FECHAR
FECHAR
26 de fevereiro de 2014
Voltar
Geologia - Matéria de Capa

Pisos permeáveis contra enchentes e inundações

As enchentes e alagamentos, que comumente sucedem as chuvas intensas do verão nos grandes centros urbanos são causadas, principalmente pela impermeabilização do solo e a insuficiência das vias de escoamento da água. Para evitar esses transtornos, uma das medidas a serem adotadas é a utilização de pisos drenantes, que permitem a vazão e absorção da água pelo solo, de forma a serem drenada para reservatórios ou escoada para o lençol freático. Essa tem sido uma solução cada vez mais buscada pelos construtores para minimizar os impactos das chuvas.

A Basf desenvolveu e oferece ao mercado duas opções de pisos drenantes, que podem ser usados na construção de calçadas, estacionamentos e outras áreas, permitem o escoamento imediato da água como em uma peneira. São elas o Elastopave e o Concreto Permeável.

A grande diferença em relação às alternativas existentes no mercado, como os pisos intertravados, é que o concreto Permeável e o Elastopave são uniformes e estáveis, sem juntas ou vãos. Além da melhor estética, os modelos favorecem a acessibilidade de cadeiras de rodas e têm resistência mecânica. Por isso, nas áreas urbanas esses pisos seriam fortes aliados contra enchentes. Nas indústrias, resolveriam o problema da área de drenagem, que é uma exigência técnica.

Outro benefício é a possibilidade de reaproveitamento da água. Nesse caso, o piso deve ser construído com um sistema de filtros, de pedras e cascalhos, instalados sobre uma manta impermeabilizante. A água é recolhida por tubulações e levada a um reservatório para reutilização. São duas caixas que, juntas, armazenam cerca de 10 mil litros de água pra serem usadas na limpeza da área externa e na rega dos jardins. Também há a possibilidade de permitir que a água vá para o lençol freático”, explica Flávia Tozatto, gerente de Sustentabilidade da Basf.

Principais características:

• Elastopave: composto de poliuretano misturado a pedras ou cascalhos, funciona como uma supercola, formando superfícies resistentes e drenantes que impedem o empoçamento da água. Pode ser usado como pavimento drenante ao redor de prédios e nas calçadas. Por ser um agregador, ele pode ser feito nas mais diferentes cores e materiais, como pedras, vidros e cascalhos por exemplo.

• Concreto Permeável: concreto com alto índice de vazios, preparado com pouca ou nenhuma areia, que permite a passagem de grandes quantidades de água. Tem maior resistência mecânica e acabamento rústico, sendo ideal para áreas de grande circulação, como estacionamentos. Este tipo de concreto tem baixo consumo de água e de areia em sua fabricação.