FECHAR
FECHAR
14 de janeiro de 2013
Voltar
Momento Construction

Prêmio para os melhores projetos em pré-fabricados

No dia 29 de novembro, a ABCIC - Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto premiou importantes obras cujas estruturas foram viabilizadas com a adoção de estruturas pré-fabricadas de concreto. Através das obras inscritas no prêmio foi possível evidenciar que as soluções em engenharia estrutural, que permitem a adoção de pré-fabricados, vão das obras habitacionais para baixa renda aos grandes estádios de futebol, passando pelos mais diversos tipos de empreendimentos.

O júri avaliou as obras segundo os seguintes quesitos: Originalidade, Interface Arquitetura e Estrutura, Inovação, Versatilidade e Execução. O Prêmio Obra do ano foi conferido à Expo Renault Barigui, projeto de responsabilidade do arquiteto Manoel Coelho, expoente da arquitetura paranaense, que sempre considerou a industrialização em concreto em suas propostas.  O hotsite do prêmio será permanentemente alimentado http://www.abcic.org.br/premio_2012/default.asp .

Além do Prêmio Obra do ano, a Abcic lançou o prêmio “Destaque do Ano”, que poderá ser conferido a um profissional de destaque nacional nas áreas de engenharia e arquitetura que tenha tido também expressão no uso das estruturas pré-fabricadas de concreto. Este ano, o prêmio foi conferido ao arquiteto Oscar Niemeyer, mencionando a obra do sambódromo - Rio de Janeiro, além da menção ao conjunto de sua obra.

O júri foi formado por Afonso Mamede, engenheiro e presidente da Sobratema, representando a revista Grandes Construções; Paulo Eduardo Fonseca de Campos, arquiteto e professor FAU-USP e CB-02 Comitê Brasileiro de Normas de Construção Civil, Vice Presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, representando os arquitetos; Augusto Carlos de Vasconcelos, engenheiro e professor, representando os engenheiros estruturais; Roberto Falcão Bauer, Presidente Instituto Falcão Bauer, representando a engenharia de concreto e a tecnologia; e Hugo Ribas, engenheiro e diretor da revista Sobratema.