equilíbrio econômico-financeiro.”

FATOS MARCANTES

A Rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332) foi eleita a 2ª melhor rodovia do país pela pesquisa de rodovias da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em novembro de 2022, levando em consideração critérios de geometria da via, sinalização e qualidade do pavimento

As equipes analisaram variáveis como condições da superfície, placas e faixas de sinalização e defensas, além de elementos da via como curvas, acostamentos, pontes e viadutos

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