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Revista GC - Ed.101 - Nov/Dez 2022
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ESPECIAL RODOVIAS

Levantamento de obras em rodovias

Atualmente, a malha rodoviária pavimentada sob o regime de concessão é de cerca de 11% do total, enquanto a extensão sob a administração pública chega a aproximadamente 89% da malha
Por Redação

O Plano CNT de Transporte e Logística 2018 estima que seja necessário um investimento no valor de R$ 496,1 bilhões em 981 projetos para a expansão e melhoria da infraestrutura rodoviária brasileira, incluindo intervenções de construção, pavimentação, duplicação, recuperação e demais adequações. No período de 2011 a 2020, todavia, o governo federal investiu apenas 21,3% desse montante estimado no Plano.

Considerando a baixa capacidade de investimento público ao longo dos anos, uma das alternativas adotadas pelos governos tem sido a transferência da operação, manutenção e adequação da capacidade das rodovias para o setor privado, por meio de concessões rodoviárias que garantem a realização de investimentos e um nível de serviço adequado aos usuários.

Atualmente, informa a CNT, a malha rodoviária pavimentada sob o regime de concessão é de cerca de 11% do total, enquanto a extensão sob a administração pública (federal e estadual) chega a aproximadamente 89% da malha.

“Não obstante, os trechos concedidos têm apresentado continuamente resultados melhores na avaliação da Pesquisa CNT de Rodovias, o que comprova a efetividade de se investir na manutenção e na adequação da capacidade das vias”, aponta a entidade do transporte.

Neste 12º levantamento, a Revista Grandes Construções mais uma vez traz uma sondagem dos investimentos e obras realizadas via concessões nos últimos anos em diferentes regiões e rodovias do país, destacando os esforços para melhoria da malha em um contexto de dificuldades ocasionado pela pandemia, seriamente agravado pelo baixo afluxo de aportes públicos e, ainda, pela queda continuada dos investimentos das próprias concessionárias desde 2013, em contraste com o constante aumento do fluxo de veículos observado no período.

Os dados são


O Plano CNT de Transporte e Logística 2018 estima que seja necessário um investimento no valor de R$ 496,1 bilhões em 981 projetos para a expansão e melhoria da infraestrutura rodoviária brasileira, incluindo intervenções de construção, pavimentação, duplicação, recuperação e demais adequações. No período de 2011 a 2020, todavia, o governo federal investiu apenas 21,3% desse montante estimado no Plano.

Considerando a baixa capacidade de investimento público ao longo dos anos, uma das alternativas adotadas pelos governos tem sido a transferência da operação, manutenção e adequação da capacidade das rodovias para o setor privado, por meio de concessões rodoviárias que garantem a realização de investimentos e um nível de serviço adequado aos usuários.

Atualmente, informa a CNT, a malha rodoviária pavimentada sob o regime de concessão é de cerca de 11% do total, enquanto a extensão sob a administração pública (federal e estadual) chega a aproximadamente 89% da malha.

“Não obstante, os trechos concedidos têm apresentado continuamente resultados melhores na avaliação da Pesquisa CNT de Rodovias, o que comprova a efetividade de se investir na manutenção e na adequação da capacidade das vias”, aponta a entidade do transporte.

Neste 12º levantamento, a Revista Grandes Construções mais uma vez traz uma sondagem dos investimentos e obras realizadas via concessões nos últimos anos em diferentes regiões e rodovias do país, destacando os esforços para melhoria da malha em um contexto de dificuldades ocasionado pela pandemia, seriamente agravado pelo baixo afluxo de aportes públicos e, ainda, pela queda continuada dos investimentos das próprias concessionárias desde 2013, em contraste com o constante aumento do fluxo de veículos observado no período.

Os dados são fornecidos espontaneamente pelas concessionárias, destacando as principais obras em execução, objetivo, local, valor investido, origem e distribuição dos recursos e estágio de avanço físico, assim como fatos marcantes relacionado às operações.

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