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Valec exige que chineses abram escritório no país

Empresa chinesa deverá fornecer 95,4 mil toneladas de trilhos para a Norte-Sul

Valor Econômico

27/01/2014 17h02 | Atualizada em 27/01/2014 19h07


A Valec mudou as regras do jogo e decidiu que a fabricante Pangang Group, companhia chinesa que venceu o leilão para fornecer 95,4 mil toneladas de trilhos para a Norte-Sul, terá que montar um escritório próprio no Brasil, caso queira permanecer à frente dos contratos que vencer.

Em novembro do ano passado, a estatal declarou como vencedor do leilão de trilhos da ferrovia o consórcio Pietc/RMC, formado pela fabricante chinesa e um microescritório localizado em Minas Gerais, o RMC Participação, que entrou na operação para viabilizar a participação dos chineses na disputa.

Criticada pelo fato de assinar um contrato de R$ 402 milhões com um escritório desconhecido, a Valec saiu em defesa da operação e informou que, de acordo

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A Valec mudou as regras do jogo e decidiu que a fabricante Pangang Group, companhia chinesa que venceu o leilão para fornecer 95,4 mil toneladas de trilhos para a Norte-Sul, terá que montar um escritório próprio no Brasil, caso queira permanecer à frente dos contratos que vencer.

Em novembro do ano passado, a estatal declarou como vencedor do leilão de trilhos da ferrovia o consórcio Pietc/RMC, formado pela fabricante chinesa e um microescritório localizado em Minas Gerais, o RMC Participação, que entrou na operação para viabilizar a participação dos chineses na disputa.

Criticada pelo fato de assinar um contrato de R$ 402 milhões com um escritório desconhecido, a Valec saiu em defesa da operação e informou que, de acordo com a documentação apresentada – a empresa RMC (representante do consórcio) respondia por 5% da parceria, enquanto 95% pertenciam à Pietc (fabricante) -, não havia irregularidades e que, “durante o procedimento licitatório não foi levantada nenhuma questão pelos órgãos de controle, considerando que já foram atendidas todas as recomendações prévias”.

Mas agora a empresa mudou de ideia e afirma que a primeira ordem de serviço para que os trilhos sejam fabricados pelos chineses só será dada “tão logo a empresa confirme a instalação de um escritório próprio de representação no Brasil, com o objetivo de estabelecer conexão direta entre o fabricante e o adquirente, informou o jornal.

 

 

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