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Revista GC - Ed.101 - Nov/Dez 2022
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ESPECIAL RODOVIAS

EcoRodovias EcoPonte

Por Redação

PRINCIPAIS OBRAS CONCLUÍDAS (2021/2022)

Construção de alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Investimento: 450 milhões

Tipo: Melhoria

Escopo: O viaduto tem 2,5 km de extensão em trecho elevado e duas faixas de rolamento

Benefício: O acesso melhorou o fluxo da Ponte na chegada ao Rio de Janeiro Cerca de 15 mil veículos passam pelo viaduto diariamente, sem precisar passar pelo início da Avenida Brasil em direção à Zona Oeste do Rio. Só podem acessar a alça os veículos que têm permissão de passar na Linha Vermelha (veículos coletivos e de passeio)

PRINCIPAIS OBRAS CONCLUÍDAS (2021/2022)

Construção de Mergulhão na praça Renascença

Local: Niterói (RJ)

Investimento: R$ 70 milhões

Tipo: Ampliação

Escopo: O equipamento de mobilidade tem 511 m de extensão, 150 m de trecho subterrâneo e três faixas de rolamento com 3,4 m de largura cada

Benefício: A passagem subterrânea tem o objetivo de desafogar o tráfego, principalmente de coletivos que vêm do Terminal João Goulart pela Avenida Feliciano Sodré em


PRINCIPAIS OBRAS CONCLUÍDAS (2021/2022)

Construção de alça de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Investimento: 450 milhões

Tipo: Melhoria

Escopo: O viaduto tem 2,5 km de extensão em trecho elevado e duas faixas de rolamento

Benefício: O acesso melhorou o fluxo da Ponte na chegada ao Rio de Janeiro Cerca de 15 mil veículos passam pelo viaduto diariamente, sem precisar passar pelo início da Avenida Brasil em direção à Zona Oeste do Rio. Só podem acessar a alça os veículos que têm permissão de passar na Linha Vermelha (veículos coletivos e de passeio)

PRINCIPAIS OBRAS CONCLUÍDAS (2021/2022)

Construção de Mergulhão na praça Renascença

Local: Niterói (RJ)

Investimento: R$ 70 milhões

Tipo: Ampliação

Escopo: O equipamento de mobilidade tem 511 m de extensão, 150 m de trecho subterrâneo e três faixas de rolamento com 3,4 m de largura cada

Benefício: A passagem subterrânea tem o objetivo de desafogar o tráfego, principalmente de coletivos que vêm do Terminal João Goulart pela Avenida Feliciano Sodré em direção à Avenida do Contorno e Alameda São Boaventura

DEMAIS OBRAS CONCLUÍDAS

Substituição da estrutura metálica de proteção do sistema de defensas Duques d'Alba

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Investimento: R$ 21 milhões

Tipo: Melhoria

Escopo: Proteção da estrutura da Ponte

Benefício: A obra previne choques de embarcações

DEMAIS OBRAS CONCLUÍDAS

Construção da Avenida Portuária

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Investimento: N/A

Tipo: Melhoria

Escopo: A via de acesso a veículos comerciais (caminhões) liga a Avenida Brasil, em Manguinhos, na Zona Norte carioca, ao portão 32 do Porto do Rio

DEMAIS OBRAS CONCLUÍDAS

Implantação de Baias Operacionais

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Investimento: R$ 10 milhões

Tipo: Melhoria

Escopo: Espaço utilizado para abrigar veículos leves ou pesados com problemas mecânicos

Benefício: A obra permitiu diminuir o tempo de atendimento às ocorrências

DEMAIS OBRAS CONCLUÍDAS

Ampliação de Praça de Pedágio

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Investimento: R$ 4 milhões

Tipo: Melhoria

Escopo: Foram implantadas duas novas cabines na estrutura

Benefício: A obra permitiu agilizar a operação da Praça de Pedágio

DEMAIS OBRAS CONCLUÍDAS

Reforço em protensão adicional das aduelas

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Investimento: R$ 737 mil

Tipo: Melhoria

Escopo: Reforço das aduelas que compõem a Ponte Rio-Niterói

Melhoria: Proteção da estrutura

FATOS MARCANTES

  • A concessão foi premiada na categoria “Maior Satisfação do Usuário em Concessões” pela eficácia de atendimentos médicos e mecânicos realizados na Ponte Rio-Niterói, além da prestação de serviço em diversos meios de comunicação, com informações sobre o tráfego em tempo real e orientações sobre segurança viária
  • Desde 2015, quando a concessionária assumiu a administração da Ponte Rio-Niterói, até 2021, foram realizados mais de 413,1 mil atendimentos, sendo 216,8 socorros médicos e mecânicos aos usuários que trafegam na rodovia. Os demais 196,3 mil se referem a serviços prestados por canais de comunicação, como 0800 e ouvidoria
  • 2ª edição do Prêmio Rodovias + Brasil, organizado pela Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) para reconhecer ações de destaque promovidas por empresas e órgãos públicos em rodovias

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