Espaço Sobratema
Assessoria de Imprensa
14/06/2017 17h37 | Atualizada em 14/06/2017 23h56
Uma das palestras que integrou a programação da Semana das Tecnologias Integradas foi o programa VIVACIDADE, realizado em parceria pela Sobratema, Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva e WRI Brasil, tendo como tema Mobilidade Urbana Sustentável e foi ministrada por Marcos de Sousa, diretor de jornalismo do Mobilize Brasil. Uma questão muito presente no debate foi o uso das bicicletas no cenário urbano. Além de não poluentes, estima-se que uma bicicleta ocupe um décimo do espaço de uma via se comparada com um carro: “A utilização da bicicleta demanda uma reformulação do espaço urbano, que sempre foi pensado para priorizar os carros”, disse Marcos. “Nesse sentido, a grande referência no Brasil é a cidade d
...Uma das palestras que integrou a programação da Semana das Tecnologias Integradas foi o programa VIVACIDADE, realizado em parceria pela Sobratema, Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva e WRI Brasil, tendo como tema Mobilidade Urbana Sustentável e foi ministrada por Marcos de Sousa, diretor de jornalismo do Mobilize Brasil. Uma questão muito presente no debate foi o uso das bicicletas no cenário urbano. Além de não poluentes, estima-se que uma bicicleta ocupe um décimo do espaço de uma via se comparada com um carro: “A utilização da bicicleta demanda uma reformulação do espaço urbano, que sempre foi pensado para priorizar os carros”, disse Marcos. “Nesse sentido, a grande referência no Brasil é a cidade de Sorocaba (SP), que apresenta a maior proporção rua/ciclovia do país”. Outro meio de priorizar o uso das bicicletas é a chamada micrologística; posta em prática pela primeira vez em Paris, a estratégia propõe o transporte de cargas dentro de cidades por meio de bicicletas equipadas com baús.
Marcos também comentou como, ao contrário do século XX, quando o carro representava o mais moderno em termos de deslocamento urbano, o século XXI trouxe a discussão sobre como pensar sistemas de transporte público mais eficientes e ecologicamente corretos. Como exemplo, citou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que já funciona no Rio de Janeiro e Santos. Em relação ao espaço urbano, a tendência do século XXI é transformar vias de passagem em locais de lazer, diminuindo dessa maneira o fluxo de carros em determinados pontos. Tal diretriz já foi posta em prática em São Paulo, no elevado João Goulart, e também em Seul, na Coreia do Sul.
23 de maio 2019
08 de novembro 2018
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade