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Uso do pavimento intertravado avança no Nordeste

Após o Estado do Ceará ter sido vanguarda no uso desta tecnologia, tendo executado mais de 300 quilômetros de vias na capital, Fortaleza, a solução está chegando à Sergipe

Assessoria de Imprensa

05/09/2025 10h42


O uso do pavimento intertravado tem ganhado espaço nas principais cidades do Nordeste.

Após o Estado do Ceará ter sido vanguarda no uso desta tecnologia, tendo executado mais de 300 quilômetros de vias na capital, Fortaleza, a solução está chegando a Sergipe.

Por lá, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SE) executará dois projetos importantes.

O primeiro é um trecho de 8,5 quilômetros entre Ponta dos Mangues/Pacatuba e Saramem/Brejo Grande na rodovia SE-100; o outro, de 6 quilômetros, localiza-se no município de Campo do Brito. Somadas, essas duas obras representam 100 mil m² de pavimento intertravado, conso

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O uso do pavimento intertravado tem ganhado espaço nas principais cidades do Nordeste.

Após o Estado do Ceará ter sido vanguarda no uso desta tecnologia, tendo executado mais de 300 quilômetros de vias na capital, Fortaleza, a solução está chegando a Sergipe.

Por lá, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/SE) executará dois projetos importantes.

O primeiro é um trecho de 8,5 quilômetros entre Ponta dos Mangues/Pacatuba e Saramem/Brejo Grande na rodovia SE-100; o outro, de 6 quilômetros, localiza-se no município de Campo do Brito. Somadas, essas duas obras representam 100 mil m² de pavimento intertravado, consolidando o uso da solução no Estado.

Além disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emurb (Empresa Municipal de Obras e Urbanização), avança com o projeto da nova Beira-Mar na revitalização da Orla de Atalaia, com a execução de 3 quilômetros e cerca de 30 mil m² de pavimento intertravado.

O empreendimento inclui calçadão modernizado, paisagismo, iluminação, espaços de lazer e acessibilidade, alinhando-se às práticas de sustentabilidade urbana.

Os pavimentos intertravados são compostos por peças pré-moldadas de concreto e constituem uma eficaz solução para uso em ruas, calçadas, calçadões e praças, sendo largamente difundidos no Brasil – tanto na construção como na reconstrução e reabilitação desse tipo de instalação urbana.

A solução tem sido cada vez mais procurada para obras de pavimentação por combinar durabilidade, facilidade de manutenção e economia. Além disso, ajuda a reduzir o calor urbano devido à coloração clara com menor absorção térmica.

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