FECHAR
FECHAR
26 de fevereiro de 2014
Voltar
Prêmio ABCIC

Consagração da Construção Industrializada

Abcic lança anuário do setor e anuncia vencedor do Prêmio Obra do Ano de 2013: RioMar Shopping, de Recife, reúne inovação, sustentabilidade e técnicas raras no uso do pré-fabricado

Pelo terceiro ano consecutivo, em noite de gala que reuniu centenas de representantes de toda a cadeia da construção, além de notáveis do mundo da Engenharia e Arquitetura no Brasil, a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic) lançou, no dia 5 de dezembro, em são Paulo, a terceira edição do anuário do setor. A publicação aborda os principais assuntos relacionados ao compromisso da indústria do pré-fabricado do concreto e da Abcic, e traz uma retrospectiva das maiores realizações da entidade, destacando importantes temas da agenda setorial como: normalização, certificação, capacitação profissional, sustentabilidade e a questão tributária.

Nesta edição, especialmente, o anuário publica um levantamento exclusivo, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por encomenda da Abcic, que analisa os investimentos realizados pelas empresas do segmento em 2013, comparando-os com os de 2012. O estudo, intitulado Sondagem de Expectativas da Indústria de Pré-fabricados de Concreto, revelou que apenas 10% das pré-fabricadoras reduziram investimentos em 2013. As demais investiram mais ou mantiveram os índices do ano anterior.

A noite teve, ainda, um aspecto festivo, com a entrega do Prêmio Obra do Ano em Pré-Fabricados de Concreto 2013. O vencedor foi o RioMar Shopping, situado no município de Recife, em Pernambuco. A obra foi contratada pelo Grupo JCPM e contou com o projeto arquitetônico de André Sá e Francisco Mota, com projeto estrutural de Sérgio Osório e Alessandra Silveira. A T&A Pré-Fabricados foi responsável pelo fornecimento da estrutura de pré-fabricados.

Além do vencedor do prêmio, a Abcic conferiu, durante solenidade, menção honrosa a outros três empreendimentos que se destacaram no uso de estruturas pré-fabricadas de concreto e pela singularidade que estas estruturas proporcionaram a esses empreendimentos.

Foram eles o Shopping Contagem, em Contagem (MG), cujas estruturas foram fornecidas pela Premo e pela Precon; um datacenter em Mogi Mirim, no interior de São Paulo, com fornecimento da CPI e Stamp; e o Hotel Linx International Airport Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro (RJ), obra que teve as estruturas produzidas pela Cassol, com painéis da Stamp.

O RioMar, maior shopping center na Região Nordeste, com 295 mil m² de área construída, foi executado com pré-fabricados de concreto. Para a sua construção, foram empregados 21.500 m³ de concreto pré-fabricado, distribuídos em 3.480 vigas, algumas delas chegando a 20 metros de comprimento, além de 12.800 lajes alveolares, e 1.117 pilares de até 35 metros de altura. A estrutura foi erguida em tempo recorde: 14 meses. O empreendimento foi o primeiro shopping do Brasil a receber, nas fases de concepção e projeto, a Certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), concedida pela Fundação Vanzolini.