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Valor Econômico
05/04/2013 12h05
Segundo Jean Mafra dos Reis, superintendente de infraestrutura e serviços de transporte ferroviário de cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a medida tem como objetivo evitar que as empresas ganhadoras “fujam” dos compromissos assumidos.
O “impedimento” será estendido a todos os sócios da concessão, independentemente de serem controladores do empreendimento ou não. Depois de passado o período de três anos, eles estarão autorizados a vender suas participações.
A intenção do governo federal fazer com que os investimentos nas ferrovias fiquem prontos nos primeiros cinco anos de contrato, o que exige aportes bilionários nesse período.
Ao todo, o pacote de concessões de ferrovias reúne 12 trechos
...Segundo Jean Mafra dos Reis, superintendente de infraestrutura e serviços de transporte ferroviário de cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a medida tem como objetivo evitar que as empresas ganhadoras “fujam” dos compromissos assumidos.
O “impedimento” será estendido a todos os sócios da concessão, independentemente de serem controladores do empreendimento ou não. Depois de passado o período de três anos, eles estarão autorizados a vender suas participações.
A intenção do governo federal fazer com que os investimentos nas ferrovias fiquem prontos nos primeiros cinco anos de contrato, o que exige aportes bilionários nesse período.
Ao todo, o pacote de concessões de ferrovias reúne 12 trechos, com investimento total previsto em R$ 91 bilhões. O primeiro leilão está previsto para ser realizado no segundo semestre deste ano, segundo Reis.
Segundo o planejamento do governo, o edital definitivo da licitação do trecho ferroviário entre Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA), primeiro do pacote de concessões do setor, será publicado no segundo semestre deste ano. Também nesse período deve ocorrer o leilão para o empreendimento.
De acordo o superintendente de infraestrutura da ANTT, o governo já está programando os próximos trechos ferroviários que serão leiloados.
São dois os trechos que estão na fila de prioridades do governo. Um deles é o lote Anápolis-Panorama-Dourados. Outro é o de Campinorte, em Goiás, e Lucas do Rio Verde, no Estado do Mato Grosso.
O processo licitatório desses trechos deve sair em breve, segundo informou Jean Mafra dos Reis. Segundo o superintendente de infraestrutura da ANTT, o processo licitatório das concessões de ferrovias deverá se estender até 2014.
09 de janeiro 2020
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