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Revista GC - Ed.104 - Nov/Dez 2023
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ESPECIAL RODOVIAS

Arteris Planalto Sul

Por Redação

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Recuperação de talude de aterro no km 244+350 – Pista Norte – da Rodovia BR-116/SC

Local: Lages (SC)

Investimento: R$ 3,3 milhões

Tipo: Manutenção

Escopo: Trata-se de um talude de aterro em lance único de 20 m de altura e inclinação de aproximadamente 1V:1,1H

Foram observadas trincas no local e danos na pista de rolamento e no corpo do aterro, que atingem uma extensão de aproximadamente 65 m, indicando movimentação do aterro

A solução de projeto que está em execução é uma cortina com 5 m de altura, composta com uma linha de tirantes de 30 tf de carga e 2 m espaçadas entre si, com inclinação de 20° em relação à horizontal

Os tirantes em questão são constituídos por monobarra, sendo 9 m de bulbo e 8 m livres, ancorados no paramento estrutural de concreto armado de 25 cm de espessura

Os esforços verticais do paramento são transmitidos ao terreno através de fundação profunda tipo estaca raiz de 9 m de profundidade e 20 cm de diâmetro, a partir da cota da base da cortina

Estágio: 88% concluídos

Executor: Litka

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2022/2023)
Execução de obras de contenção em talude rochoso no km 105+600, na Pista Norte da BR-116/SC

Local: Monte Castelo (SC)

Investimento: R$ 1,3 milhão

Tipo: Manutenção

Escopo: As premissas para recuperação do sistema de contenção existente incluíram:

Reconstituição dos elementos danificados

Restitui&ccedi


PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO
Recuperação de talude de aterro no km 244+350 – Pista Norte – da Rodovia BR-116/SC

Local: Lages (SC)

Investimento: R$ 3,3 milhões

Tipo: Manutenção

Escopo: Trata-se de um talude de aterro em lance único de 20 m de altura e inclinação de aproximadamente 1V:1,1H

Foram observadas trincas no local e danos na pista de rolamento e no corpo do aterro, que atingem uma extensão de aproximadamente 65 m, indicando movimentação do aterro

A solução de projeto que está em execução é uma cortina com 5 m de altura, composta com uma linha de tirantes de 30 tf de carga e 2 m espaçadas entre si, com inclinação de 20° em relação à horizontal

Os tirantes em questão são constituídos por monobarra, sendo 9 m de bulbo e 8 m livres, ancorados no paramento estrutural de concreto armado de 25 cm de espessura

Os esforços verticais do paramento são transmitidos ao terreno através de fundação profunda tipo estaca raiz de 9 m de profundidade e 20 cm de diâmetro, a partir da cota da base da cortina

Estágio: 88% concluídos

Executor: Litka

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2022/2023)
Execução de obras de contenção em talude rochoso no km 105+600, na Pista Norte da BR-116/SC

Local: Monte Castelo (SC)

Investimento: R$ 1,3 milhão

Tipo: Manutenção

Escopo: As premissas para recuperação do sistema de contenção existente incluíram:

Reconstituição dos elementos danificados

Restituição do conceito original da contenção projetada

Tensionamento máximo das telas e cabos, evitando o desprendimento dos blocos e eventual deslocamento

Para atuar no talude com aproximadamente 40 m de altura, a obra foi executada com mão de obra especializada, incluindo alpinistas

Obra concluída em julho de 2023

PRINCIPAL PROJETO PARA 2024
Execução de faixa adicional do km 102+735 ao 107+606, sentido Sul da Rodovia BR-116/SC

Local: Monte Castelo (SC)

Investimento: R$ 42,6 milhões

Tipo: Melhoria

VALORES INVESTIDOS EM 2022/2023

Volume de recursos próprios: 100% (R$ 11,6 milhões)

FATOS MARCANTES

Vencedora do “Troféu Transparência” em 2023 como empresa de destaque às boas práticas de contabilidade e aspectos ESG, concedido pela ANEFAC com apoio de Valor Econômico, USP e Mackenzie

Prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar 2023” e “Mais Incrível em Equidade”, após avaliação da FEEx e UOL

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