15 de outubro de 2016
Voltar
Entrevista

Dinheiro para crescer e investir em inovação e tecnologia

Entrevista com Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Agência de Desenvolvimento Paulista – Desenvolve SP.

No mundo moderno, as novas tecnologias desempenham cada vez mais um papel fundamental na capacidade das empresas otimizarem seus recursos e se tornarem competitivas. As inovações, tanto no que diz respeito aos modelos de gestão quanto à produção propriamente dita, oferecem infinitas possibilidades de crescimento, mudando profundamente o cenário dos negócios e gerando novas oportunidades e novos desafios.

Nesse cenário, as grandes empresas apostam partes importantes de suas receitas na inovação e, principalmente, em análises prospectivas de negócio, já que existe uma grande instabilidade apresentada pelo ambiente externo. Mas, o que fazem as pequenas e médias empresas, que não contam com recursos de sobra para investir em inovação e tecnologia?

Um dos caminhos percorridos por essas empresas é a Desenvolve SP –Agência de Desenvolvimento Paulista, entidade de fomento especializada em projetos de investimento para ampliar e modernizar empresas e impulsionar o desenvolvimento do Estado, com crédito de longo prazo e taxas mínimas em relação ao mercado.

Nesta edição, Grandes Construções entrevista Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP, que tem se destacado também pelo apoio às startups, através do financiamento ou pela aquisição de participação societária na empresa e às Parcerias Público-Privadas (PPPs), em programas de privatização da infraestrutura.

Milton Luiz de Melo Santos fala das diretrizes da Agência e do volume de recursos disponíveis tanto para as empresas quanto para as prefeituras e os órgãos da administração direta e indireta dos municípios. “A finalidade de nossos recursos é bem clara: financiar projetos que melhorem o desempenho do negócio e se revertam em benefícios para a sociedade, como aumento de produtividade, inovação, emprego e renda”, sintetiza Milton Luiz de Melo Santos.

Revista Grandes Construções – Quais os objetivos da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista?

Milton Luiz de Melo Santos – O objetivo da Desenvolve SP é financiar o crescimento planejado das pequenas e médias empresas e municípios, a fim de promover o fortalecimento da economia paulista e colaborar para a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento de todas as regiões do Estado. Para isso, trabalhamos com linhas de crédito sustentáveis, que aliam baixas taxas de juros e longos prazos para pagamento, como forma de incentivar, sobretudo, o investimento em formação bruta de capital fixo para que as pequenas e médias empresas possam ampliar sua capacidade produtiva, condição fundamental para o fortalecimento da economia do país. No lado do setor público, também com condições diferenciadas, financiamos investimentos municipais necessários à infraestrutura das cidades paulistas.