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26 de agosto de 2013
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Momento Construction

As maiores do setor mostram suas armas

AuraBrasil: foco em equipamentos de elevação

O rental de equipamentos de construção dobrou sua participação no mercado nacional, nos últimos dez anos, passando de 15% para 30%. E a tendência é de continuidade de crescimento, nos próximos anos, como resultado dos inúmeros benefícios que a locação proporciona em termos de ganhos produtividade, eficiência e excelência operacional e redução de custos para as empresas que atuam no setor.

Dentro das várias linhas de equipamentos para construção, uma em especial desponta com índice de crescimento vigoroso e constante. Trata-se do subsegmento dos equipamentos para elevação, que durante a Construction Expo 2013 esteve representado pela AuraBrasil Máquinas e Equipamentos. A empresa, integrante do Grupo LM, apresentou em seu estande na feira não somente uma ampla linha de equipamentos, mas uma estratégia de atuação focada na oferta de soluções completas, diferenciadas e personalizadas, tendo como principal diferencial o atendimento no pós-venda.

De acordo com Aguinaldo Garcia, diretor de Desenvolvimento de Negócios da AuraBrasil, o mercado de rental de plataformas aéreas tem crescido em média 30% ao ano no Brasil, desde 2008, e há ainda um déficit muito grande nesse mercado. “Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% de todas as máquinas produzidas são absorvidas pelo mercado de rental. Os 50% restantes são adquiridas pelo consumidor final. No Brasil, as construtoras e demais usuários, em sua maioria, ainda costumam comprar suas máquinas. Mas isso está mudando. Verificamos uma mudança nesse cenário, com perspectiva de crescimento muito favorável”.

Garcia conta que a empresa conta hoje com uma frota de 450 equipamentos, fabricados pela JLG e Terex, resultado de um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões, e que a média de crescimento dessa frota é de 20% ao mês. São, em sua maior parte, equipamentos de grande porte, muito novos – com no máximo 12 meses de uso, que são locados através de contratos de longo prazo. A empresa atua fortemente em quatro segmentos: construção, mineração, indústria e eventos.

Mas o diretor ressalta que o grande diferencial de atuação da AuraBrasil é o pós-venda. “Para a empresa, pós-venda não é custo e, sim, investimento. Hoje, a aposta da AuraBrasil é disponibilizar o maior tempo possível no atendimento ao cliente. Nem sempre esse cliente sabe exatamente do que precisa. Então


O rental de equipamentos de construção dobrou sua participação no mercado nacional, nos últimos dez anos, passando de 15% para 30%. E a tendência é de continuidade de crescimento, nos próximos anos, como resultado dos inúmeros benefícios que a locação proporciona em termos de ganhos produtividade, eficiência e excelência operacional e redução de custos para as empresas que atuam no setor.

Dentro das várias linhas de equipamentos para construção, uma em especial desponta com índice de crescimento vigoroso e constante. Trata-se do subsegmento dos equipamentos para elevação, que durante a Construction Expo 2013 esteve representado pela AuraBrasil Máquinas e Equipamentos. A empresa, integrante do Grupo LM, apresentou em seu estande na feira não somente uma ampla linha de equipamentos, mas uma estratégia de atuação focada na oferta de soluções completas, diferenciadas e personalizadas, tendo como principal diferencial o atendimento no pós-venda.

De acordo com Aguinaldo Garcia, diretor de Desenvolvimento de Negócios da AuraBrasil, o mercado de rental de plataformas aéreas tem crescido em média 30% ao ano no Brasil, desde 2008, e há ainda um déficit muito grande nesse mercado. “Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% de todas as máquinas produzidas são absorvidas pelo mercado de rental. Os 50% restantes são adquiridas pelo consumidor final. No Brasil, as construtoras e demais usuários, em sua maioria, ainda costumam comprar suas máquinas. Mas isso está mudando. Verificamos uma mudança nesse cenário, com perspectiva de crescimento muito favorável”.

Garcia conta que a empresa conta hoje com uma frota de 450 equipamentos, fabricados pela JLG e Terex, resultado de um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões, e que a média de crescimento dessa frota é de 20% ao mês. São, em sua maior parte, equipamentos de grande porte, muito novos – com no máximo 12 meses de uso, que são locados através de contratos de longo prazo. A empresa atua fortemente em quatro segmentos: construção, mineração, indústria e eventos.

Mas o diretor ressalta que o grande diferencial de atuação da AuraBrasil é o pós-venda. “Para a empresa, pós-venda não é custo e, sim, investimento. Hoje, a aposta da AuraBrasil é disponibilizar o maior tempo possível no atendimento ao cliente. Nem sempre esse cliente sabe exatamente do que precisa. Então, nós disponibilizamos uma consultoria de forma a oferecer a máquina mais adequada às suas necessidades. Mesmo que isso signifique alugar uma máquina mais barata, porém mais adequada àquela demanda. Temos uma equipe técnica altamente capacitada, qualificada pelos fabricantes, voltada para oferecer um tempo de resposta, numa eventual quebra de um equipamento, de até seis horas”, assegura Garcia.

A empresa tem atuação em todo o território nacional, com filiais em várias capitais, mas atua, também, naquilo que o executivo chama de operação satélite: se há uma demanda em Imperatriz (MA), a AuraBrasil manda uma equipe para lá, com uma série de equipamentos, para atuar de forma localizada naquela obra, pelo período que for necessário.

Além da matriz em Salvador (BA) e atuação em todo o estado, a AuraBrasil já conta com várias filiais em São Luís (MA), de onde atua nas cidades de Parauapebas (PA) e Imperatriz (MA). No Nordeste, além da matriz baiana, a empresa tem Filial em Pernambuco, cuja atuação chega à Paraíba, Ceará e Alagoas. Já na região Sudeste, a partir da sede em São Paulo, a empresa atua em todo o estado, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Para o segundo semestre deste ano, a expectativa da AuraBrasil é alcançar uma taxa de crescimento de 10% a 15% ao mês. A meta da empresa é chegar ao ano de 2015 com uma frota de 1.500 equipamentos, ocupando posição de destaque no mercado de rental do País.

Veja a seguir o que apresentaram outros importantes players desse cenário:

Loctrator: soluções para locação e terraplanagem

Com mais de 15 anos de experiência no setor de locação e terceirização de máquinas e equipamentos, a Loctrator - Locação e Terraplanagem divulgou durante a Construction Expo as vantagens do rental para o segmento. Coligada às empresas LocRental Locação de Equipamentos e West Locação de Equipamentos, a Loctrator foca sua operação no aprimoramento tecnológico da sua frota, com permanente pesquisa e acompanhamento de novas tecnologias e lançamentos de máquinas e equipamentos para terraplanagem e construção civil. Com isso, a empresa afirma que oferece aos clientes equipamentos de última geração.

A Loctrator atua em vários estados brasileiros, nos segmentos de reformas, terraplanagem, saneamento básico, aterro sanitário, desassoreamento e demais obras de infraestrutura.

Grupo Convicta: locação de caminhão com a Beton Bomba

O Grupo Convicta lançou, durante a Construction Expo, a opção de locação da Beton Bomba (caminhão betoneira com bomba de concreto acoplada). Trata-se de um equipamento ideal para pequenas obras que demandam pequenos volumes de concreto; para fábricas de pré-moldados; obras de casas populares; de pequenas lajes, etc.

Produzido com materiais e tecnologia voltados para a redução do peso total, o equipamento é versátil, tendo sido concebido dentro do conceito “dois em um”: ele permite transportar e misturar concreto, e ainda faz seu bombeamento diretamente ao local de aplicação, o que elimina a utilização de um equipamento individual de bombeio. O Beton Bomba tem vocação para aplicações em obras nos centros urbanos e em espaços reduzidos, onde se necessita grande mobilidade, flexibilidade e agilidade.

O Grupo Convicta também ofereceu, durante a Construction, a opção da terceirização e automação de centrais de concreto, que proporciona redução no desperdício de matéria-prima, maior controle nas operações e aumento da produção.

Locar: equipamentos de grande porte para obras de infraestrutura

Em um estande de 352 m2, a Locar Guindastes e Transportes Intermodais apresentou equipamentos e expertise para as obras de infraestrutura de grande porte. A empresa exibiu ampla frota de guindastes, gruas, manipuladores telescópicos e plataformas aéreas, disponíveis para locação, e divulgou seu know how em transportes especiais e remoções de cargas indivisíveis.

No primeiro semestre de 2013, a Locar realizou investimentos de R$ 150 milhões em equipamentos e não descarta a possibilidade de aumentar esse número.

Sotreq mostra os benefícios da Rental Store

Além de ser reconhecido como um dos maiores revendedores de produtos, serviços e sistemas Caterpillar no mundo, a Sotreq atua no Brasil com a Rental Store, uma área exclusiva para aluguéis de equipamentos Caterpillar novos e seminovos, além de equipamentos da Genie e JLG. Todos os equipamentos possuem manutenção preventiva e corretiva.

Além das vantagens da locação desses equipamentos, durante a Construction Expo 2013 a Sotreq divulgou seu centro de treinamentos de operadores, os seminários que realiza de IP de peças, equipamentos com tecnologia de ponta, acompanhamentos remotos e presenciais e suporte ao produto e assistência mecânica. Com os treinamentos dos operadores de máquinas, a Sotreq assegura  melhor performance dos equipamentos e mais produtividade. Outro foco da empresa foi no suporte ao produto e na assistência mecânica, que conferem vida útil mais longa aos equipamentos, com menos probabilidade de quebra de máquinas e troca de peças.

Escad: experiência e qualificação de mão de obra como diferenciais

Há mais de 35 anos no mercado, a Escad fornece mais de 500 opções de equipamentos, além de projetos de investimentos específicos para cada obra. Com filiais em diversas regiões do Brasil, a empresa conta com uma estrutura que permite alugar máquinas por diferentes períodos, que variam de 1 a 365 dias. Além disso, oferece equipamento reserva para seus clientes, em casos de avaria. Tudo isso assegurando ganhos de produtividade, eficiência e excelência operacional e redução de custos.

Foi com essa experiência que a empresa participou da Construction Expo 2013, destacando os investimentos que realiza na qualificação de seus profissionais em todos os níveis, desde a parte mecânica, operacional, logística até a gerencial.

A linha de produtos da empresa é composta por escavadeiras, tratores de lâmina e agrícola, pás-carregadeiras, motoniveladoras, bombas de concreto, acessórios hidráulicos para executar trabalhos de escavação, compactação, nivelamento, carregamento, concretagem, transporte, entre outras operações.

Luna: rental de equipamentos para transporte de cargas indivisíveis

A Luna Locações e Transportes foi criada em 2005 para transportar equipamentos de terraplanagem, pavimentação e industriais. Sua especialidade é o transporte de cargas de até 33 toneladas, trabalhando com “cavalos toco” e “trucados”, carretas retas e rebaixadas, além de caminhões com plataforma hidráulica. Essa experiência, focada no transporte de cargas indivisíveis, máquinas e equipamentos de terraplanagem, pavimentação, demolição e máquinas industriais, foi o que a Luna destacou em seu estande na Construction Expo.

Para José Antonio Spinassé, presidente da companhia, o Brasil tem um horizonte promissor de crescimento, “mas a nossa política está travando a iniciativa privada”. Ele defendeu a adoção de medidas a curto prazo e atitudes de trabalho, sem muito discurso, para remover os obstáculos do setor.

Machbert apresenta linhas de rompedores, autobetoneiras e manipulares telescópicos

A Machbert Equipamentos e Serviços apresentou ao público da Construction Expo a opção de rental para sua linha de produtos, integrada por Telehandlers, Rompedores (Linha Leve, Média e Pesada), Caçambas Britadoras, Autobetoneiras e Braços Hidráulicos. São equipamentos de alta tecnologia para os mais variados segmentos de mercado.

“Introduzimos, há mais de 20 anos, o primeiro rompedor hidráulico Montabert no País e, de lá para cá, sempre trouxemos novos acessórios hidráulicos de escavadeira, caso da primeira tesoura no Brasil para demolição, primeira tesoura para corte de sucata, primeira perfuratriz hidráulica como acessório de escavadeira, primeira caçamba britadora, entre outras”, afirma José Alberto Moreira, diretor geral da Machbert Equipamentos e Serviços.

Transreta é parceira do Porto Maravilha

A Transreta, uma das empresas líderes no segmento de locação de equipamentos para a construção pesada e movimentação de cargas especiais, com forte atuação no mercado do Rio de Janeiro, participou da Construction Expo como fornecedora do projeto do Porto Maravilha, que teve um salão temático dedicado. No seu espaço, a empresa divulgou a opção do rental de guindastes de grande porte, de fabricantes como a Terex, Liebherr e Manitowoc. O destaque da sua frota é para  o guindaste sobre pneus, computadorizado, Liebherr LTM-1500, para até 500 toneladas.

A empresa também apresentou seu portfólio de gruas e plataformas elevatórias, para obras de pequeno, médio e grande portes.

Mas a estratégia da Transreta não se limita à apresentação da sua frota a aquisição de máquinas e equipamentos. A empresa destacou a oferta ao mercado de soluções completas, integrais, para cada projeto, desde o planejamento, definição da frota necessária, elaboração de plano de rigging, locação das máquinas e assistência 24 horas por dia.

Além das obras do Porto Maravilha, a Transreta está presente na construção do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, na manutenção da Refinaria Duque de Caxias, na duplicação da BR-101 (Rio Bonito), entre muitos outros empreendimentos, atendendo a clientes como a Petrobras, Eletrobrás Eletronuclear, Odebrecht Engenharia e Construção, Camargo Corrêa, CSN, Gerdau, OAS, Braskem e Andrade Gutierrez.