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Revista GC - Ed.101 - Nov/Dez 2022
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ESPECIAL RODOVIAS

Rota das Bandeiras

Por Redação

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2021/2022)

Prolongamento de Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083)

Local: Campinas (SP)

Investimento: R$ 100,7 milhões (a concessionária já havia investido R$ 183,2 milhões na primeira fase do prolongamento, no trecho entre a Anhanguera e a Bandeirantes)

Tipo: Ampliação

Escopo:O novo trecho da via, entre as rodovias Bandeirantes (SP-348) e Miguel Melhado Campos (SP-324), tem 3,8 km de extensão. A via conta com duas faixas por sentido e acostamento. Para garantir a conexão de vias locais, foram construídos seis viadutos e passagens inferiores. O prolongamento conta, ainda, com câmeras de monitoramento, callboxes para atendimento remoto e sistema SAT para contabilização de tráfego

Benefício:Com 360 colaboradores mobilizados, trata-se de uma das obras mais importantes da concessão. Com a conclusão, após duas fases de prolongamento, o anel viário passa a ter 22 km de extensão e cria uma nova rota de acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, além de conectar a região do Campo Belo às três principais rodovias de Campinas: D. Pedro I (SP-065), Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348).

  • A conexão com a Miguel Melhado Campos também cria uma nova rota de acesso a Campinas para outros municípios da região, como Jundiaí, Itupeva e Louveira

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Implantação da Via Perimetral (SPI-081/360)


PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2021/2022)

Prolongamento de Anel Viário Magalhães Teixeira (SP-083)

Local: Campinas (SP)

Investimento: R$ 100,7 milhões (a concessionária já havia investido R$ 183,2 milhões na primeira fase do prolongamento, no trecho entre a Anhanguera e a Bandeirantes)

Tipo: Ampliação

Escopo:O novo trecho da via, entre as rodovias Bandeirantes (SP-348) e Miguel Melhado Campos (SP-324), tem 3,8 km de extensão. A via conta com duas faixas por sentido e acostamento. Para garantir a conexão de vias locais, foram construídos seis viadutos e passagens inferiores. O prolongamento conta, ainda, com câmeras de monitoramento, callboxes para atendimento remoto e sistema SAT para contabilização de tráfego

Benefício:Com 360 colaboradores mobilizados, trata-se de uma das obras mais importantes da concessão. Com a conclusão, após duas fases de prolongamento, o anel viário passa a ter 22 km de extensão e cria uma nova rota de acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, além de conectar a região do Campo Belo às três principais rodovias de Campinas: D. Pedro I (SP-065), Anhanguera (SP-330) e Bandeirantes (SP-348).

  • A conexão com a Miguel Melhado Campos também cria uma nova rota de acesso a Campinas para outros municípios da região, como Jundiaí, Itupeva e Louveira

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Implantação da Via Perimetral (SPI-081/360)

Local: Itatiba (SP)

Investimento: R$ 157,7 milhões (base: julho/2022)

Tipo: Ampliação

Avanço físico: Em andamento (previsão de conclusão no final de 2023)

Escopo:As obras de implantação da Perimetral contemplam um trecho de 8,2 km de extensão. Os primeiros 6 km de pistas da nova rodovia já estão prontos, com duas faixas de rolamento por sentido, uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário e duas balanças móveis. Atualmente, equipes atuam na execução das obras entre os km 6 e 8+200, incluindo supressão vegetal e serviços de geotecnia, com tratamento de solo mole

Benefício:A nova via irá retirar os veículos pesados do tráfego urbano do município e interligar as rodovias D. Pedro I (SP-065), Eng. Constâncio Cintra (SP-360) e Romildo Prado (SP-063). A nova rodovia deverá atender a uma demanda inicial de 5,6 mil veículos/dia

  • A Perimetral de Itatiba visa levar o tráfego rodoviário para fora da zona urbana do município, contribuindo para melhora da qualidade de vida da população, redução de ruídos e emissão de poluentes, ampliação da malha rodoviária estadual, melhoria da mobilidade e segurança viária. Também deverá gerar ganhos logísticos para escoamento da produção, constituindo uma nova ligação entre os corredores Dom Pedro e Anhanguera-Bandeirantes

Execução:Conter e Tranenge

PRINCIPAL PROJETO PARA 2023

Implantação de Pistas Marginais entre os km 114 e 121 da rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332)

Local: Campinas e Paulínia (SP)

Investimento: R$ 147,4 milhões

Tipo: Ampliação

Avanço físico: Em mobilização

Escopo:Com prazo de execução de 24 meses, o projeto prevê, ainda, a remodelação de dois dispositivos e a construção de uma passagem em desnível, para melhor distribuição dos fluxos rodoviário e urbano

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Faixa adicional na rodovia D. Pedro I (SP-065)

Local: Atibaia (SP)

Investimento: R$ 86 milhões

Tipo: Ampliação

Avanço físico: 3% concluídos

Escopo:Atualmente o serviço de maior relevância no trecho incluem alargamentos de OAEs da Pista Sul e muros

Benefícios:Ampliação da capacidade de fluxo no trecho entre os km 74 e 88

Execução:Tranenge

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Área de descanso para caminhoneiros no km 111 da rodovia D. Pedro I (SP-065)

Local: Itatiba (SP)

Investimento: R$ 15 milhões

Tipo: Melhoria

Avanço físico: 80% concluídos

Execução:Ordine

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Passagem de fauna

Local: Campinas (SP)

Investimento: R$ 17 milhões

Tipo: Melhoria

Avanço físico: 12% concluídos

Benefícios:Implantação de passagem seca e úmida para travessia segura de animais

Execução:Tranenge

VALORES INVESTIDOS EM 2021/2022

2021: R$ 432,6 milhões

  • Volume de recursos próprios: R$ 22,4 milhões (5,2%)
  • Volume financiado: R$ 410,2 milhões (94,8%) – Debêntures CBAN (2ª emissão) | IPCA

2022 (até 31.10): R$ 265,1 milhões

  • Volume de recursos próprios: R$ 27,5 milhões (10,4%)
  • Volume financiado: R$ 237,6 milhões (89,6%) – Debêntures CBAN (2ª emissão) | IPCA

DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO (JAN/DEZ 2021)

ATIVIDADE

%

Manutenção de vias

26,9%

Ampliação ou duplicação de vias

58,8%

Novas Obras de Arte Especiais

3,8%

Manutenção de Obras de Arte Especiais

2,8%

Segurança e atendimento ao usuário

5,3%

Outros

2,4%

DISTRIBUIÇÃO DO INVESTIMENTO (JAN/OUT 2022)

ATIVIDADE

%

Manutenção de vias

24,9%

Ampliação ou duplicação de vias

56,3%

Novas Obras de Arte Especiais

5,2%

Manutenção de Obras de Arte Especiais

4,7%

Segurança e atendimento ao usuário

3,2%

Outros

5,7%

EXPECTATIVA PARA O SETOR EM 2023

A concessionária prevê o cumprimento do Contrato de Concessão por parte dos órgãos reguladores, sem medidas que impactem no equilíbrio econômico-financeiro

FATOS MARCANTES

  • O Corredor Dom Pedro tem prazo de concessão até abril de 2039
  • A rodovia tem um total de 77 km que percorrem sete municípios: Campinas, Paulínia, Cosmópolis, Artur Nogueira, Engenheiro Coelho, Conchal e Mogi Guaçu
  • A concessionária está em tratativas com o Governo do Estado para duplicação de um trecho com 1,8 km de extensão na rodovia Luciano Consoline (SP-063), trecho sob jurisdição do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), que garantirá a conexão da Perimetral com a rodovia D. Pedro I, na altura do km 102
  • A rodovia Prof. Zeferino Vaz (SP-332) foi eleita a 2ª melhor rodovia do país pela Pesquisa CNT de Rodovias, em um ranking que leva em consideração os itens de “geometria da via”, “sinalização” e “qualidade do pavimento”
  • Em abril de 2021, a concessionária concluiu a duplicação da via entre Engenheiro Coelho e Conchal. A obra entre os km 164 e 180 recebeu investimentos de R$ 115 milhões, contribuindo para o escoamento da produção agrícola local. O restante do trecho duplicado da rodovia, entre os km 110 e 164, teve obras de recuperação especial do pavimento, com requalificação das faixas e melhorias de sinalização
  • Em fevereiro deste ano, duas novas passarelas foram entregues nos km 122 e 126, em Paulínia, com investimentos de R$ 40 milhões para ampliar a segurança de pedestres

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