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10 de abril de 2014
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Aeroportos

No pior e no melhor dos mundos

O Aeroporto de Curitiba (PR) é o melhor do Brasil e o de Cuiabá (MT), o pior. Isso foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) junto a 19,8 mil usuários do sistema nacional de aviação civil, de abril a junho do ano passado. O resultado da enquete faz parte do Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos divulgado pela Infraero em janeiro deste ano. Dos terminais avaliados, seis ficaram acima e nove abaixo da média, que foi de 3,79, para os serviços prestados nos 15 maiores aeroportos do Brasil.

Os entrevistados atribuíram notas de 1 a 5 para itens como preços dos serviços, disponibilidade de carrinhos para bagagem, tempo de espera nas filas, cordialidade e eficiência do atendimento, limpeza, informação de voo e restituição de bagagem. Com base em todos os resultados, a SAC calculou a média de cada terminal.

O aeroporto de Curitiba (PR) recebeu nota média de 4,21. Em segundo lugar está o Santos Dumont (RJ), com 4,08 e em terceiro o de Natal (RN), com nota 4,03. O pior resultado foi obtido pelo aeroporto de Cuiabá (MT), com nota 3,43. Em 14º está o de Manaus (AM) com 3,44 e em 13º o de Guarulhos (SP), que recebeu nota média 3,56.

Na pergunta sobre a satisfação geral, o melhor índice foi obtido pelo aeroporto de Natal, que ficou com 4,36. Em segundo lugar estão Viracopos (SP) e Congonhas (SP) com 4,13. A pior avaliação ficou, também, com o aeroporto de Cuiabá, avaliado com 3,39 no item satisfação geral.

Nos resultados gerais, atendimento e cordialidade dos funcionários no check-in e na inspeção de segurança receberam a melhor avaliação. Os preços em restaurantes, instalações para alimentação e estabelecimentos comerciais dos aeroportos foram os itens que apareceram com maior insatisfação.

Conforme a Secretaria da Aviação Civil, com os dados coletados, a SAC passa a exigir que cada aeroporto apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho nos pontos que são alvo de mais críticas por parte dos passageiros. "Com os dados coletados dos usuários, nós passamos a exigir de cada aeroporto que apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho exatamente naquilo que o cliente está reclamando", explica o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco. "Nossa missão é atualizar a parâmetros do século 21 o funcionamento da aviação civil brasileira, construída em meados do século


O Aeroporto de Curitiba (PR) é o melhor do Brasil e o de Cuiabá (MT), o pior. Isso foi o que apontou uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) junto a 19,8 mil usuários do sistema nacional de aviação civil, de abril a junho do ano passado. O resultado da enquete faz parte do Relatório Geral dos Indicadores de Desempenho Operacional em Aeroportos divulgado pela Infraero em janeiro deste ano. Dos terminais avaliados, seis ficaram acima e nove abaixo da média, que foi de 3,79, para os serviços prestados nos 15 maiores aeroportos do Brasil.

Os entrevistados atribuíram notas de 1 a 5 para itens como preços dos serviços, disponibilidade de carrinhos para bagagem, tempo de espera nas filas, cordialidade e eficiência do atendimento, limpeza, informação de voo e restituição de bagagem. Com base em todos os resultados, a SAC calculou a média de cada terminal.

O aeroporto de Curitiba (PR) recebeu nota média de 4,21. Em segundo lugar está o Santos Dumont (RJ), com 4,08 e em terceiro o de Natal (RN), com nota 4,03. O pior resultado foi obtido pelo aeroporto de Cuiabá (MT), com nota 3,43. Em 14º está o de Manaus (AM) com 3,44 e em 13º o de Guarulhos (SP), que recebeu nota média 3,56.

Na pergunta sobre a satisfação geral, o melhor índice foi obtido pelo aeroporto de Natal, que ficou com 4,36. Em segundo lugar estão Viracopos (SP) e Congonhas (SP) com 4,13. A pior avaliação ficou, também, com o aeroporto de Cuiabá, avaliado com 3,39 no item satisfação geral.

Nos resultados gerais, atendimento e cordialidade dos funcionários no check-in e na inspeção de segurança receberam a melhor avaliação. Os preços em restaurantes, instalações para alimentação e estabelecimentos comerciais dos aeroportos foram os itens que apareceram com maior insatisfação.

Conforme a Secretaria da Aviação Civil, com os dados coletados, a SAC passa a exigir que cada aeroporto apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho nos pontos que são alvo de mais críticas por parte dos passageiros. "Com os dados coletados dos usuários, nós passamos a exigir de cada aeroporto que apresente um plano de gestão para melhorar o desempenho exatamente naquilo que o cliente está reclamando", explica o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco. "Nossa missão é atualizar a parâmetros do século 21 o funcionamento da aviação civil brasileira, construída em meados do século passado", completou.

A pesquisa foi feita nos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Natal (RN), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), Cuiabá (MT), Confins (MG), Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos (SP), Curitiba (PR), Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ) e Porto Alegre (RS).