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26 de agosto de 2013
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Momento Construction

As maiores do setor mostram suas armas

AuraBrasil: foco em equipamentos de elevação

O rental de equipamentos de construção dobrou sua participação no mercado nacional, nos últimos dez anos, passando de 15% para 30%. E a tendência é de continuidade de crescimento, nos próximos anos, como resultado dos inúmeros benefícios que a locação proporciona em termos de ganhos produtividade, eficiência e excelência operacional e redução de custos para as empresas que atuam no setor.

Dentro das várias linhas de equipamentos para construção, uma em especial desponta com índice de crescimento vigoroso e constante. Trata-se do subsegmento dos equipamentos para elevação, que durante a Construction Expo 2013 esteve representado pela AuraBrasil Máquinas e Equipamentos. A empresa, integrante do Grupo LM, apresentou em seu estande na feira não somente uma ampla linha de equipamentos, mas uma estratégia de atuação focada na oferta de soluções completas, diferenciadas e personalizadas, tendo como principal diferencial o atendimento no pós-venda.

De acordo com Aguinaldo Garcia, diretor de Desenvolvimento de Negócios da AuraBrasil, o mercado de rental de plataformas aéreas tem crescido em média 30% ao ano no Brasil, desde 2008, e há ainda um déficit muito grande nesse mercado. “Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% de todas as máquinas produzidas são absorvidas pelo mercado de rental. Os 50% restantes são adquiridas pelo consumidor final. No Brasil, as construtoras e demais usuários, em sua maioria, ainda costumam comprar suas máquinas. Mas isso está mudando. Verificamos uma mudança nesse cenário, com perspectiva de crescimento muito favorável”.

Garcia conta que a empresa conta hoje com uma frota de 450 equipamentos, fabricados pela JLG e Terex, resultado de um investimento de aproximadamente R$ 80 milhões, e que a média de crescimento dessa frota é de 20% ao mês. São, em sua maior parte, equipamentos de grande porte, muito novos – com no máximo 12 meses de uso, que são locados através de contratos de longo prazo. A empresa atua fortemente em quatro segmentos: construção, mineração, indústria e eventos.

Mas o diretor ressalta que o grande diferencial de atuação da AuraBrasil é o pós-venda. “Para a empresa, pós-venda não é custo e, sim, investimento. Hoje, a aposta da AuraBrasil é disponibilizar o maior tempo possível no atendimento ao cliente. Nem sempre esse cliente sabe exatamente do que precisa. Então, nós disponibilizamos uma consultoria de forma a oferecer a máquina mais adequada às suas necessidades. Mesmo que isso signifique alugar uma máquina mais barata, porém mais adequada àquela demanda. Temos uma equipe técnica altamente capacitada, qualificada pelos fabricantes, voltada para oferecer um tempo de resposta, numa eventual quebra de um equipamento, de até seis horas”, assegura Garcia.