Assessoria de Imprensa
10/05/2023 10h52
Responsável por 27% da exportação de açúcar realizada pelo Porto de Santos, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), acaba de registrar os primeiros embarques da safra 2023 da commodity.
Por meio do sistema integrado da VLI, o açúcar captado em estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo é armazenado no Terminal Integrador de Guará, em São Paulo, de onde é levado ao Tiplam pela Ferrovia Centro-Atlântica.
Os dois primeiros navios partiram em direção à África e ao Oriente Médio, regiões que, juntamente com a Ásia, reúnem os princip
...Responsável por 27% da exportação de açúcar realizada pelo Porto de Santos, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita (Tiplam), acaba de registrar os primeiros embarques da safra 2023 da commodity.
Por meio do sistema integrado da VLI, o açúcar captado em estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo é armazenado no Terminal Integrador de Guará, em São Paulo, de onde é levado ao Tiplam pela Ferrovia Centro-Atlântica.
Os dois primeiros navios partiram em direção à África e ao Oriente Médio, regiões que, juntamente com a Ásia, reúnem os principais destinos do açúcar produzido no Brasil.
“Por meio do Tiplam e dos serviços logísticos multimodais ofertados pela VLI, conseguimos realizar a mobilidade e o embarque do açúcar de forma ágil, eficaz e segura, sempre com o objetivo de gerar valor ao negócio dos nossos clientes, contribuindo também com o avanço das exportações brasileiras”, afirma o gerente comercial de açúcar da VLI, Jandher Carvalho.
A perspectiva para a safra 2023/2024 de cana-de-açúcar é positiva, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que prevê um aumento de 4,4% em comparação com a safra 2022/2023, com a produção de 637,1 milhões de toneladas.
Os fluxos de açúcar têm início em maio e seguem até o segundo semestre, com picos de volume nos meses de junho, julho e agosto.
Para dar vazão aos carregamentos, a companhia utiliza o Corredor Logístico Centro-Sudeste da FCA.
O embarque de cargas realizado no Tiplam é uma das etapas fundamentais de uma cadeia logística de alta performance criada pela VLI no Corredor Centro-Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, uma rota de alta relevância para o escoamento de granéis agrícolas.
Os terminais integradores de Guará (açúcar) e Uberaba (grãos) recebem e encaminham para o Tiplam, através da FCA, a safra de algumas das principais regiões produtoras do país.
A capacidade do Tiplam em exportar grãos e açúcar por meio da integração entre porto e ferrovia é um de seus diferenciais.
O processo de escoamento de produtos ocorre por meio do processamento de, em média, oito composições por dia, cada uma com 84 vagões.
O sistema utilizado pela VLI nas atividades de exportação consiste no embarque simultâneo com dois carregadores (ship loaders), com produtividade de até 72 mil toneladas embarcadas por dia.
18 de dezembro 2024
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