Assessoria de Imprensa
05/09/2024 13h41 | Atualizada em 05/09/2024 13h47
A ferrovia como modal de transporte de carga menos poluente e mais eficiente em termos energéticos, a necessidade de sua maior participação na matriz de transporte e a urgência do setor por um ambiente de negócios mais previsível, com modelagens de contratos, linhas de financiamento e incentivos mais atraentes para investidores, foram as principais temáticas do VIII Brasil nos Trilhos, realizado na terça-feira (27) em Brasília (DF).
O evento coincidiu com a comemoração dos 170 anos do sistema ferroviário brasileiro e contou com a presença de representantes do governo federal, Poder Legislativo, TCU e entidades do setor, além de espe
...A ferrovia como modal de transporte de carga menos poluente e mais eficiente em termos energéticos, a necessidade de sua maior participação na matriz de transporte e a urgência do setor por um ambiente de negócios mais previsível, com modelagens de contratos, linhas de financiamento e incentivos mais atraentes para investidores, foram as principais temáticas do VIII Brasil nos Trilhos, realizado na terça-feira (27) em Brasília (DF).
O evento coincidiu com a comemoração dos 170 anos do sistema ferroviário brasileiro e contou com a presença de representantes do governo federal, Poder Legislativo, TCU e entidades do setor, além de especialistas das concessionárias.
"O Brasil nos Trilhos é um evento muito tradicional para o ecossistema metroferroviário e é um termômetro das grandes questões debatidas pelas empresas do setor", avaliou Hermano Pinto Jr., diretor do portfólio de Infraestrutura da Informa Markets Brasil, realizadora do evento.
Com o tema "Sustentabilidade em Movimento", o encontro abordou estratégias para inserir a ferrovia na agenda de sustentabilidade brasileira e global.
Na abertura, o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, destacou que o momento é propício devido ao destaque atual do modal no governo federal.
“Criamos paradigmas que possibilitam o avanço no desenvolvimento da ferrovia”, disse. “O que falta é governança colaborativa entre todos os agentes, pois o setor precisa pensar de forma coletiva”, acrescentou.
A secretária executiva adjunta do Ministério dos Portos e Aeroportos, Gabriela Rosa, concordou com Santoro e destacou a importância da integração entre infraestruturas portuárias e ferroviárias.
“Mais de 90% dos minérios que chegam aos portos vêm por ferrovia. É necessário diversificar o tipo de carga”, observou.
“O crescimento do transporte de granéis vegetais deve ser exponencial, passando dos atuais 40%, de modo que a eficiência energética é crucial para o ecossistema. E esse processo pode ocorrer por meio da complementaridade, e não necessariamente da concorrência”, afirmou a secretária executiva.
Ainda na abertura, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, acentuou que o diálogo sobre a ferrovia está sendo resgatado pela ANTT e pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).
“Não há dúvida sobre a sustentabilidade da ferrovia, assim como a necessidade de uma regulação mais eficaz para viabilizar o crescimento de novos fluxos”, destacou.
“Esse arcabouço legal existe, mas precisa ser testado e aperfeiçoado com a colaboração de todos”, disse Vitale.
O diretor-presidente da ANTF, Davi Barreto, afirmou que as mudanças climáticas exigem alterações estruturais e o modal ferroviário é uma das soluções.
“Um aumento de apenas 1% na participação da ferrovia na matriz de transporte pode reduzir em 2 milhões de toneladas as emissões de CO2”, explicou.
“Além disso, o setor promove investimentos significativos. De 2024 a 2026, estão previstos investimentos de R$ 45 bilhões entre as associadas da ANTF, o maior ciclo de investimentos de todos os tempos”, contou o diretor, acentuando a necessidade de ajustar a regulação para garantir eficiência ao setor.
O evento também contou com painéis sobre o transporte ferroviário como solução climática para o Brasil e o mundo, financiamentos verdes para ferrovias, novas tecnologias voltadas à sustentabilidade e o papel da regulação nos incentivos à sustentabilidade do transporte.
18 de dezembro 2024
18 de dezembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade