FECHAR
FECHAR
10 de abril de 2014
Voltar
Aeroportos

Aeroporto de Viracopos usa integração de tecnologia para melhorar serviços

Com um projeto de US$ 60 milhões, a Johnson Controls, uma das líderes globais em tecnologia e serviços para edifícios, vai projetar e integrar os sistemas de gestão total do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. O projeto foi elaborado pensando no fluxo esperado de passageiros para a Copa do Mundo de 2014 e faz parte do plano de renovação e expansão do aeroporto.

Esse novo projeto se soma aos outros nove contratos da Johnson Controls com aeroportos internacionais da América do Sul, incluindo sete no Brasil e ainda em El Dorado International, em Bogotá, Colômbia; e Internacional Mariscal Sucre, em Quito, no Equador. Além disso, a Johnson Controls também projetou e instalou sistemas de segurança avançados e integrados em três dos 12 estádios de futebol de todo o Brasil, que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014.

O trabalho em Viracopos começa este ano para renovar o terminal existente e construir um novo que receberá 14 milhões de passageiros por ano. Um dos aeroportos mais movimentados do Brasil, Viracopos tem potencial para se tornar um dos maiores da América do Sul. A Johnson Controls ganhou o contrato de tecnologia de US$ 60 milhões para criar um ambiente conectado resultando em um alto nível de conforto aos passageiros, segurança e comodidade, juntamente com baixos custos operacionais e de energia.

O contrato prevê a implantação de 22 sistemas distintos, incluindo gestão predial, sistemas de segurança e incêndio, infraestrutura de telecomunicação, displays com informações de voo, gerenciamento de bagagens, um sistema de gestão de recursos e um banco de dados operacional específico.

“Estes sistemas integrados vão ajudar a tornar Viracopos referência internacional", diz Marcelo Therezo, vice-presidente e gerente geral da Johnson Controls Building Efficiency no Brasil. “Os sistemas que estamos instalando aqui permitirão o que cada passageiro quer: uma experiência de aeroporto perfeita que oferece fácil acesso a informação de voo e recolhimento suave de bagagem. Tudo em um ambiente confortável, conectado e seguro.”

A abordagem da contratação de tecnologia da Johnson Controls converge sistemas individuais em uma solução de rede total que reduz os custos iniciais de construção e diminui as despesas operacionais e de utilidade em longo prazo. Também elimina duplicação de sistema e infraestrutura e, ao lidar com vários fornecedores, possibilita que a Johnson Controls seja o único contato de tecnologia para o operador do aeroporto, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos.