FECHAR
FECHAR
26 de fevereiro de 2014
Voltar
Prêmio ABCIC

Luxo, inovação tecnológica e compromisso ambiental

Resultado de investimentos de aproximadamente R$ 600 milhões, o RioMar Shopping foi construído em uma área total de 202.710 m², abrigando 476 lojas, das quais 18 âncoras e sete megalojas; 11 restaurantes; praças de alimentação; 14 salas de cinema; teatro com cerca de 500 lugares e estacionamento com 6.050 vagas. O empreendimento inclui a construção de três torres empresariais, em área adjunta de 42.147 m², com 1.900 vagas de estacionamento. "O RioMar Shopping é a realização de um grande sonho de dotar o Recife de um dos maiores e mais modernos centros de compra do País", orgulha-se o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.

Situado em local privilegiado, às margens do encontro entre o rio e o mar, na Bacia do Pina, o shopping tem projeto arquitetônico inovador e sofisticado, com corredores amplos, de fácil circulação e iluminação natural. É o primeiro shopping da América Latina a receber a Certificação de Construção Sustentável – Aqua (Alta Qualidade Ambiental), no processo de Construção Nova, graças à adoção de uma série de recursos que permitiram que o empreendimento atingisse o nível de excelência em oito categorias.

A certificação concedida pela Fundação Vanzolini, é reconhecida internacionalmente, provada por meio de auditorias independentes, atestando o compromisso do empreendimento com o meio ambiente, o conforto e a saúde dos que trabalham e visitam o shopping.

De acordo com o Grupo JCPM, o empreendimento foi pensado, desde o projeto, passando pela obra, até a sua operacionalização, dentro dos conceitos de redução dos impactos ambientais e racionalização dos recursos naturais, combatendo as perdas em seus processos. Um dos destaques é o sistema de refrigeração que, além de propiciar economia de água, tem um consumo energético 34,5% menor em relação a um projeto convencional.

Domos de vidro permitem o aproveitamento de 100% da iluminação natural. Nos vidros foi aplicada uma película que filtra a entrada dos raios infravermelhos e ultravioleta, e reduz a irradiação de calor no ambiente, o que  contabiliza uma redução de custos de energia em comparação ao sistema convencional em até 70%, entre as 10h e 17h.

Ainda durante as obras, na fase da demolição das instalações existentes, foi utilizado um britador para que todos os resíduos fossem britados e reutilizados na obra, no aterro e na pavimentação. Além da mitigação dos dano


Resultado de investimentos de aproximadamente R$ 600 milhões, o RioMar Shopping foi construído em uma área total de 202.710 m², abrigando 476 lojas, das quais 18 âncoras e sete megalojas; 11 restaurantes; praças de alimentação; 14 salas de cinema; teatro com cerca de 500 lugares e estacionamento com 6.050 vagas. O empreendimento inclui a construção de três torres empresariais, em área adjunta de 42.147 m², com 1.900 vagas de estacionamento. "O RioMar Shopping é a realização de um grande sonho de dotar o Recife de um dos maiores e mais modernos centros de compra do País", orgulha-se o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM.

Situado em local privilegiado, às margens do encontro entre o rio e o mar, na Bacia do Pina, o shopping tem projeto arquitetônico inovador e sofisticado, com corredores amplos, de fácil circulação e iluminação natural. É o primeiro shopping da América Latina a receber a Certificação de Construção Sustentável – Aqua (Alta Qualidade Ambiental), no processo de Construção Nova, graças à adoção de uma série de recursos que permitiram que o empreendimento atingisse o nível de excelência em oito categorias.

A certificação concedida pela Fundação Vanzolini, é reconhecida internacionalmente, provada por meio de auditorias independentes, atestando o compromisso do empreendimento com o meio ambiente, o conforto e a saúde dos que trabalham e visitam o shopping.

De acordo com o Grupo JCPM, o empreendimento foi pensado, desde o projeto, passando pela obra, até a sua operacionalização, dentro dos conceitos de redução dos impactos ambientais e racionalização dos recursos naturais, combatendo as perdas em seus processos. Um dos destaques é o sistema de refrigeração que, além de propiciar economia de água, tem um consumo energético 34,5% menor em relação a um projeto convencional.

Domos de vidro permitem o aproveitamento de 100% da iluminação natural. Nos vidros foi aplicada uma película que filtra a entrada dos raios infravermelhos e ultravioleta, e reduz a irradiação de calor no ambiente, o que  contabiliza uma redução de custos de energia em comparação ao sistema convencional em até 70%, entre as 10h e 17h.

Ainda durante as obras, na fase da demolição das instalações existentes, foi utilizado um britador para que todos os resíduos fossem britados e reutilizados na obra, no aterro e na pavimentação. Além da mitigação dos danos ambientais, houve economia de cerca de R$ 3 milhões ao se evitar que os resíduos sólidos fossem transformados em caminhões, para fora da obra, para locais de descarte. Perto de 25.000 m³ de materiais foram aproveitados, o que exigiria o emprego de mais de 2.000 caminhões para sua retirada.

A preocupação com a sustentabilidade ambiental e social foi além. Áreas de mangues foram restauradas, resultando no plantio de cerca de 2.000 mudas nativas. Acessos alternativos foram criados para não impactar o entorno. Um terreno de 13.000 m² foi doado à Prefeitura para a construção de residências para famílias que viviam em palafitas. Para formar mão de obra local foi feito, na fase de construção, convênio com o Senai e, numa segunda etapa, com o Senac, para formação de mão de obra para lojas e restaurantes.

Confira algumas das ações promovidas pelo shopping:

Monitoramento dos níveis internos de CO2 para controlar o volume de ar externo de renovação em função da ocupação do shopping;

Captação da água da chuva na cobertura do edifício, que é armazenada e filtrada para uso nos jardins;

Recolhimento da água de condensação do sistema de climatização e reutilização nas torres de resfriamento com economia de aproximadamente 25% da água consumida;

Esgoto a vácuo, que possibilita redução média de 80% no consumo de água comparado com o sistema convencional. A economia no mês deve chegar a mais de seis milhões de litros;

Integração da iluminação natural com a iluminação artificial nas áreas das coberturas envidraçadas, com fatores de controle dos raios infravermelho e ultravioleta, o que reduz a irradiação de calor para dentro do ambiente e contabiliza uma redução de custos de energia em comparação ao sistema convencional em até 70% entre 10h e 17h;

Construção de subestação de alta tensão de 69 KV, possibilitando menor queda de tensão (menor perda de energia), maior confiabilidade e menor tarifa;

Produção e consumo da refrigeração sob três patamares de temperatura, o que resulta em economia de energia elétrica na ordem de 19% (0,51 Kw/TR);

Armazenamento da energia frigorífica sob dois patamares de temperatura, evitando custos de tarifas horosazionais (sistema em que são aplicadas tarifas diferenciadas de consumo de energia elétrica e de demanda de potência de acordo com as horas de utilização do dia e dos períodos do ano) de eletricidade;

Uso do processo de vigas frias para tratamento de parcela do ar no próprio ambiente, evitando consumo de energia no transporte, reduzindo as sensações das redes de dutos e a temperatura sensitiva em 2ºC;

Utilização de materiais de construção com critérios de sustentabilidade, com conteúdo reciclado materiais regionais;

Os resíduos produzidos pelo shopping são separados e destinados adequadamente para reciclagem ou tratamento (Central de Resíduos). No total, a estimativa é de que o shopping, em funcionamento normal, deixe de enviar quase sete toneladas ao dia para os aterros sanitários;

Parceria com cooperativas de catadores do Recife permite o recolhimento de todo o lixo reciclável, gerando renda para os cooperados;

Durante o período das obras, pescadores ajudaram na limpeza do mangue e levaram essa informação para a comunidade vizinha.

O Grupo JCPM tem participação nos shoppings Recife, Tacaruna, Guararapes e Plaza, no Grande Recife; Shopping Jardins e RioMar, em Aracaju (SE); Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, na Bahia; Shoppins Villa-Lobos, em São Paulo; e Granja Vianna, na cidade de Cotia (SP.

Estima-se que o Shopping RioMar de recife deve gerar anualmente R$ 150 milhões de impostos federais, estaduais e municipais.