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Revista GC - Ed.101 - Nov/Dez 2022
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ESPECIAL RODOVIAS

Arteris Litoral Sul

Por Redação

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2021/2022)

3ª faixa norte da Grande Florianópolis (BR-101/SC)

Local: Palhoça e São José (SC)

Investimento: R$ 53,2 milhões

Tipo: Ampliação

Escopo: implantação ampliação da rodovia em trecho com 15,6 km de extensão, do km 216 ao 200,4

Benefícios: As alças foram projetadas para garantir a execução de manobras seguras de aceleração e desaceleração

  • A nova terceira faixa foi mais um investimento da concessionária para melhoria da mobilidade da região – e a liberação ao trânsito ocorreu dois meses antes do prazo contratual para conclusão. A obra trouxe melhorias importantes para segurança viária e redução no tempo de viagem
  • Inaugurada em 17 de dezembro de 2021, a obra mobilizou cerca de 200 colaboradores ao longo das atividades de pavimentação, sinalização, instalação de barreiras de proteção e readequação de 23 acessos – para fluxo entre a rodovia e a via marginal
  • Outro ponto de destaque foi a remodelação da interseção entre a BR-101/SC e a Via Expressa. O acesso foi ampliado – com implantação de quarta-faixa –, trazendo maior fluidez e segurança na ligação para capital do estado
  • Para implantação da nova 3ª faixa, também foi necessário realizar a reforma e ampliação de duas pontes ao longo do segmento. Construídas há mais de 50 anos, as pontes sobre os rios Mar

PRINCIPAL OBRA CONCLUÍDA (2021/2022)

3ª faixa norte da Grande Florianópolis (BR-101/SC)

Local: Palhoça e São José (SC)

Investimento: R$ 53,2 milhões

Tipo: Ampliação

Escopo: implantação ampliação da rodovia em trecho com 15,6 km de extensão, do km 216 ao 200,4

Benefícios: As alças foram projetadas para garantir a execução de manobras seguras de aceleração e desaceleração

  • A nova terceira faixa foi mais um investimento da concessionária para melhoria da mobilidade da região – e a liberação ao trânsito ocorreu dois meses antes do prazo contratual para conclusão. A obra trouxe melhorias importantes para segurança viária e redução no tempo de viagem
  • Inaugurada em 17 de dezembro de 2021, a obra mobilizou cerca de 200 colaboradores ao longo das atividades de pavimentação, sinalização, instalação de barreiras de proteção e readequação de 23 acessos – para fluxo entre a rodovia e a via marginal
  • Outro ponto de destaque foi a remodelação da interseção entre a BR-101/SC e a Via Expressa. O acesso foi ampliado – com implantação de quarta-faixa –, trazendo maior fluidez e segurança na ligação para capital do estado
  • Para implantação da nova 3ª faixa, também foi necessário realizar a reforma e ampliação de duas pontes ao longo do segmento. Construídas há mais de 50 anos, as pontes sobre os rios Maruim e Passa Vinte foram completamente reestruturadas e ampliadas para a nova configuração do fluxo na região

Pontes sobre o Rio Camboriú:

  • Marginal Sul – Inaugurada em 9 de junho de 2022, a obra recebeu investimento de R$ 11,6 milhões ao longo dos 17 meses de trabalho. As principais etapas de construção envolveram implantação da fundação, edificação dos blocos de apoio, construção e lançamento de vigas pré-moldadas, concretagem do tabuleiro, pavimentação, implantação dos dispositivos de proteção e sinalização
  • Com 172,7 m de comprimento por 10,4 m de largura, a ponte foi construída sobre seis apoios, sendo dois nas cabeceiras, com dois vãos de 26,5 m e outros três de 39,9 m. Um dos diferenciais foi o método utilizado para lançamento das vigas pré-moldadas, com uso de treliça lançadeira automatizada, tecnologia que dispensa o uso de guindastes, minimizando o impacto no trânsito
  • A nova ponte opera com duas faixas de rolamento e passeio compartilhado segmentado para pedestres e ciclistas. A obra interliga a via Marginal, com velocidade de 60 km/h, possibilitando a continuidade do trânsito local, interligando os bairros Vila Real e Nova Esperança
  • Marginal Norte – Liberada em 30 de junho de 2021, a obra exigiu aproximadamente 30 meses de trabalho, com cerca de R$ 19 milhões investidos, trazendo importante melhoria para mobilidade na região
  • A nova ponte tem 426 m de extensão por 10,3 m de largura – com duas faixas de rolamento e passeio compartilhado para pedestres e ciclistas. A estrutura possibilita a ligação entre duas importantes regiões da cidade (bairros Barra e Centro) por meio da Via Marginal – sem a necessidade de trânsito pela pista principal da rodovia. Com isso, há segmentação entre o trânsito local e de longa distância, trazendo melhoria para fluidez e segurança viária
  • As obras contaram com tecnologia para minimizar ao máximo as interferências no trânsito da pista principal. A concessionária utilizou uma treliça lançadeira para movimentar todas as 48 vigas pré-moldadas – com 40 m de extensão e
  • 90 t – e compor a estrutura
  • A inauguração da ponte também trouxe nova configuração para o trânsito no local. A saída 137 passou a ser a principal entrada para Balneário Camboriú no sentido norte da BR-101/SC. Por meio dela, o motorista segue pela Via Marginal, passa pela nova ponte, e prossegue pela rua lateral até o acesso para região central do município
  • O motorista que transita pela rodovia Interpraias pode seguir pela Via Marginal em direção ao Centro – transitando pela nova ponte

PRINCIPAL PROJETO PARA 2023

Contorno de Florianópolis

Local: Florianópolis (SC)

Investimento: R$ 3,7 bilhões (sendo R$ 1,9 bilhão já investidos)

Tipo: Implantação

Avanço físico: Em andamento (inauguração prevista para dezembro de 2023)

Escopo: A obra do Contorno Viário abrange 50 km de rodovia (pista dupla), quatro túneis duplos, sete pontes duplas, 20 passagens em desnível e seis trevos de interseção

Até o momento, já foram concluídos 11 km de pavimentação, quatro pontes, duas passagens inferiores, cinco passagens superiores e um trevo completo

Benefícios: Mobilizando mais de 330 equipamentos pesados e 1.600 colaboradores, o Contorno de Florianópolis é a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no país. Quando concluído, será um corredor expresso com 50 km de extensão em pista dupla, permitindo que o tráfego de longa distância do Corredor do Mercosul não precise mais cruzar áreas urbanas da região metropolitana da capital catarinense

Execução:

Neovia Engenharia, Consórcio Túneis Litoral Sul, PVK Empreendimentos e Azevedo & Travassos

PRINCIPAL OBRA EM EXECUÇÃO

Reforma e ampliação da ponte sobre o Rio Biguaçu

Local: Biguaçu (SC)

Investimento: R$ 10,6 milhões

Tipo: Ampliação

Avanço físico: Em fase final (conclusão prevista para dezembro)

Execução: Vos Obras e Serviços

DEMAIS OBRAS EM ANDAMENTO

Estabilização de encosta

Local: Guaratuba (PR)

Investimento: R$ 6 milhões

Tipo: Manutenção

Avanço físico: Em andamento(conclusão prevista para março de 2023)

Escopo: Reforço estrutural a partir da execução de 226 estacas raiz na terceira faixa da via

Execução: Litka

VALORES INVESTIDOS EM 2021/2022

Fonte: Emissão de debentures

EXPECTATIVA PARA O SETOR EM 2023

Com contrato de concessão até 2033, a concessionária pretende dar prosseguimento ao trabalho de operação 24 h das rodovias BR-376/PR, BR-116/Contorno Leste e BR-101/SC – importante rota de ligação entre Curitiba e Florianópolis

FATOS MARCANTES

  • Inauguração do novo Centro de Controle e Segurança Operacional em São José dos Pinhais (PR)
  • Com atuação 24 h, o novo CCSO está localizado no condomínio Portal do Porto, em um espaço com 12 posições para operadores. O Centro é equipado com 18 monitores de 70 polegadas e seis monitores de 80 polegadas. Juntos, formam uma tela com 38 m2 de projeção com imagens das câmeras, que monitoram 1.171 km de rodovias concedidas
  • – nas rotas de ligação entre São Paulo e Curitiba (Arteris Régis Bittencourt), Curitiba e Florianópolis (Arteris Litoral Sul) e Curitiba e Lages (Arteris Planalto Sul)
  • Ao todo, foram incluídas 202 novas câmeras na reestruturação do novo centro de controle, fazendo com que atualmente haja 742 câmeras em operação – com cobertura de aproximadamente 90% do trecho
  • A rodovia BR-101/SC foi considerada a melhor de Santa Catarina, de acordo com a Pesquisa CNT de Rodovias 2022 – com 473 km avaliados, desde o município de Garuva (SC) até a divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, em Passo de Torres (SC). De acordo com a Pesquisa, também é a 8ª melhor ligação federal do Brasil e a 22ª considerando todas as ligações (federais e estaduais). A Arteris Litoral Sul administra 244 km do segmento avaliado, entre os municípios de Garuva e Palhoça – o trecho seguinte também é concedido, sob administração da CCR ViaCosteira
  • A BR-101/SC recebeu classificação geral com conceito “bom”. Em itens específicos, recebeu classificação de “bom” para pavimento, “bom” para sinalização e “ótimo” para geometria

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